Início » America » Boston

Boston

O voo de Fort lauderdale para Boston atrasou quase três horas por causa de trovoadas , o suficiente para perder  a ligação da Sata para as ilhas. Felizmente tinha comprado a viagem completa à Sata , se tivesse comprado os bilhetes separadamente estava bem tramado. A Sata guardou a minha mala , mandou-me passar a noite ao Hyatt , deu-me vouchers para três refeições ( não tão generosos como aqueles que se usam  para comprar árbitros ) e mudou o meu bilhete , em vez de fazer Boston – Terceira- Flores faço Boston –Lisboa – Ponta Delgada – Horta – Flores , em vez de chegar a casa hoje como previsto  chego no sábado ,  o que interessa é chegar. As horas já nem me pesam.

Fiquei até ao meio dia no hotel  e agora estou preparado para 9 horas de seca , entre vaguear pelos terminais , ler o Economist fazendo-o  render até pelo menos chegar a Lisboa,  e a entreter-me com observações antropológicas. Os aeroportos já são por si sítios de cruzamento de raças e culturas mas além dos passageiros , saídos de todo o tipo de  jaulas do zoo ,  há a força de trabalho que deve compreender para aí  50 nacionalidades. Andar por aqui no meio desta multidão faz-me apreciar já por antecipação a paz que vou reencontrar. Nunca me hei-de sentir bem na confusão , decididamente eu e as pessoas não nos damos lá muito bem.

Continua a fascinar-me ver que os Estados Unidos são vilipendiados pelo mundo fora e no entanto parece que metade do mundo quer vir para aqui viver e trabalhar , há alguma coisa que escapa aos políticos e comentadores da esquerda , que nunca se pronunciam sobre coisas interessantes e simples de verificar como esta : há  milhões de pessoas à espera de uma oportunidade para vir para aqui enquanto que me conste não há muita gente a querer imigrar para a Venezuela. Os emigrantes não são estúpidos nem politizados nem manipulados , são simplesmente pessoas que querem ir para um sítio melhor e por incrível que pareça  o sítio melhor nunca é a Rússia ou Cuba ou o Zimbabwe , é sempre um país  do Ocidente Capitalista.  Porque será?  Se calhar é porque são mesmo países e sistemas melhores, como está a vista de qualquer pessoa que se dê ao trabalho de olhar. O próprio Sousa Santos , essa eminência de banalidade enredada  e especialista na produção de discurso anti capitalista e anti ocidente , de vez em quando passa períodos a “ensinar” numa universidade americana , numa instituição menor  do midwest tipo Wisconsin State . Nos  Estados Unidos o sistema de ensino permite às universidade contratar todo o tipo de detritos intelectuais para dar diversidade  e inclusão ao curriculum , mesmo gente que ensina que o Bolivarianismo é  superior ao  capitalismo , ao passo que na Venezuela os estudantes são corridos a gás lacrimogénio se se manifestam contra o governo , isso  não toca o homem, que é desprovido de sentido do ridículo .

Do que se passa em Portugal nem quero saber , imagino que os indicadores económicos vão piorando , que os planos e contas do governo continuam  coerentemente baseados em fantasias e desejos e que o Bloco se ande a ocupar de causas sociais fracturantes , não sei  de que é que estão à espera para avançar com a legalização da erva , que sempre foi o que eu esperei de positivo de um governo de gente tonta . Se calhar nem isso. Talvez seja porque vários estados dos EU já o fizeram , e se os americanos o fazem não pode ser coisa boa. Vi agora que o bloco quer o surf nos currículos escolares , não sei como é que eles conseguem propor  estas coisas  com uma cara séria e calculo que nenhum jornalista pergunte por exemplo : de que maneira o estudo do surf vai ajudar um aluno de Chaves ? Se calhar vai , eu é que mais uma vez não alcanço o valor destas propostas e inovações. Que se fale sobre surf nas secundárias de Carcavelos e da Nazaré , tudo bem, agora por isso no currículo nacional é estúpido,  eu sempre achei que cada escola devia ter autonomia para escolher não só professores como matérias , ideia anátema  para a esta gente que só sonha com  planeamento centralizado.

A questão  principal por aqui é o Donald Trump, que continua a aproximar-se da presidência. Tenho amigos que vão votar nele apesar de o descreverem como asshole , coisa que me confunde muito, mesmo sabendo que a Hillary é detestada numa escala que não compreendo . Já escrevi aqui a minha opinião sobre ele , o homem parece-me desprezível em tudo e acho que ele nunca pensou chegar tão longe, candidatou-se por publicidade e vaidade e quando deu por ela estava  à frente da corrida. A ideia é medonha , a única vantagem de o saber um homem sem carácter é saber que não lhe custará nada , se for eleito, renegar no dia seguinte todas as promessas que fez, especialmente as mais descabeladas tipo deportar os ilegais e proibir muçulmanos de entrar no país. A candidatura dele tem uma  vantagem , que é dizer a todos os neo fascistas e supremacistas brancos do país : levantem-se e sejam contados. Se ele ganhar , as TV’s nacionais vão-se encher de Raqueis Varelas a apontar as incongruências do sistema americano e os perigos do presidente Trump , tudo pessoas às quais o Putin ou o Xi Jinping não metem medo nenhum e que acham que o Maduro pode ser considerado um estadista .

Continuo a admirar  os EUA  como admiro poucos outros  países , mas não troco as Lajes das Flores por Fort Lauderdale nem nunca mais me passou pela cabeça  viver num país que não seja o meu. Todos temos um , todos têm defeitos e qualidades e contradições e vantagens e desvantagens mas o facto de ser o nosso sobrepõe-se a tudo. O sítio onde partilhamos a língua , as referências , os clubes , os  nomes , as comidas, a   (des)organização , a música , o clima, o  passado e as  perspectivas.  Não há sítio como a nossa casa.

Ah , é verdade , ainda não dei os parabéns ao clube campeão nacional. Nem vou dar.

Anúncios

One thought on “Boston

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s