Início » animais » Políticos e Animais

Políticos e Animais

Barack Obama despede-se da presidência da América deixando muito amor e ódio, tenho a impressão de que o facto de ele ser preto e ter Hussein no nome seria suficiente para que fosse detestado por boa parte do país , mesmo se os resultados práticos e verificáveis da sua presidência fossem inatacáveis.  Para a direita conservadora e religiosa só o facto de ter dado direitos iguais aos homossexuais é razão suficiente para o condenar sem apelo nem agravo , por outro lado   a esquerda progressista acha que ele não foi longe suficiente.

Parece-me que a maioria das pessoas ainda não consegue assimilar bem a ideia de que governar é sempre diferente de fazer campanha , de que a realidade  não se compadece com teorias de alto calibre e grande coração, que boas intenções não bastam e , mais importante , perceber   que o que para uns são boas intenções para outros são planos destrutivos. Além do mais , aos nossos políticos preferidos permitem-se sempre muito mais coisas  que aos adversários , o que é admissível aos nossos é intolerável nos outros , as motivações dos nossos são nobres mas as dos outros são maléficas e assim se vai fazendo e analisando a política, desde as mesas de café e redes sociais  até às bancadas do Parlamento.

Lembro-me  claramente dos  primeiros dias de mandato do Obama , principalmente porque vivia na Florida na altura ,  um tempo   bastante mau  para mim  por razões que não tiveram nada a ver com o Obama. Em Março desse ano a família do presidente  arranjou o tradicional cão, foi um Cão de Água Português chamado Bo , fiquei radiante porque a minha ex namorada, fã incondicional do Obama , ia ouvir a notícia e forçosamente lembrar-se de mim , por causa do cão de água português. Os raciocínios de pessoas apaixonadas são de tal maneira estúpidos que desafiam  a imaginação .

Basta-me  ver uma pessoa a interagir com um animal para ficar com uma  noção razoável do seu carácter , e ainda estou para me enganar a primeira vez. O Schopenhaeur disse que nenhum homem capaz de crueldade para com os animais pode ser um homem bom , eu não confio em ninguém capaz de ser mau  para um animal  e desconfio sempre um pouquinho  dos que  lhes são indiferentes. Ver o Obama  um minuto com o cão mostrou-me que ele era um homem decente , e 8 anos depois  mantenho a opinião . Além de decente é carismático, honesto , culto , inteligente, delicado e compreensivo , tudo virtudes  que o animal que vai ocupar o cargo agora  nem conhece.

Procurei ver se havia posições publicas ou  fotos do Trump com animais , só encontrei montagens humorísticas e esta foto , dos meninos Trump   :

trump-sons-hunting-300x225

Nos hediondos apartamentos do Trump será mais comum uma pele de urso ou tigre no chão do que um cãozito, e a haver cão seria , claro, o cão mais caro do mundo.

Mesmo que não considerasse as propostas do Trump  nocivas , mesmo que concordasse com as suas posições e planos , nunca seria capaz de confiar , apoiar ou sequer tolerar um homem que já mostrou não ser capaz de empatia , não ser capaz de perdoar, não ser capaz de distinguir um ataque pessoal de um ataque político , não ter nenhuma  espécie de auto controlo nem vergonha e ter uma relação muito particular com os factos.  Quando se vê um Presidente furioso a fazer comunicações públicas a denegrir uma actriz que o criticou , chega para desistir, o homem não tem um pingo de sentido de Estado. A quem usa o twitter sugiro esta conta , Presidential Trump  , é alguém que se dá ao trabalho de produzir as declarações que um presidente sereno , maduro , civilizado e estável faria. A conta do verdadeiro Trump é um festival de ressentimento, tiros ao lado, mentiras e parvoeiras em geral , até dói.

Voltando aos bichos e políticos, deixo aqui uma foto que para mim é simplesmente impressionante e muitíssimo reveladora.

arkdypy_460s

Atentem nesta beleza e nas expressões dos protagonistas : Angela Merkel, a chanceler Alemã , tem um medo severo de cães.  Putin sabia isto e levou este animal para uma conferência de imprensa (!) . É este género de “política” a preferida do Putin , amigalhaço que se vai entender muito bem com o Trump .

Podem dizer-me que o Putin ter  animais de estimação faz dele pessoa de carácter segundo a minha bitola , mas é preciso qualificar : o que mostra bondade de carácter é o modo como se tratam os bichos e não a sua posse.  Lembro o Ramsay Bolton ,  da  Guerra dos Tronos  , um rapazinho que tinha canis e cavalariças cheias e era o que era…

Vejo no Twitter e em alguns blogs pessoas a atacar a herança Obama e os críticos do Trump , vou ter que começar a inventariar e contestar isso porque vêm-se agora muitas pessoas que atacam  os adversários do Trump sem terem a  ombridade necessária para o apoiar declaradamente. Não pode , não deve ser assim .Não se pode ter o raio do bolo e comê-lo , não se podem atacar os inimigos do Trump reservando julgamento quanto ao próprio, se apoiam o homem têm que o declarar , porque as consequências vão aparecer muito rapidamente e quem o lá pôs e defendeu vai ter que responder por muitas coisas. Não tenho certeza absoluta de que esta lógica é sempre válida mas parece-me que condenar o inimigo de A é implicitamente apoiar  A , por isso seria bom , no interesse da honestidade intelectual e da clareza do debate , que os muitos fãs que o Trump tem em Portugal perdessem a vergonha e se levantassem.

Anúncios

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s