Início » Estado » Ai , a cultura…

Ai , a cultura…

Se fosse eu a mandar acabava com o Ministério da Cultura , estou convencido de que há mais e melhores maneiras de apoiar e promover a cultura de um país sem ser por meio de um aparelho burocrático que gasta 2 para distribuir 3 e no meio promove , ampara e viabiliza muita coisa sem qualidade nem interesse  só porque vem “bem referenciada” , ou seja , são amigos & conhecidos. Acredito que a haver subsídios estatais para a cultura estes deviam ser no sentido de facilitar a procura e não a oferta , ou seja , por exemplo dando bilhetes para as pessoas irem ao teatro em vez de pagar para se produzirem peças ou baixando o IVA dos livros e dando “vales livro” aos cidadãos em vez de dar “bolsas de criação literária” a escritores e projectos de escritores.

Apesar disso , num país tão pequeno , pobre e inculto como o nosso percebo bem que sem uma parte do orçamento de Estado que subsidiasse a cultura a situação seria muito pior, por exemplo duvido de que alguma vez volte a entrar no S.Carlos e o que lá se faz não podia ter menos influência na minha vida mas acho importante que na capital do meu país haja ópera, se tiver que ser o Estado a pagar , que seja.

Durante o tempo do governo dos bárbaros insensíveis à cultura que só queriam pagar contas e manter o crédito do país sem se interessarem nada por instalações pós modernistas ou pela influência das  novas coreografias expressionistas na realidade conceptual desconstruída numa abordagem neo cromática , ouvimos diariamente que além de destruírem o país , de o devastarem mesmo , estavam a sufocar a nossa cultura . Sobrevivemos a isso tudo , até à guerra civil que Miguel Sousa Tavares viu a dada altura  , acho que ainda existem alguns traços de cultura Portuguesa e finalmente virou-se a página da austeridade. Artistas , críticos , directores , parasitas , comentadores e espectadores assíduos respiraram de alívio , com os Socialistas no poder a Cultura ia voltar a ter a atenção que merece.

Parece que não está a correr assim muito bem , fiquei a saber de fonte insuspeita que o orçamento do PS para a cultura é igual senão pior que o do PSD/CDS.Quem é que me disse isto ?  Catarina Martins , actriz e coordenadora de um partido que apoia o governo. Segundo Catarina , o orçamento é vergonhosamente baixo. Ora eu tenho uma vaga ideia de que o Bloco de Esquerda votou a favor deste mesmo orçamento. Atenção, não se absteve , votou a favor mesmo , é substancialmente diferente. Posto isto, ver Catarina Martins dizer coisas destas é um bocado surpreendente , e em certa medida divertido.Temos duas hipóteses:

1 , o Bloco aprovou o Orçamento sem o ter lido todo , o que explicaria esta indignação tardia com o vergonhoso orçamento para a cultura.

2, o Bloco aprovou  sabendo que é o PS que responde pelo orçamento e que é sempre mais fácil atacar  a posteriori, fazendo barulho para que os seguidores acreditem e dando a ilusão de que se está a fazer alguma coisa ou mesmo de que se pode fazer alguma coisa.

A haver preocupação séria com o tamanho do orçamento da cultura , se é mesmo vergonhoso como dizem , e se são um partido que estuda os documentos antes de os votar , tinham dado por isso na altura e obrigado o governo a alterar as coisas sob pena de chumbarem o orçamento, tinham poder para isso. Mas assim é mais fácil e soa melhor., podem continuar com a posição peculiar de ir apoiando o governo e criticando o governo , colando-se quando as coisas saem bem , protestando quando saem mal enquanto  viabilizam tudo. Está bem feito sim senhor , podem não saber muito de economia ou de orçamentos mas no que toca a aparências sabem-na toda.

Anúncios

2 thoughts on “Ai , a cultura…

  1. estes meninos e meninas da esquerda são os que comem caviar, e só vêem função pública à frente, o resto é ralé cuja existência só serve para trabalhar para lhes pagar.

    Gostar

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s