Início » Uncategorized » Hanalei Bay

Hanalei Bay

Dia 3 do cruzeiro , meia manhã e meia tarde entre Lihue e Hanalei Bay , a baía mais famosa desta ilha e outro templo dos surfistas , no inverno. O primo do dono decidiu arriscar a viagem outra vez , dei-lhe os parabéns pela perseverança e fiquei contente , o meu trabalho nesta semana é fazer com que os dois passem um tempo agradável com o mínimo de chatices e não me agradava muito se logo no segundo dia desistissem de navegar, claro que não tenho culpa quando enjoam mas mesmo assim custa-me. Enjoou muito menos.

Há certos erros que por alguma razão não consigo evitar , um deles é aceitar tarefas sem me certificar das condições todas, por escrito , quando como por exemplo aceito um trabalho sem ter bem claro quanto é que me vão pagar. É muito diferente estar a levar um barco de A para B com uma tripulação profissional e estar a fazer um cruzeiro turístico com hóspedes , além de capitão tenho que ser cozinheiro , mordomo , motorista , empregada da limpeza e secretário e não sei até que ponto é que isto vai ser recompensado materialmente.Há uns anos fiz a mesma coisa no Panamá durante uma semana esperando que chegando ao destino final, o Peru , ia ser compensado adequadamente mas não, fiquei só com o reconhecimento e agradecimentos sentidos , que são muito bons mas não me pagam as contas. Tenho que ver se nunca mais embarco noutro número destes sem as continhas bem claras à partida, não me importo de trabalhar , não me importo de servir mas não pode ser ao calha.

Este é um ramo da náutica onde se ganha bem , se viaja por sítios lindos e se tem uma vida bastante boa , alternando semanas de trabalho duro  a mais de 18 horas por dia com semanas de não fazer nenhum, mas a coisa está organizada de modo a ser feita por casais, o skipper e a hospedeira , e essa é uma das várias razões pelas quais nunca segui esta especialidade.

kauai

A sair do porto de Lihue o dono pediu-me para pegar no leme , não chegou a durar dois minutos e fartou-se. Gosto do homem , veio a bordo com um saco de livros e parece que anda sempre com um diferente na mão. Não enjoa , não é chato , come a comida que as minhas habilidades culinárias limitadas produzem e está sempre tudo óptimo . Vai-me fazendo perguntas sérias e certeiras aqui e ali pelo que agora alimento a fantasia de que ele me vai mandar a França comprar um Outremer 5X e levá-lo para Los Angeles.Ou outro catamaran inferior noutro sítio qualquer , sou muito flexível….

 Havia uma boa brisa de leste e pela primeira vez desde que embarquei há quase dois meses este barco viu o pano todo e arrancámos a 7 nós  , tive dificuldade em esconder a satisfação e não quis dizer ao proprietário que essa satisfação se devia principalmente aos nervos  que me meteram os dias e dias e dias que tínhamos andado a motor quando podíamos ter andado à vela na rota para aqui. Agora mudaram as coisas e somos            outra     vez  um veleiro digno do nome.IMG_20160825_143503

A paisagem é impressionante, tirei dezenas de fotos e apaguei-as quase todas , nenhuma fazia jus ao cenário. Agora percebo melhor porque é que pessoas que viram o Hawaii chegam aos Açores e gostam mas não ficam deslumbradas.

Circulam constantemente helicópteros a levar turistas a ver quedas de água , vales e montanhas e esta ilha preservou muito melhor a paisagem do que Oahu , aqui não há prédios e os locais opõem-se firmemente a qualquer tipo de desenvolvimento. Aqui há uns anos uma empresa quis começar um serviço de ferry entre esta ilha e Oau e os locais boicotaram as coisas de tal maneira que a ideia foi abandonada , chegaram ao ponto de bloquear o porto com tudo o que flutuasse  para impedir os ferrys de atracar e a empresa acabou por desistir. É muito bonito não permitir construções nem transportes nem desenvolvimento mas é bom principalmente para os milionários que têm propriedades aqui , e para os hippies e surfistas , para o resto das pessoas talvez não seja assim tão bom , não sei.

Chegada a noite tive o primeiro contratempo da viagem , o inversor falhou. O inversor é o aparelho que transforma corrente directa em corrente alterna , que permite ligar aparelhos de amperagens elevadas em tomadas de 12 volts como aqueles dipositivos que permitem carregar os telemóveis na tomada do isqueiro do carro mas em muito maior , simplificando. Sucede que o primo precisa de estar ligado à corrente para dormir , quando percebi isto desmontei-me a rir , é mau rir-me assim porque é uma condição de saúde, ele tem apneia do sono e precisa de um ventilador eléctrico para dormir . Dito assim não é nada de especial mas “o primo tem que ser ligado à corrente para dormir” pareceu-me hilariante. Bom , em geral preocupo-me com a  condição e os sistemas do barco, por ordem de importância , mas isto era diferente , era uma questão séria de saúde e tinha que me certificar de que não só as tomadas funcionavam como as baterias estavam sempre carregadas. Não resolvi o problema ontem logo pelo que o gerador trabalhou a noite toda , mas hoje adaptámos um inversor de automóvel e já podemos ter o homem ligado à máquina a noite toda sem problema e sem precisar do gerador  , foi um alívio.

IMG_20160826_071627_908

Os hóspedes foram com o guia passear e eu e o Tommo ficámos a bordo , a organizar as coisas , limpar um bocado e a aproveitar a calma. Estou a 200 metros de uma das praias mais bonitas do mundo e só a pisei quando os fui deixar e buscar no semi rígido. Nunca fui muito de praia , não gosto de areia e , como já me tinha lembrado  outra vez o mês passado nas Fiji , andar sozinho por praias destas  lembra-me sempre de que não tinha necessariamente que  ser assim , e isso chateia-me, prefiro não me lembrar.

Funciona tudo muito bem com o Tommo , como ele está atento a tudo “obriga-me”  a estar no meu melhor , porque a opinião dele é importante para mim , dou mais valor a um acenar da cabeça de aprovação dele do que meia hora de discurso a gabar-me da parte do primo do dono, por exemplo, ou de outra pessoa qualquer que   saiba pouco sobre isto .

O plano para hoje é cruzar a costa Oeste da ilha , que como se pode ver é uma coisa grandiosa. A próxima vez que for à Fajã Grande a paisagem vai-me parecer um bocadinho menos impressionante….

One thought on “Hanalei Bay

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s