Início » Uncategorized » Feito

Feito

IMG_2818

Isto é a famosa costa de Na ‘Pali , uma extensão de umas 20 milhas de formações imponentes como esta.Fez-se o  percurso todo , passámos a noite ancorados num porto comercial ( não pode ser só lugares bonitos) e na manhã seguinte seguimos para o ponto de partida da circumnavegação da ilha.

O gajo local que servia de guia mostrou algum desagrado com o sítio onde ancorei, mas eu já tinha reparado há dias que ele andava desconfortável. O homem é mais guia turístico  do que marinheiro e a vida dele é andar em barcos com meia dúzia de bimbos turistas que não distinguem a popa da proa e assim está habituado a ser a estrela da companhia e a impressionar toda a gente. Chegou aqui , encontrou-me a mim e ao Tommo e foi reduzido à sua dimensão , e isso custou-lhe um bocado. Tínhamos descido  a terra para finalmente ir ao bar depois de quase uma semana a bordo , os hóspedes ficaram no barco e no bar ele encontrou um amigo seu. Passado pouco recebemos um telefonema do dono , queria descer a terra , e foi o guia mais o amigo buscá-los. Aparecem uma hora depois a dizer que os hóspedes já estavam em terra mas que tinham mudado o barco de sítio. Viu-me logo do avesso , especialmente  depois de lhe ter descoberto mentiras infantis sobre a maneira como a coisa se tinha passado , incluindo pela confirmação do dono e do primo. O que se passou foi que chegou a bordo com o amigo e decidiu que o barco não estava bem onde estava ,  decidiu mudá-lo para fazer boa figura e conseguiu fazer uma salganhada séria , incluindo partir uma antena. Era suposto ele regressar connosco de barco a Oahu mas disse-lhe logo que para ele era o primeiro avião do dia seguinte, e foi a última coisa que lhe disse.

Entretanto apareceu o furacão Madeline logo seguido pelo furacão Lester e tive que fazer muitas contas , estava à espera de ficar mais uns dias em Kauai mas a aproximação das duas tempestades não deixava , se ficasse em Kauai tinha que ficar pelo menos uma semana , e na ancoragem também não ia ser bonito ,pelo que foi partir a correr depois de ter deixado os hóspedes em terra . O dono não me falou de trocar este barco por um Outremer mas disse-me que me ia ver em Los Angeles , que eu podia ficar lá no barco o tempo que quisesse e tinha lá um carro para nós usarmos. Agradeci-lhe muito mas disse-lhe que em Los Angeles não há nada para mim e além disso quando lá chegar vai fazer 3 meses de viagem e há a questão do cão, que ele compreendeu muito bem porque também é uma pessoa de cães , o nome deste barco é o nome de dois dos cães dele. O primo era um tipo interessantíssimo ´, muito culto e de grande sentido de humor , conversámos bastante sobre muita coisa . Quando me perguntou se eu também tinha lido Pessoa disse-lhe que não só tinha lido como fazia questão de lhe oferecer uma edição inglesa do Livro do Desassossego que trazia comigo. “The Book of Disquiet”, para os que não falam português e também mercem ser assoberbados . Foram satisfeitíssimos com o cruzeiro, e por isso também fiquei contente , a ver vamos se à satisfação vai corresponder compensação adequada quando chegar a Los Angeles ou se mais uma vez vou ter que me contentar com ser um gajo porreiro que faz muitos amigos e anda por aí nos barcos dos outros.

Zarpei para fazer as 90 milhas ou perto entre Kauai e Honolulu só com o Tommo , uma bolina bem rija que só ia enrijecer mais , e sem fazer grandes cálculos entrei no porto de Ala Wai e amarrei no mesmo sítio no iate clube ao nascer do sol. É óptimo navegar com uma pessoa com a qual quase não é preciso falar para se fazer tudo bem feito. Já temos o barco limpo e organizado , já tomámos um pequeno almoço de reis e esta tarde vou à  Chinatown para a tradicional barba e cabelo à navalha e mais importante que isso , uma massagem de uma hora . Na chinatown custam metade do que nos spas dos gringos , andei a ver.

Queria zarpar daqui para L.A dia cinco , a próxima segunda feira , mas a Madeline vai passar perto e o Lester vai-nos passar por cima no Domingo ,  é sempre  melhor não fazer muitos planos quando há furacões a caminho.Ou seja , mais uma semana de Hawaii, não me lembro de ter passado tanto tempo no mesmo sítio.

lster

One thought on “Feito

Responder

