Início » Açores » Boletim

Boletim

Hoje acordei ainda era de noite, o cão a ter um ataque de epilepsia. Meti-lhe a bisnaga com o químico que está sempre à mão e ali ficámos no chão à espera que passasse .Nada se compara à angústia que foi vê-lo a ter um ataque e não saber o que se estava a passar , agora é só afagá-lo e tentar sossegá-lo e esperar que passe. Esqueci-me de que me tinham recomendado duplicar-lhe a dose, dado que chega aos 42 quilos , para a próxima já não me esqueço, aquilo alivia muito o que é sempre um bocado mau mesmo que não passe dos dez minutos.

O gato passa a maior parte do dia ausente pelas redondezas , grande  parte do tempo com os gatos e cão de um dos meus vizinhos, que foi para onde ele se mudou na minha última ausência, a comida lá deve ser melhor, não sei.  Tenho tentado suborná-lo com comidas de gato que até tenho vergonha de comprar às vezes , mas  ele mesmo assim prefere passar o dia fora.Sei quando vem do meu vizinho porque ele é mecânico e o gato vem  todo sujo de óleo , mesmo cheio de óleo , e como o gato é branco  tem a sua piada. De um dia para o outro limpa-se  , lambe o óleo  todo , não sei se o cospe ou engole mas o que é certo é que está branquinho a brilhar e não ficou doente.

Tenho estado a construir um abrigo para as ovelhas numa terra que tenho arrendada, mesmo à frente de casa : Foi tanto para as ovelhas se abrigarem nos dias piores como para acabar com o monte de pedras que estava lá num canto e assim se usou. Não é que as ovelhas sofram muito , porque elas encontram sempre maneira de se abrigar a sotavento dos muros mas sei que vão apreciar estarem secas e abrigadas nas piores tempestades. Além do mais o abrigo é bom para as juntar e apanhar mais facilmente quando é para tosquiar ou vacinar. Se as coisas me correrem bem daqui a um ano compro um Border Collie  , um dos meus sonhos, e  estou agora a pensar em comprar umas quantas ovelhas  de raça mais apurada e produtiva , a Associação de Agricultores anda a ver as possibilidades ,  parece que há mais pessoas interessadas e se calhar  para a primavera há uma injecção de sangue novo na população ovina da ilha. Nem quis saber os pormenores da viagem , quantas ovelhas por contentor nem quantos dias demora .

Na semana passada houve temporal com direito a alerta vermelho e tudo. Fui ao porto ver o mar a quebrar por cima do molhe , estava uma coisa muito séria , ali estive um bocado com o carro a abanar  ao vento e quando já vinha a subir parei numa curva para tirar umas fotos . Sucede que a mala do carro já não fecha há pelo menos dois anos. Não é não tranca , é não fecha mesmo. Nunca tinha sido um problema até aqui , por isso nunca o resolvi. Por azar o carro ficou mesmo virado para o vento , que  batia  70 nós , os cerca de 120km/h  que soprava nas rajadas . Levantou a porta da mala e rebentou-a contra o tejadilho , estragando-me assim uma tarde que culminou com uma derrota do Sporting . Verdade seja dita já há meses que não tinha um dia de merda , de vez em quando tem que ser , na ordem natural das coisas. A porta nova já está encontrada , infelizmente está em Lisboa e agora só dia 29.

Voltando ao abrigo das ovelhas , hoje o dia estava marcado para carregar costaneiras , que são as partes que ficam do tronco de uma árvore depois de se cortarem as tábuas. Podem-se aproveitar para muitas coisas e a maior parte delas acaba queimada, pelo que pelo menos este dono da serração que eu conheço dá-as de boa vontade.Já usei muita madeira mas nunca tinha usado costaneiras e já estou a ver muitos usos para elas, em cercas , num galinheiro novo , na horta .  O abrigo está pronto ,  que venha o próximo temporal .

Tenho quase cinquenta litros de cerveja a fermentar , metade é para levar para a festa  de Natal da comunidade imigrante , os alemães e franceses e outras quantas nacionalidades que cá moram , tudo gente simpática . Toda a gente leva alguma coisa para a festa , eu este ano finalmente posso levar cerveja feita por mim , levo umas quantas para o jantar e se por acaso alguém estiver interessado tenho duas caixas para vender mesmo aqui na mala do carro. Faço a minha parte pela exploração comercial do Natal.

A Câmara Municipal está a pôr iluminações na avenida , até hoje ainda não tinha visto uma só decoração de Natal ,  ainda não ouvi uma só canção de Natal , e estou muito satisfeito com isso.

Até ver tem sido um belo Outono , a ver  que tal vai ser o Inverno.

img_20161215_171240_875

Responder

