Início » Uncategorized » A Marcha da Loucura

A Marcha da Loucura

A historiadora Barbara Tuchman  tem um livro chamado  The March of Folly,  A Marcha da Loucura, em que descreve acontecimentos e processos históricos marcantes que tiveram origem em decisões “loucas” por parte dos políticos, decisões  que acabaram por ser prejudiciais a tudo, incluindo os seus  interesses pessoais, e levaram a catástrofes.

O sub título é “De Tróia ao Vietname” e analisa uma série de casos que mostram esta marcha da loucura para a desgraça.  Na visão da historiadora, os critérios   para que se possa falar numa  “loucura política”  são 4 :

– A prossecução de uma política contrária aos interesses últimos do Estado na face de vozes discordantes .

– Provas de que a  mesma política era contra producente.

-A política  ser o produto de decisão de um grupo em vez de um indivíduo

– Tinha que haver uma alternativa clara .

Estas condições estiveram todas presentes em várias ocasiões, desde a queda de Tróia à perda da América do Norte pela Inglaterra passando pela Reforma da Igreja e às guerras que se seguiram. O livro foi escrito em 1983, provavelmente a invasão do Iraque pelos EU teria lugar de destaque numa edição actualizada.

Não tenho posição nenhuma sobre a escolha ou os méritos das diferentes abordagens dos Estados à pandemia. Para isso tinha que me informar e aprender muito sobre epidemiologia, estatística, modelos matemáticos e uma série de outras coisas necessárias  para poder dizer : “acho que se devia continuar com o confinamento até X”, “estas medidas de confinamento são inúteis” e outras do género.

Começo é a ter cada vez mais dúvidas sobre se se terá embarcado ou não numa loucura colectiva em que se verificam claramente os 4 critérios de Tuchman , e chegado ao ponto de não retorno.

 

6 thoughts on “A Marcha da Loucura

  1. 4 meses depois, e ainda a tentar compreender esta virose, ja ha estudos sereologicos, nos eua e Italia, que mostram que a Dita ja andava em propagacao comunitaria nesses paises em Janeiro. Mas o trump e seus apoiantes, incluindo fox news e sky, ja clamam por confrontos (nucleares?) Contra a China, e retiram fundos a OMS, porque…a China nao foi Clara nos primeiros dias…China onde compram mascaras testes e 90% dos medicamentos…onde compram quase tudo. Esses mesmos testes sugerem que a taxa de infectados e muitissimo superior, e logo, a taxa de mortalidade, muito inferior. Pouco pior que outras viroses das mesmas familias….milhoes de americanos responsabilizam e odeiam o bill gates, o “reptil vil”, e propagam teorias da conspiracao incluindo o 5g…mas nao acharam nada de Mal no trump sugerir USAR medicamentos desinfectantes e raios ultra violeta…

    Andaram, no “mundo Ocidental”, anos a tentar estimular o consumo de massas ( ferias incluidas) para tentar que a producao e emprego se aguentassem, e disfarcar as dividas galopantes que Esse consumo massificado implica…Tipo fuga para a frente. Agora metem um travam a fundo e querem parar a morte parando a Vida. Coisa que nao consigo entender a Luz DOS meus parcos conhecimentos da biologia. Mas esta “pausa” nao Vai criar austeridade…talvez porque nos mercados financeiros ainda esta tudo bem, apesar DOS milhoes de desempregados…

    Tudo normal…nada para ver

    Nao SEI se e o mundo que e louco, ou se a loucura e tentar entender o mundo.

    Liked by 1 person

  2. Eu desisti de tentar aprender a parte científica e médica da coisa, nem a terminologia entendo claramente nem vou passar a entender. Começo a desconfiar que o “lockdown” vai ser pior, em agregado , que deixar as coisas andar mas é impossível saber a dimensão da pandemia se não se controlassem os movimentos, é uma coisa sem solução. Está-se a refazer parte do mundo diante dos nossos olhos, e as loucuras todas seguem a sua marcha.

    Gostar

  3. Realmente isto e de loucos e nunca vamos saber o que seria melhor ou pior e tal…as culpas nem interessam muito e maioria Vai morrer solteiras. Provavelmente muitos Santos Vao pagar por pecadores etc. Como sempre.

    Mas os factos (acreditando nas estatisticas oficiais) sao que , em Portugal, 99,8 % da populacao nao esta infectada. E, DOS 0,2% infectados, ficaram doentes a precisar de tratamento cerca de 10%, e morreram com (nao necessariamente de ) 5%, a maioria com mais de 75 anos e varias outras doencas, ou seja, morriam na mesma…

    E fecharam a economia por isto. Para atrasar a taxa de infecao…para o sns nao colapsar. Quando nao se chegou a 1/3 da capacidade desse sistema. Entretanto quantos morreram por falta de consultas e intervencoes das outras doencas todas?

    E entretanto ha desemprego pobreza e fome a aumentar de forma alarmante…SEM resolucao ha vista.

    E isto e o caso do “milagre” portugues…a quem todos Dao parabens!

    Indignam se por no Brasil nao fazerem Como CA!?! Um pais onde, em circunstancias normais, morrem 60000 por ano assassinados. Onde traficantes mandam explodir esquadras de policia desde dentro da prisao. Onde centenas de milhoes vivem com o que ganharam no dia anterior…

    Mesmo que nao haja para ai o ocaso de guerras horrendas por causa disto, imagino a miseria por Esse mundo fora a conta destas politicas…nos paises do chamado terceiro mundo.

    O mundo sob o reino do panico. Onde a suecia e criticada por seguir racionalmente a ciencia…

    Se isto tudo nao e insanidade nao SEI o que Sera.

    Liked by 1 person

  4. Eu queria era conseguir desligar e focar-me só no meu dia a dia e nas minhas estratégias de sobrevivência. Já não tenho pretensão nenhuma de tentar compreender ao certo o que se passa e muito menos o que “deveria ter sido feito” . Força aí, abraço!

    Gostar

  5. Um homem nao e a ilha mesmo que viva numa ilha. Muito menos com net…ha que Falar que nao da para estar sempre a plantar batatas heehhe ja vi que tas mais para melancolias que para conversas. Tudo passa. abraco

    Liked by 1 person

    • Como diz a minha velhota, passa mas passa-nos por cima 🙂 Muitas melancolias. Estou a escrever um conto para um concurso sobre a quarentena, não consegui ignorar a possibilidade de um p´remio de mil paus. Grande abraço!

      Gostar

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s