Pelo que conheço do país, a minha aposta é que o impacto das manifestações previstas para amanhã não irá além dos alinhamentos televisivos e de alguma inconveniência no dia de alguns portugueses urbanos. Calculo que a maior parte das pessoas ache que não vale a pena ir porque dá na televisão.

Tem sido muitíssimo interessante ver o desconforto dos titulares perpétuos do Departamento Nacional de Manifestações e Protestos por verem surgir a possibilidade de as pessoas se manifestarem sem serem organizadas e lideradas por eles.

Também é curioso ver que muita gente  parte do princípio  que se as pessoas estão contra o governo de esquerda é porque são de direita, e se estão na rua isso é a direita radical. A possibilidade de haver pessoas de esquerda críticas e descontentes com o governo é ignorada.

Não tenho uma opinião muito diferente dos coletes amarelos portugueses do que tenho  dos franceses, não sou grande apoiante, e quanto à violência pior ainda. Manifestações  fazem parte do processo democrático e são um direito básico, os motins  não. Os folhetos com as exigências que circulam por aí são anedóticos, escritos por pessoas com pouca noção mas isso não impede que muitas pessoas , precisamente por não haver um “comando unificado”,  decidam ir protestar. Creio que nem o geringonço mais militante pode negar que há muitas coisas em Portugal que justificam protestos, até porque várias dessas coisas nem são responsabilidade exclusiva da geringonça mas sim do Regime.

Amanhã vamos ver muitos políticos e comentadores a explicar que a adesão ou a não adesão aos protestos valida o que eles sempre defenderam e a debitar mais uns lugares comuns sobre populismo e manipulação. Se porventura a coisa escalar  (não será por falta de acicatamento dos media) e houver violência, abrem um ângulo novo, dizendo que a violência ilustra ou a prepotência do Estado neofascista ou o perigo da subversão da ordem pública pelos extremistas.

Como a maior parte das pessoas espero um flop, quanto mais não seja porque não vejo em Portugal a pressão social que pode levar a um movimento de alguma consequência, mas isto é um palpite, até podem acontecer coisas interessantes amanhã.

 

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s