Início » Uncategorized » O corte à Fiji

O corte à Fiji

Continuo com a impressão que estou de férias , o pouco trabalho que havia a fazer distribuiu-se por estes dias a um ritmo muito pausado. O capitão tem meios próprios, faz este trabalho mais para se entreter e porque gosta de navegar do que por precisar de dinheiro, e mantém o nível de vida a que está habituado, comemos sempre em bons restaurantes, devo ter comido fora mais vezes na semana que passámos  na Nova Zelândia e nesta semana aqui do que nos últimos dez anos.

Não explorei muito , estamos num dos tradicionais enclaves turísticos que há nestes lugares , uma península que inclui os hotéis de luxo , os “resorts” e esta marina ,o centro comercial ,  golfe e todas essas coisas, segurança às portas , igual a centenas de outros pelo mundo. Ontem fomos a Nadi , cidadezita sem nada que a distinga .Foram ao artesanato e  souvenirs , eu não comprei nada ,  a minha família nunca espera que eu traga lembranças  nenhumas , é um hábito que se ganha : uma pessoa nunca compra nada porque não tem dinheiro e depois mesmo quando tem dinheiro não compra nada porque se tornou num forreta e acredita que as melhores lembranças vão na memória . Compro uma T-shirt de vez em quando , não sou imune à vaidadezita de mostrar que já fui aqui e ali, e porque T-shirts são precisas de qualquer maneira.  O que fiz em Nadi foi procurar um barbeiro, há uns anos comecei a fazer isso em quase todos os sítios onde vou, barba e cabelo à moda antiga. O meu último corte tinha sido no quintal de um amigo com uma máquina há coisa de um mês e um acertozinho e a barba feita à navalha sabem-me sempre bem, e é um ângulo engraçado para ver uma terra e a vida nela.

-De onde é que és?

-Portugal

-Cristiano!

Não tem nada que saber, é assim em todo o lado.

13718530_10154196658450569_6896685106656950252_n

À noite voltei à cidade com o Oliver , o tripulante mais novo , não tive dificuldade nenhuma em convencê-lo de que era imperioso fazer uma incursão nocturna . Corremos os poucos bares , incluindo um que nos tinham dito para não irmos , não tive preocupação nenhuma , o pulso de uma cidade toma-se bem de dia , ou seja, se a cidade é perigosa à noite isso vê-se de dia. Se se sabe para onde olhar. Passámos por ruas cheias de raparigas trabalhadoras , acham-me sempre muito lindo, não sei porque é que esta óbvia qualidade de discernimento  não se estende às raparigas civis , é um dos mistérios da minha vida.Fomos ter a uma praia cheia de backpackers, que é sempre óptimo para me sentir mais velho ainda , mas pelo menos o Oliver diz que eu tenho a atitude de um gajo de 25 anos. Nas movimentações da noite acabei a falar com uma moça australiana , muito engraçada e bastante alcoolizada que me começou a falar da lua cheia , de Saturno e de como eu devo   ir atrás meus sonhos , num tom muito didáctico.

Ó querida , quando tu nasceste já eu corria atrás dos meus sonhos e apanhei a maior parte deles, provavelmente a coisa mais estúpida que eu podia ter dito se o objectivo era aprofundar a amizade, mas não era , nunca tive essas artes e ultimamente falha-me a paciência.Voltámos ao barco muito responsavelmente às duas da manhã porque tínhamos que trabalhar às 7.

Amanhã também às 7 vamos sair  da marina , atestamos o combustível e vamos andar para trás para Musket Cove , ideia do capitão que gosta de passar bem o seu tempo, nós os três seguíamos viagem de bom grado mas não vamos discutir ordens … Além disso suspeito  que apesar de eu lhe ter dito que me era absolutamente indiferente ele quer assinalar o meu aniversário com um jantar ainda melhor.  Partimos de lá para a travessia no dia seguinte, 2800 milhas separam-nos do Hawaii, serão uns 20 dias , há-de haver desvios quando andarmos atrás do vento. Vamos lá a esse Pacífico.

4 thoughts on “O corte à Fiji

Responder

