Início » futebol » Investigações

Investigações

A semana vai acabar de maneira prometedora em dois casos que me interessam. Primeiro, daqui a pouco o director do FBI que o Trump despediu vai prestar declarações ao Congresso, e eu espero que seja um passo importante na queda do actual presidente, esse insulto andante à inteligência e  à decência . Não me entusiasmo muito com a possibilidade de um impeachment para breve mas dá para sonhar um bocadinho. Entretanto vi umas fotos do presidente do Brasil com a mulher , e fartei-me de rir porque é o caso idêntico ao Trump : um  milionário já com idade para ter juízo que casa com uma modelo que podia ser filha, obviamente atraída pelo intelecto e sentido de humor deles. Pensar que a primeira dama dos Estados Unidos da América está a uma discussão semântica de poder ser chamada prostituta é perturbador. É tudo uma questão de grau, como lembra a velha  piada:

– Dormia comigo por dez milhões de dólares?

-…Dormia

-E por 25?

-Mas você acha que eu sou o quê?

-O que você é está estabelecido, estou só a tentar acertar no preço.

Muita gente acredita que já há bases para um “impeachment” do Trump, mas isso não quer dizer que tivesse sucesso, lembremo-nos da novela com o Clinton. De qualquer maneira só o facto de haver  investigação prova mesmo aos defensores do presidente que as coisas não vão nada bem.

A outra investigação é do nosso Ministério Público, a uma denúncia anónima de corrupção no futebol . Toda a gente com um cérebro operacional, seja de que clube for, reconhece se não em público pelo menos em privado  que o clube da Luz é uma máquina que está 10 anos à frente da concorrência , mesmo em termos de influência no sistema de arbitragem e justiça desportiva nacional, e os resultados estão à vista.

O problema aqui é que o futebol é assunto do coração, e como o clube da luz é o maior de Portugal é normal que também tenha mais adeptos na magistratura, no jornalismo, na política, em todo o lado, que compreensivelmente hesitam em prejudicar o seu clube e são mesmo capazes de encobrir  corrupções. Talvez se encontre uma equipa de investigadores e magistrados que deteste futebol, seria o ideal, um juiz  para o qual as cores das camisolas são completamente indiferentes, que olhasse com distância para os indícios de corrupção  e decidisse  acabar com a pouca vergonha sem se importar com o desagrado que isso possa causar. Eu imagino facilmente  manifestações enormes  e zangadas se houvesse punições severas tipo descida de divisão e dirigentes presos, e imagino-as com um sorriso, mas é preciso ter mesmo uma imaginação activa para pensar numa coisa dessas.

Talvez se comecem a levantar benfiquistas que pensem que é bom ganhar mas não pode ser a qualquer preço, tal como haverá alguns que desejam um presidente sem cadastro nem processos pendentes. Talvez os jornais e televisões comecem a debruçar-se mais sobre as  dívidas  e negócios do presidente encarnado , que só por conta do BES deve 466 milhões (!) ao contribuinte , em vez de analisarem e discutirem as implicações de o presidente do Sporting usar vernáculo e  às vezes ser pouco respeitoso.

Tanto numa investigação como noutra, o resultado só depende da eficiência e independência das instituições que investigam, e apesar de ser bastante pessimista e céptico tenho sempre uma esperança .

Anúncios

One thought on “Investigações

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s