Início » ódios de estimação » Protestos

Protestos

Sou 100% a favor de manifestações , de apoio ou repúdio , e acho que um país em que a população não se manifesta regularmente não é muito saudável. Existem manifestações e existem protestos violentos , e para apoiar ou desculpar esses já preciso de estar convencido primeiro de que a situação é desesperada e depois de que a violência pode de facto ajudar a resolver o problema.

Não é o caso da esmagadora maioria de protestos violentos de que vou tomando conhecimento , e não é certamente o caso dos motins que se têm visto de grupos a protestar contra o Trump. O pessoal que acha que está na “resistência” ao presidente vai ser uma das primeiras linhas da sua defesa : “estão a ver como são os que não gostam do Trump? Além  dessa publicidade negativa e de possivelmente adquirirem cadastro  não vão conseguir mais nada ,  vão contribuir para a queda do Trump mais ou menos na mesma medida em que o Que se Lixe a Troika contribuiu para a saída da troika de Portugal.

A América ainda é um país livre com instituições evoluídas ( lembrem-se , este é o quadragésimo quinto presidente em 240 anos , nós vamos em 22 em 107 anos  e desses só 7 foram lá postos em eleições “decentes” , pelo que é preciso cuidado quando criticamos o sistema eleitoral americano , mesmo quando permite eleger figuras extraordinárias e polarizadoras.

É engraçado notar como as eleições americanas entusiasmam as pessoas , e não foi só este ano pelo insólito todo da coisa . Que as pessoas se interessem , opinem e comentem sobre uma realidade que lhes diz relativamente pouco respeito , é normal. Que achem que de alguma forma conseguem alterar , influenciar  ou fazer  diferença pelas suas acções já me surpreende muito mais. Antes das eleições um grupo de celebridades que eu nunca tinha visto ( excepto o F.Alvim) fez um vídeo em que os participantes diziam para a câmara “I give a Fuck”, uma expressão idiomática de calão significando que eles se importavam com o resultado das eleições. Vi o vídeo e deixou-me com uma questão : porquê? além da autopromoção , o que é que eles esperavam alcançar com aquilo, eles que nem votam na eleição? Esperavam que um americano indeciso por acaso visse no youtube uma dúzia de desconhecidos a dizer por outras palavras que não se estão a cagar para o resultado , e isso falo-ia  agir? Não percebo , tal como não percebo a manifestação que vai haver amanhã em frente à embaixada dos EUA em Lisboa . Vai haver uma Marcha das Mulheres em Washington, naturalmente para protestar contra o Trump . Parece-me adequado , no sítio certo e na altura certa e gostava de ver dois milhões de manifestantes nessa marcha.

Ir para a porta da embaixada em Lisboa com um sucedâneo da Marcha das Mulheres é simplesmente ridículo, mas há sempre candidatos e é o que vai acontecer amanhã .

Estou a tornar-me chato com o Trump e voto aqui deixar o assunto por uns tempos bons . Não ouvi o discurso inaugural mas está aqui na íntegra. A palavra de ordem é patriotismo , que como sabemos resvala facilmente para o nacionalismo , que por sua vez , mesmo que venha cheio de intenções nobres , dá sempre cobertura e possibilita  um sem número de malfeitorias.  De resto não há surpresa, há demagogia , análises  trocadas  , promessas e soluções impossíveis, diagnósticos errados. Não há retórica elevada , é um discurso para o mínimo denominador comum e aparece lá, desligada , claramente porque tinha que ser inserida nalgum lado, esta frase :

The bible tells us how good and pleasant it is when God’s people live together in unity” .

” A bíblia diz-nos como é bom e agradável quando o povo de Deus vive junto em unidade” .

Talvez diga , não sei , mas é uma frase que obriga a  pensar no que é que entendemos por “povo de Deus” ,  “agradável” e “unidade” ,  e que sobretudo revela que os que defendem a separação  entre Religião e Estado não podem esperar boas coisas da nova administração.Por outro lado, tenho a certeza de que podemos esperar  um sem fim de ocasiões cómicas e  as sátiras e   polémicas não vão ter descanso . Do  ponto de vista do simples espectador que sou , isso é bom. E poucos sabem isso tão bem como o novo Presidente.

Deixo aqui para os possíveis interessados este documento relativo ao dossier mais importante que ando a analisar neste momento aqui no mundo real , o prazo está a chegar  , está a ocupar-me muito tempo em cálculos e comparações e a decisão está difícil .

16178833_691935527642878_8069204829982088673_o

Anúncios

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s