Início » Política » Cuidado com Bolsonaro

Cuidado com Bolsonaro

A primeira vez que fui ao Brasil o Lula tinha acabado de ser eleito e  a atmosfera era optimista. A Petrobrás tinha descoberto jazidas imensas , as famosas  pré-sal que , segundo o presidente, iam garantir a independência energética do país. Com a inflação finalmente domada o Brasil podia  começar a cumprir o incrível potencial que tem. Com a manutenção de programas iniciados pelo FHC, o governo Lula apostou no apoio social e os resultados foram aparecendo, especialmente na diminuição da pobreza.

Tinha uma noção relativamente boa da política brasileira pelo que o meu optimismo sempre foi moderado: partidos sem ideologia nem programa claro, eleitorado vastamente analfabeto, proporção incrível de deputados cadastrados ( em Portugal cadastrado não significa o mesmo que no Brasil), a herança dos coronéis que continuam a mandar em boa parte do país e um sistema que permite ao palhaço Tiririca chegar ao parlamento.

Nos anos seguintes, entre 2003 e 2007, fui várias vezes ao Brasil, vi muita coisa e falei com muita gente, desde milionários donos de estaleiros navais até à molecada das esquinas. Fui de Caracas a Manaus por terra e de Manaus desci o amazonas até Belém. Estive no Sul e no Nordeste, em S.Paulo e no Rio. Vi coisas magníficas e deprimentes, vi a pobreza mais abjecta e as fortunas mais obscenas. Raramente me pareceu que o país estivesse prestes a arrancar para um ciclo de desenvolvimento estável.

O Lula tinha uma história comovente e dizia as coisas certas sobre os pobres, mas eu não me esquecia de que é socialista e de que isso nunca resolveu problema de fundo nenhum, foram mais as vezes que os agravaram. Rapidamente se viu que o homem conseguia ser tão corrupto como os maiores e o seu partido mostrou bem  qual o programa : usar todo e  qualquer recurso do Estado para a manutenção do poder, e ainda “captar investimento” da parte da economia privada sob a forma de malas de dinheiro para comprar deputados.

Veio a Dilma , que há-de ter convencido muita gente e é verdade que visão retrospectiva é sempre 20/20  mas eu não tenho problemas em dizer que  mim nunca me convenceu nem esperei nada dela além de retórica socialista , explosão do deficit, populismo e corrupção em larga escala.  O problema  é que os adversários do PT também não convencem, e é esse o drama: quando sabemos que o governo é incompetente e corrupto mas sabemos que a oposição não é melhor. Os brasileiros olham para as escolhas que lhes apresentam e têm que se deprimir , é “escolher o  mal menor” mas num nível muito avançado.

Não leio muitas notícias sobre o Brasil e os amigos brasileiros que tenho mantêm a sanidade não querendo ouvir falar de política. Não sei se o Temer vai ser corrido já ou mais tarde, se vai haver eleições e quem é que se pode chegar à frente e dar uma esperança de regeneração ao Brasil, é um país grande, rico  e complexo demais para se poder esperar uma via simples e breve de “reconstrução” da nação, ou da política da nação. Desejo-lhes sorte e que apareça alguém.

Vejo que há um, Jair Bolsonaro , um deputado que é identificado com a extrema direita. É um clássico que em tempos de rebaldaria política e quebra de confiança muitas pessoas pedem uma mão forte . Não acredito que seja solução , nem sequer que seja positivo,e espero que o Brasil encontre uma personalidade moderada, centrista, pragmática e sobretudo honesta para o liderar, não é impossível .  A alternativa é continuar aos trambolhões entre populismos e corrupções diversas e dificultando a vida aos brasileiros.

Lembrei-me de falar do Brasil por causa deste artigo, do Daniel Oliveira  : “Cuidado com Bolsonaro” ,  avisa-nos uma pessoa que aplaudiu a ascensão de Hugo Chavez .

 

Anúncios

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s