Início » Economia » Assuntos

Assuntos

Primeiro , bola. Jogamos hoje o segundo jogo do Europeu , acredito que vamos ganhar este jogo mas não acredito que passemos dos quartos de final, em chegando lá . A selecção só conseguiu estar a um nível correspondente ao talento ,  rendimentos e profissionalismo dos jogadores em 2004 , quando o campeonato foi cá e tínhamos um seleccionador estrangeiro, como tal um bocado impermeável  à mafia que manda no futebol indígena e aos vícios do mesmo.  Ver o Danilo e o Moutinho no 11 e o Quaresma e o William no banco e depois ver trocar o João Mário pelo Renato Santos devia ser suficiente para refrear o entusiasmo dos que acham que “este ano vamos lá”.

Além disso  acho que o espaço e conteúdo de emissões dedicadas ao campeonato da Europa é simplesmente uma vergonha , ninguém me consegue convencer de que mesmo as pessoas que gostam de bola  acham que a chegada de uma equipa a um hotel é notícia de abertura. É muito mau.

Segundo , a CGD  . Um gajo acha que não se surpreende com nada mas depois percebe que haverá sempre algo novo .  Então a Caixa tem um buraco de 4 mil milhões de euros , mais coisa menos coisa. Como é tradicional nas empresas públicas , se há buraco , o contribuinte tapa e os responsáveis pelo buraco prosseguem a sua lucrativa carreira , o que é muito fácil até porque regra geral nunca se chega a saber quem são os responsáveis quanto mais acusá-los e julgá-los.

Das primeiras coisas que se soube relativas a este prejuízo tremendo da CGD foi que o governo ia não só aumentar os gestores como multiplicar o seu número , mais concretamente dobrá-lo. Se isto parece um contra senso ao leitor que , como eu , é leigo na matéria , se calhar é porque é.  A segunda coisa foi ver a reacção que teve a exigência de uma comissão de inquérito parlamentar à rebaldaria que por lá grassa:  O PS e o Banco de Portugal não querem., preferem auditorias à porta fechada ,são  espertos.  Não é que eu ache que inquéritos parlamentares sejam coisas de consequência, especialmente quando estão a inquirir sobre os  amigos , mas esta recusa em mostrar ao público os mecanismos da “nossa” CGD  deve ser suficiente para ficarmos esclarecidos. Ainda quanto a este descalabro que para pessoas como eu prova que o Estado não só não deve como não pode ter um banco , podemos observar a reacção do BE , que fala pela voz de uma moça que  ganhou reputação de saber de economia , a Mariana Mortágua. Basta ler isto para ver que se engana e mente sempre que escreve sobre a CGD. Não são diferenças de opinião , são erros factuais e comprovados pelos quais ela nunca se irá retrair nem perder”seguidores”, até porque ela sabe bem que no seu ramo conta mais o efeito do que a veracidade do que se diz.

Terceiro assunto, o referendo inglês sobre a permanência na UE. Acho que vai ganhar o campo que defende a permanência, esta opinião baseia-se simplesmente nas probabilidades oferecidas pelas casas de apostas que costumam ser melhor barómetro que as sondagens. Espero que o Reino Unido fique, pela mesma razão que esperava que a Grécia ficasse : se um país sair o edifício todo vem abaixo . Isto já me parece preso por arames ,  optimismo injustificado e contorcionismos políticos e económicos , o euro flutua porque as impressoras não param , há guerra e refugiados aos milhões à porta , há distúrbios , motins e greves , desemprego altíssimo e  de tempos a tempos emerge um sociopata disposto a matar dezenas em nome de uma fantasia ou de um ressentimento. A Europa já viu melhores dias , mas também já viu muito piores e acredito que regressaremos rapidamente a tempos terríveis se a UE implodir , como é possível nesta altura.

Se o Reino Unido votar por ficar , a UE vai continuar a deambular em direcção a algo que ninguém sabe o que é , a resolver os problemas numa base de caso a caso , a dar poder a gente em quem ninguém votou e a fingir que somos todos amigos solidários enquanto toca o Beethoven . Se eles votarem por sair ,  espero que restem uem Bruxelas uma ou duas espinhas dorsais que admitam que este modelo morreu e precisamos de outro. Qual será ninguém sabe , mas está visto que este não serve e devemos agradecer aos Ingleses por provarem isso. É já na quinta feira.

Quarto e último , o Brasil , a propósito da notícia que nos dá conta de que foi declarado o estado de calamidade pública no Rio. Faltam menos de dois meses para os Jogos Olímpicos , que já têm tudo para ser os piores de sempre . Tal como na desgraça que assola a Venezuela, trazida por um bando de desmiolados que leram 3 livros e decidiram implementar o socialismo do século XXI , a culpa dos problemas é sempre dos outros , dos americanos , do capitalismo , do neo liberalismo e do FMI , há sempre uma conspiração externa que faz com que as boas intenções e métodos sãos destes governantes iluminados acabem sempre por trazer miséria. Não foi o Chavez , não é o Maduro , que parece um personagem de um filme satírico , não foi o Lula nem a Dilma. Tudo boa gente , mesmo quando se olha para o seu legado e para coisas como a última medida do Maduro – processar o parlamento.Se o rídiculo matasse o homem já tinha sido fulminado há meses .

Por cá voltámos à recessão , os números , ao contrário dos governos , não mentem. Se pesquisarem “recessão Portugal” no Diário de Notícias a última notícia que aparece é de 2013. Bom esforço , mas não é por não se falar nas coisas que elas deixam de acontecer. Claro que a culpa continua a ser do governo anterior, coadjuvado por forças externas que não se podem nomear e que causam a desgraça de Portugal. E da Venezuela , do Brasil e de todos os países governados pela esquerda mais ou menos extrema. Acho que essa força externa se chama “realidade”.

Anúncios

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s