Início » futebol » Rescaldo Eleitoral

Rescaldo Eleitoral

Há duas maneiras de avaliar candidatos a uma eleição : ou pelas características pessoais ou pelos resultados obtidos. Quanto à primeira , o estilo do Bruno de Carvalho incomoda muita gente , e não só os adversários, por ser impulsivo, falador , agressivo .A mim agrada-me ter um Presidente que é apaixonado pelo clube , mesmo que  a paixão e a  dedicação às vezes o façam exceder-se.

Quanto à segunda , só os sportinguistas sabem como estava o clube quando Bruno de Carvalho foi eleito em 2013 : penhorado , a vender ao desbarato jogadores para pagar salários , a  negociar e ser esfolado pelos abutres do mercado , a eliminar modalidades , a mudar regularmente de treinador ,  classificado no meio da tabela , achincalhado pelos rivais , a empregar no clube amigos das direcções sem cabimento nenhum, com as assistências no estádio uma vergonha e os sócios em desespero.

Elege-se Bruno de Carvalho e quatro anos depois , as contas estão em dia e a SAD dá lucro , o clube teve lucros extraordinários com a venda de craques e foi capaz de manter outros , os abutres que enriquecem à conta das negociatas foram banidos de Alvalade , construiu-se um pavilhão magnífico onde as modalidades vão continuar a prosperar . Os meus tios ofereceram-me uma assinatura do jornal do clube onde todas as semanas leio sobre títulos atrás de títulos e vitórias e ninguém põe em causa que o Sporting é a maior potência desportiva nacional , porque desporto não é só futebol. Há um canal de TV do clube . Ganhou-se uma taça de Portugal depois de 7 anos à míngua.No ano passado só não ganhámos o campeonato por uma bola à trave ou um cartão mal dado , foi uma época excelente e inclui-se uma supertaça ganha aos maiores rivais , coisa que dificilmente se quantifica. A estrutura está limpa, saíram os parasitas e oportunistas , só se trabalha para o clube e as contas auditadas estão à vista dos sócios. De quinze em quinze dias Alvalade enche e os sócios sorriem outra vez, os rivais espumam à menção de Bruno de Carvalho , o que também agrada a muitos como eu.

Perante este cenário , aparece Pedro Madeira Rodrigues a candidatar-se.Como figura lembrou-me imediatamente um representante da linhagem de filhos família que vinha recuperar a herança do Visconde , pessoa de nível  que sabe estar em sociedade e trata os filhos por você. De pessoas com apelidos hífenados e consoantes duplas que geriram o clube durante muitos anos como se fosse uma extensão do clube de bridge, pessoas de uma classe e correcção a toda a prova que depois era trituradas pelo futebol português , que de classe tem pouco.

A um número grande de betos  sócios dos escalões sociais mais elevados , o estilo do Presidente incomoda , e a isso se agarrou Madeira Rodrigues. O problema foi não perceber que tinha que ser realista e aceitar os méritos enormes da gestão de Bruno de Carvalho , e não foi capaz , nem isso nem de se mostrar uma alternativa séria e organizada .  Acompanhei o debate e no fim prometi que se o Bruno de Carvalho não ganhasse por 60% pelo menos dava a volta à ilha de cachecol do benfica amarrado à cabeça e a partir daí acompanhei de perto a “campanha”, sem nunca ver televisão . Quando o presidente começou a publicar a sua comissão de honra achei que 200 nomes estava bem , mas depois o homem não parou e todos os dias apareciam mais dezenas de nomes , até ao ponto de eu pensar , bem , não falta mais nenhum sportinguista conhecido , mas quem é que apoia o Pedro Madeira Rodrigues ? O candidato foi de fraco a patético a confrangedor , e desperdiçou uma oportunidade de se mostrar e ser alternativa para a próxima , ninguém o vai levar a sério outra vez.

No dia das eleições vi vários  amigos a votar em branco e comecei a ter dúvidas, há bastantes sportinguistas que não gostam do Bruno mas que por razões óbvias nunca votariam no outro. Também pensei que muitos não se dariam ao trabalho de ir votar , dada a qualidade da oposição .Pensei demais na hipótese de ter mesmo que dar a volta à ilha de cachecol do benfica na cabeça , brinquei com um amigo portista a dizer que dava a volta à ilha mas às 3 de manhã, mas não ia fazer isso. Se aposto e perco , pago.

Bom , foi uma noite longa mas fiquei radiante ao ver a actual direcção ganhar por números quase norte coreanos , a oposição a ser esmagada como merecia e o número record de sócios que foi votar , mostrando que o clube está unido atrás deste presidente.

Um clube não se gere como um país e o mandato do presidente é muito restrito : trabalhar exclusivamente para fortalecer o clube.Não é um concurso de beleza , não é eleito para ter boas relações com os outros clubes , não é eleito para não fazer ondas e ser diplomático , não é eleito para apaziguar ou agradar ao máximo de pessoas possível . Se neste próximo mandato , como esperamos , o Sporting ganhar campeonatos de futebol , o homem fica presidente para a vida , e eu não tenho problema nenhum com isso.

Anúncios

One thought on “Rescaldo Eleitoral

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s