Início » Barcos »

Zarpamos amanhã de manhã, 3 dias de escala, tendo em conta a mudança imprevista na tripulação e as reparações, é quase imbatível.

Chegou o Frank, vive em Fort Lauderdale e já fez umas viagens comigo, incluindo uma igual a esta que decorre. É bom moço mas tem a capacidade de concentração de uma libelinha e é híper activo, mas transpira entusiasmo e boa vontade. É marinheiro que chegue, e tem uma luzes de vela, e também é meio mergulhador , uma espécie que eu gosto sempre de ter a bordo.

Ainda consegui dar a saída do barco hoje  , o  tempo oficial  de permanência do Frank em Tortola foi de 30 minutos, o tempo entre desembarcar do ferry que veio de St.Thomas , passar a emigração , dar-me o passaporte ,  dei a volta e entrei pelo outro lado com os papéis do barco e dei a saída. Esta manhã já tinha feito as compras  e ido  à estação do combustível pagar antecipadamente os 600 e poucos litros de que preciso . Fui pagar antecipadamente porque , sem surpresa de espécie nenhuma , houve contratempos. Estava a contar atestar aqui na base e eles pagavam, ficava tudo em casa e eu não tinha que avançar pagamentos, sempre mau . Acontece que a bomba do gasóleo está avariada. Muitas vezes pára porque acaba o gasóleo, desta vez está avariada há mais de quinze dias e por incrível que pareça ninguém sabe quando é que vai ser reparada.Tive que ir a outra estação , mas não aceitavam pagamentos por telefone nem havia tempo para uma transferência bancária pelo que não tive outro remédio senão avançar eu o dinheiro. Para avançar com alguma coisa é preciso tê-la, e a minha situação  financeira nesta altura é normal , ou seja , precária . Como não tinha a certeza do nível de elasticidade do cartão não quis fazer as coisas de modo a poder encontrar-me na doca  da estação de serviço com os tanques cheios de combustível sem meios para o pagar , uma situação chata. Por isso fui pagar antecipadamente e a minha estimativa do gasóleo que preciso mais o que restava no cartão bateu certo, amanhã vou atestar à confiança, mas mais confiante ainda que vamos ter vento com fartura e fazer uma boa passagem , são mil milhas redondas daqui a Freeport , se levar menos de seis dias é bom.

Tortola é dos sítios onde estive mais vezes , muitos episódios, estados de alma , recordações, momentos bons e outros maus. Gosto mais disto agora do que há dez anos mas acho que é mais porque mudei eu do que por isto ter mudado. Vejo-me mais tolerante , é de ficar mais velho , à medida que se envelhece o número de coisas que deixamos que nos chateie vai diminuindo , é das poucas vantagens de envelhecer.

Passou-se aqui outra coisa importante, um contrato para uma viagem , que já estava apalavrada há mais de um ano mais que entretanto tinha sido cancelada . Bom , voltou a ser um contrato. É um barco para levar daqui para Vancouver ,em datas ainda a estabelecer . Acordo directo entre  mim e armador , o contrato escrevi-o eu , por esta vale a pena deixar o cão por três meses. Mas há outra razão importante, é que para ir daqui a Vancouver passa-se por S.Francisco , e em S.Francisco mora uma pessoa que eu estou para visitar há muito tempo. Quero  perguntar-lhe pessoalmente se aquela história do seven year itch é só um mito ou tem um fundo de verdade.

O que é verdade é que eu para andar descansado no mar tenho que ter uma mulher em quem pensar nas horas longas. Se na altura, como agora , tenho a felicidade  de não estar apaixonado , tenho sempre facilidade em ir ao passado , que nunca o arrumo muito fundo . Já tentei pensar numa do futuro mas é um exercício impossível .

Banda Sonora a cargo do sr Lee Clayton

Wind and rain and passing fire
Thunder and lighting and wild desire
Colors of red, colors of blue
I think of anything and I think of you

Fact and fiction and fantasy
Rhyme and reason and reality
Places I’ve been and I’m going to
I think of anything and I think of you

Sand and sea and stormy sky
Flesh and pain and flashing eyes
Dreams I’ve lost and dreams come true
I think of anything and I think of you

One thought on “

Responder

