Uma moça daqui está de férias escolares e queria ir trabalhar num restaurante à noite. Os donos do restaurante são pessoas que fazem tudo direitinho e foram inscrevê-la para pagar a contribuição para a Segurança Social. Foi informada de que se fizesse esse trabalho, mesmo que em part time nas férias, perdia o direito à bolsa de estudo que tem.
Uma bolsa de estudo é incompatível com um part time nas férias, assim se criam gerações de dependentes do Estado e se sufoca a iniciativa. Por outro lado aposto tudo o que quiserem que o director geral do Departamento do Raio Que os Abrase a Todos pode legalmente e tranquilamente ter os seus negócios particulares e continuar a receber prestações, tipo ajudas de custo ou abono de família.
Exemplo do dia, o vereador do Bloco de Esquerda que em 2014 comprou um prédio à segurança social em leilão e hoje o pôs à venda por 17 vezes mais, sem no meio ter deixado de ralhar alto e bom som contra os especuladores imobiliários.
Em Portugal há dois tipos de regras e obrigações, umas para o povo, outras para os que apascentam o povo.
Discordo em pleno.
A democracia funciona em pleno. Os que elegemos para nos representar sao iguaizinhos a nos. E vice versa. Os grande e pequenos a mesma coisa…
GostarGostar
claro claro.Vai lá à CGD com rendimentos de 25k por ano e pede um crédito de meio milhão a ver o que ouves. Depois vai lá com o mesmo rendimento e dizes que é o dr X, vereador da camara de A , pelo partido B, a ver onde é que está a igualdade.
GostarGostar
Pois…
E apenas diferenca de tamanho. Poder. O feitio e o mesmo.
Os vereadores sao parte do povo…o mesmo povo com quem fazem negocios.
Os pequenos tambem roubam. Os que nao estao na politica tambem rou bam.
GostarGostar
Sim, claro que os políticos são feitos do mesmo material , têm a mesma cultura e as mesmas tendências. A questão é que têm mais acesso, mais vantagens e impunidade.Daí eu dizer que há regras para uns e outras regras para outros.
GostarGostar
pois….é a evolucao ou capitalismo ou realidade ou la o que é…o mais fortes teem tendencia a safar se mais…
É a vida.
GostarGostar
Isso não me incomoda, o que me mete um nojo profundo é a hipocrisia desta canalhada que vive a enganar as pessoas com discursos moralistas e “de causas”. Este Robles, que fazia posts a condenar os excessos do AL ao mesmo tempo que comprava um prédio com condições “para políticos” e o anunciava à venda como “ideal para AL”, como se pode ver não só no anúncio como na divisão dos espaços depois das obras, atingiu um novo mínimo numa história cheia de mínimos.
GostarGostar
Pois…é hipocrisia total. A moral praticada e a exatamente oposta a apregoada. Um classico dos moralistas em geral…
GostarGostar
Mas eu reconheço duas categorias diferentes de moralistas : o cidadão comum que diz isto e aquilo e critica e aponta e que depois não tem acções conformes e aqueles com responsabilidades de liderança, tipo políticos, dirigentes ou clérigos, que têm capacidade de orientar e devem ser exemplo. A hipocrisia nos segundos parece-me mais grave que nos primeiros.
GostarGostar