Início » Economia » Isto vai. Não se sabe é para onde.

Isto vai. Não se sabe é para onde.

Em Outubro de 2015  escrevi aqui :  não acho que teria sido  muito mau   um governo de esquerda , naquela óptica do ou vai ou racha , ou a coisa resultava  ( entendido como economia crescer e o défice e o  desemprego baixarem , para manter as coisas no fundamental) e eu e muitos outros seríamos obrigados a engolir  sapos gordos e viscosos , ou não resultava , as poucas melhorias que aconteceriam teriam custos exorbitantes e sempre seríamos todos Gregos no fim.

Tenho memória , não me faço de esquecido , respondo pelo que digo e tal como gosto de criticar à vontade também não tenho problemas em reconhecer quando alguém , mesmo pessoas pelas  quais  tenho antipatias profundas e com as  quais  tenho divergências insanáveis , me mostra que me enganei. Pelo meu próprio critério descrito nesse parágrafo , parece que a geringonça resulta: o desemprego baixou  , a economia cresce e o  deficit baixou  . Se juntarmos a isso a ausência de greves , manifestações e indignações colectivas de toda a ordem , pode-se dizer que a situação do país é melhor.

Não serve de nada apontar que a melhoria começou com o anterior governo , não serve de muito apontar que a influência e acções do BCE contam tanto ou  mais que as acções do ministro das Finanças , de nada vale protestar com episódios a roçar o surreal como esta trapalhada da CGD ou notar os níveis enormes e crescentes da dívida pública .

Críticas que se façam ao estilo ou substância da governação são mais provavelmente rebatidas com críticas ou comparações com a anterior gestão. Tornou-se aceitável e comum este tipo de argumentação : Talvez estes tenham mentido, mas os outros também mentiam , e chegando a esse ponto mais vale uma pessoa encostar-se , esticar as pernas , pegar nas pipocas e limitar-se a observar, porque “debates” desses nunca se ganham. António Costa diz hoje que a “oposição não gosta de Centeno porque conseguiu o déficit mais baixo”. As  objecções ,  sérias e fundamentadas , à acção do ministro são  ignoradas , a oposição só quer desgraçar o país, é  este o nível.  As pessoas que se opõem a este governo são ressabiadas , de tiques fascistas e  adeptos da austeridade . As pessoas que se opunham ao anterior governo eram patriotas  de elevada sensibilidade social , justamente indignadas com os atropelos aos nossos direitos adquiridos.  Lembram-se de como era um problema o Passos Coelho não ter tido uma carreira além da política? Qual é a carreira de Costa além da política?

Continuo com o  pessimismo que tinha quando  o último governo PS levou o país à bancarrota , porque me pareceu na altura que foi apenas o expor de uma lista de problemas que temos como  Nação que   não foram , nem nunca serão , resolvidos , o governo do PSD mostrou-me isso. Sem a Europa seríamos  um país muitíssimo mais pobre e pouca gente lúcida contesta que o BCE é que mantém isto à tona , comprando a nossa dívida. Desse modo a coisa poderia seguir indefinidamente : desde que por aqui “nos portássemos bem” , como o PS já mostrou que sabe fazer ( os “murros na mesa” e ” a mesma via do syriza” são História Antiga) ,  a UE segurava isto. Sucede que a Europa está a mudar , e numa direcção que não é nada boa para nós e que pode levar à desintegração da União , hipótese que há uns dois ou três anos seria considerada ridícula, do mesmo modo que um Presidente Trump  era uma impossibilidade.

O facto de os indicadores económicos serem  positivos ainda não me convence da bondade e eficiência do governo , porque as contas  fazem-se no fim da legislatura e tem que se comparar o que se encontra com o que se deixa ,  mas o mérito tem que ser reconhecido . E uma vantagem inegável de se ter um governo de esquerda é a chamada “paz social”, que significa  os sindicatos e  os jornalistas estarem apaziguados e dóceis , é um descanso . Não é lá muito saudável mas é melhor que a histeria e o drama em que nos fizeram viver quatro anos , e é sabido que se na televisão se diz que se vive melhor , deve ser porque se vive melhor . Percepções.

Anúncios

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s