Início » jornalismo » Notícias Falsas

Notícias Falsas

23eaa213101348c578e89a57848b1dc78309aad7

A praga dos nossos dias não são as notícias falsas , é o nível geral de educação que não é suficiente para as pessoas conseguirem distinguir entre notícias falsas e notícias verdadeiras. Qualquer foto pode ser adulterada e manipulada e um miúdo de 10 anos consegue criar um site igual em aspecto ao de um meio de comunicação social legítimo e estabelecido . É normal que quem nunca leu um jornal na vida acredite no que lê em sites com nomes como “tugapress” e “lusojornal” , sobretudo se as “notícias” que lá vê se enquadram na sua visão , ou falta dela.

Milhões e milhões de pessoas não têm os recursos para fazer a distinção , e o que vemos é um festival de desinformação . O Trump marca o ritmo : qualquer notícia que não lhe seja favorável é falsa e todos os dias atinge novos mínimos e faz coisas sem precedentes. O facto de serem sem precedentes é aplaudido por muitas pessoas que vêm nisso prova de que ele está a quebrar com os hábitos dos políticos. Só se for com os hábitos de ponderar declarações ,exprimir-se correctamente , não misturar o ego e os interesse pessoais com a posição e tentar não ofender ninguém.

Li ontem um artigo em que um padre católico tenta explicar o Trump , começando por dizer que a missão da teologia é explicar mistérios , frase que sozinha merecia uma página de crítica mas o que me ficou do artigo foi a vontade de muitos sectores da Igreja de  justificar Trump , pretendendo “explicá-lo”. Se fôssemos estar à espera da teologia para nos explicar algum mistério ainda hoje pensávamos que o Sol rodava em torno da Terra e que o mundo foi criado em 7 dias há 6 mil anos , mas eu falava era de notícias falsas no mundo de hoje.

Vi um título que me chamou a atenção : “Papa Francisco diz que é melhor se ateu do que católico hipócrita” . Essa notícia é da RTP , que uma pessoa ainda acredita que empregue jornalistas a sério que sabem ser jornalistas e não publiquem nada que não seja factual. Correu com esse título em muitos jornais e televisões sérias do mundo inteiro e eu fiquei espantadíssimo, mesmo sendo um Papa tão progressista como este .  Já andava a rever a matéria sobre a infalibilidade do Papa e a preparar-me para umas discussõezitas quando vejo que , sem surpresa , o Papa não disse isso. E não tive que procurar muito , NA PRÓPRIA NOTICIA DA RTP COM ESSE TÍTULO  podem ler-se as palavras do Papa:

“Quantas vezes ouvimos, todos nós, no nosso bairro e noutras partes, ‘para ser um católico como esse, era melhor ser ateu’? É esse o escândalo, destrói-nos, deita-nos por terra”, lastimou. “

Se acham que isto é dizer que é melhor ser ateu do que ser católico hipócrita , é porque são estúpidos ou mal intencionados , das duas uma , é escolher.

Anúncios

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s