Início » Sociedade » O Último Jogo do Sporting

O Último Jogo do Sporting

Amanhã é a final da Taça de Portugal, não tenho memória de um jogo tão envolvido em drama como este. Este drama deve parecer ridículo para quem não liga ao futebol e divertido para todos os que querem a ruína do clube ou que perseguem interesses particulares e que usam o clube como um simples meio.

Pedindo desculpa aos leitores aos quais o tema compreensivelmente enoja, e pedindo-lhes que me desculpem a fraqueza, não sou capaz de deixar isto passar sem fazer (mais) alguns comentários.

  • É preciso  compreender que nenhum adepto de nenhum clube quer o bem de outro clube. Estou a falar de adepto e não de simpatizante ou curioso, e se um benfiquista ou portista me disser que quer o bem do Sporting está a ser hipócrita. Pode ser-lhe indiferente, pode não lhe querer mal, mas certamente que não lhe deseja honestamente sucesso .
  • É preciso perceber o trabalho que este presidente fez no clube. As contas são públicas e claras, com mais ou menos engenharia financeira o clube recuou da beira do precipício e CRESCEU. Isso incomoda e ameaça muita gente.
  • É preciso compreender que durante décadas o SCP foi coutada de um grupo selecto que entre herdeiros do fundador e restante círculo de pessoas de classe olhavam para aquilo como uma espécie de clube de campo, um passatempo. Um dos últimos presidentes do desastre, Soares Franco, demorou-se ontem mais tempo na televisão numa entrevista a excoriar este presidente do que costumava dedicar diariamente ao clube. Esta classe não pode nunca perdoar ter sido afastada e tudo faz e fará para voltar ao poder.
  • É preciso compreender a toxicidade e massacre de falsa informação que surgiu nesta última semana, quando o SCP está à beira de ganhar o segundo título da época, o que normalmente irrita quem não só não ganhou nada como nunca se cansou de apregoar que o SCP não ganharia nada. Para  segunda feira está prevista uma operação financeira importante, que devia ser torpedeada por todos os meios.
  • É preciso compreender que a melhor maneira de abafar notícias más é promover outras piores e não é preciso procurar muito para ver revelações sobre os adversários suficientes para levantar o caos e provocar demissões  num país mais equilibrado que o nosso.
  • É preciso ter a noção do poder dos grupos de comunicação social quando escolhem um alvo e entender que   50 pessoas vêm o barro que é atirado à parede mas  só 5 eventualmente vêm quando não cola. Além disso, e isto não é novo desta semana, a dualidade de critérios na imprensa e a facilidade com que se mente e manipula é por demais evidente, dou quatro  exemplos que vi em três dias: 1, BdC anuncia conferência de imprensa sobre a situação, toda a gente especula , ele diz que não se demite . “Jornalistas” comentam um para o outro , em directo : “BdC não se demitiu como esperávamos” . 2 , revelam-se suspeitas de corrupção do Estoril , título e comentário na TV : “O Estoril foi corrompido pelo Sporting e alegadamente pelo Benfica”. O nível e qualidade da prova são idênticos. 3 , uma TV passa o dia todo a promover : Jorge Jesus vai apresentar provas contra BdC. Chega o fim do dia e JJ desmente pessoalmente ter provas de seja o que for. 4, Alardea-se que os patrocinadores desertam o SCP, o SCP esclarece, com todos os documentos pertinentes, que o mais importante desses está em incumprimento com o clube há meses, ou seja, aproveitou a onda para se livrar de um contrato que não consegue cumprir. Qualquer grunho com uma selfie com o presidente é apresentado como amigo dele e por isso tudo o que diga é aceite sem contraditório,  publicações do calibre de uma TV guia   a fazerem capas sobre uma das filhas do BdC em termos escabrosos, nada está seguro, tudo se viola e achincalha e publica-se seja o que fôr desde que sirva para incendiar.
  • A lista podia continuar,  assim se difunde uma imagem de desagregação que o adepto médio não tem estômago, tempo ou interesse em desmontar ou perceber.

Apesar de reconhecer e estar verdadeiramente agradecido por tudo o que fez pelo clube acredito que o BdC já não tem condições de continuar, muito por causa da imagem e anticorpos criados nos próprios adeptos,  muito por sua culpa, por causa do estilo, de todas as guerras que comprou, da incontinência verbal, de várias atitudes pouco dignas e da defesa e proximidade dos hooligans.

Espero ver investigadas até ao fim todas estas alegações e indícios de corrupção e os culpados punidos, sejam quem forem, e o clube se for caso disso. Quanto à vergonha que se passou em Alcochete, espero igualmente conhecer a verdade e ver os culpados punidos, mas a verdade não é o que está nos jornais no dia seguinte, é o que se descobrir pelas investigações, interrogatórios e processos na justiça.

Bruno de Carvalho há-de sair , mas não é quando os queques de Lisboa , os clubes adversários e os jornais e televisões  quiserem e exigirem , é quando os sócios quiserem e como mandam os estatutos.

Aos abutres e hienas que dizem a rir-se que o Sporting vai acabar amanhã ou que vai fechar na segunda feira quero mandar aqui veementemente e sem desculpas para a real puta que vos pariu . O Sporting não é um grupo de hooligans, um presidente desequilibrado ou o brinquedo de uma elite. São centenas e centenas de milhar de pessoas de bem, atletas e adeptos  que construíram e vão manter o Clube como o  que tem mais títulos desportivos no mundo inteiro. O Sporting vai sempre competir e jogar , desde o futebol nem que seja na distrital  até ao ténis de mesa no campeonato do mundo, e de cabeça erguida.

Uma final é sempre um jogo importante, mas a de amanhã é só mais uma na História.

 

Anúncios

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s