Início » Barcos » Fiji

Fiji

Como esperava , foi uma viagem monótona como as melhores, feita de rotina instalada e sem surpresas. Perguntem a qualquer marinheiro profissional e ele diz-vos que a monotonia é a marca  da viagem de sucesso, porque regra geral os acontecimentos são problemas ou surpresas más.

No dia da partida o capitão estava agitadíssimo , repetia-me “isto é mesmo real!” e coisas semelhantes , eu respondia com um sorriso, compreendia-o bem porque também eu , no lugar dele , sinto borboletas no estômago nas horas que antecedem uma partida , às vezes nem durmo. Interrogava-me se  a minha ansiedade nessas alturas era tão aparente para os meus tripulantes como a dele era para mim , e não estava minimamente preocupado porque sabia que era apenas isso, a excitação da partida , quando tudo finalmente está ali na nossa mão e estamos prestes a levar homens e embarcação para alto mar por muitos dias , com tudo o que isso implica mesmo nestes tempos de tecnologias incríveis.

Estava um dia lindo , deixámos para trás Bay of Islands debaixo de um sol radioso , uma brisa ligeira e uma ondulação bem grande , deixada dos temporais dos últimos dias. Tinha dito que como já não navegava num monocasco há mais de cinco anos ia ter provavelmente algumas dificuldades a entrar no ritmo mas foi apenas um ligeiro mal estar , no dia seguinte já estava tranquilamente na cabine de proa com o nariz enfiado nos meus livros sem ligar nada aos balanços e ao movimento do barco, tão diferentes dos catamarans nos quais faço a grande maioria das minhas navegações.

Fui prestando atenção aos modos e processos do capitão, posso bem ansiar pela “reforma” mas nunca gosto de perder uma oportunidade de aprender. Infelizmente para a minha qualidade de profissional  não naveguei como uma variedade suficiente de capitães , fui mais ou menos lançado às feras e tive poucos exemplos práticos , a oportunidade de servir e ser mandado é o melhor para aprender a mandar e ser servido, e faltou-me isso na minha carreira. O capitão é metódico ao ponto de ser picuínhas mas nunca ninguém naufragou nem teve danos por excesso de atenção  ao detalhe.  Por exemplo chamou-me para me dizer que a esponja da louça não podia ser deixada dentro do lava louças, era para ser espremida e ficar no canto do balcão. Perante isto dei a única resposta possível : “não há problema , não me vou esquecer”. Podem parecer coisas estúpidas mas são essas coisas que trazem ordem a um barco, ordem imprescindível para viagens oceânicas de sucesso.

Os quartos de vigia são duas horas on , seis off , sendo quatro pessoas isto faz que tenhamos sempre os mesmos quartos , eu tenho sempre o do nascer do sol e gosto muito. Viemos o caminho todo a motor, mesmo quando tivemos ventos mais do que favoráveis , o máximo que houve de “protestos” foram umas trocas de olhares significantes entre mim e o velho kiwi , nem nunca nos passou pela cabeça sugerir içar mais pano e seguir à vela mesmo que se perdesse velocidade. A escolha estava feita e quem manda , manda . Mas é verdade que pareceu estranho e às vezes lembrava-me de ocasiões em que , nos meus barcos,  segui a motor quando a brisa até servia . São escolhas e cálculos que só dizem respeito ao capitão. Passei sete dias em que nem olhei para  a carta , nem sequer de relance olhei para manómetros da água ou combustível , nem uma só vez tive curiosidade de ir ver quanto tínhamos corrido nesse dia ou quantas milhas faltavam.

O ambiente a bordo é  excepcional, como só se consegue com uma tripulação experimentada , que não só domina todos os pormenores da marinharia como está farta de saber como é que se vive em harmonia num espaço pequeno . Tirando coisas como não esquecer de espremer a esponja ninguém nunca teve  que ser chamado à atenção sobre nada. Temos todos um fundo considerável de histórias náuticas ,  além delas vamos conversando sobre como são as coisas nos nossos respectivos países e toda a gente tem o sentido de humor suficiente para levar as coisas com ligeireza e boa disposição. É tudo ateu , pelo que  podemos rir à vontade dos absurdos implausíveis e mitologias várias sem ofender ninguém , num barco basta haver um crente para o assunto ter que ser tratado com circunspecção. Curiosamente temos um judeu, um católico e um protestante que deixados a pensar por si chegaram à mesma conclusão.

Pela primeira vez estou num barco em que ninguém lê uma linha que seja de nada , os únicos livros a bordo são os meus e isto causa-me espanto. Não consigo perceber como é possível. Que se viva assim em terra , com televisão e todas as mil distracções e alienações à disposição , percebo bem, agora no mar , quando temos pelo menos 15 horas do dia para dormir e fazer o que quisermos , que se passem essas horas sem fazer nada além de comer e dormir  , acho espantoso. O O. , o canadiano , tem um tablet e entretem-se com jogos , percebo bem e não sou estranho a essa forma de entertenimento , mas o T, o kiwi , sobe ao cockpit quando me rende a seguir ao nascer do sol e lá fica até ao pôr do sol , sempre bem disposto mas sem fazer nada a não ser ter o olho no mar e no barco e ir conversando com quem  está de vigia. O capitão passa imenso tempo em comunicação com terra , tem uma quantidade grande de zingarelhos electrónicos e comunicações satélite , e passa muito tempo no seu computador, até o diário de bordo é ele que preenche sempre.

Já nos habituámos  uns aos outros , falta-nos um temporal decente para soldar isto e não tenho dúvidas de que no que depende da tripulação a viagem vai ser um sucesso.

Ontem ao nascer do sol vi a ilha de Viti Levu, a maior das Fiji , onde aportámos pelo meio da manhã e que espero agora descobrir. No meu mundo isto era chegar na segunda , trabalhar na terça , festarola na quarta e partida na quinta mas já está estabelecido que antes de Sábado não saímos, não há queixas.

transferir

Responder

