Início » Economia » O Panamá , ninguém diria.

O Panamá , ninguém diria.

IMG_20160406_212649_083

Gosto de usar bonés no Verão e gorros no Inverno , tenho uns quantos mas em cada viagem só levo um , e por puro acaso para esta viagem peguei neste. Achei muito graça quando depois de uns diazinhos de mar ligo a net e só se fala de Panamá , nos jornais há páginas e páginas sobre os “Papéis do Panamá” e numa televisão para onde olhei por acaso ontem mostrava-se uma lista grande do que presumi serem espanhóis famosos com contas no Panamá. Não precisei de ler nada mais do que um título para saber do que se trata.

Na primeira vez que cheguei ao Panamá só conhecia um pouco da História , de como o Panamá foi criado  pelos americanos porque os colombianos não se entenderam entre eles e acharam que a proposta americana para lhes construir o canal era má. O Istmo do Panamá é maioritariamente selva , com os recursos que existem na selva. Conhecia a história do canal , estava encantado por o ver e o transitar e conhecia Colón , a cidade do lado Atlântico do canal , terra decrépita , suja e desorganizada como se espera nessas partes do mundo. Quando cheguei ao lado do Pacífico fiquei de boca aberta , ainda não era isto tudo mas já para aqui se caminhava:

panamacity.r

Ora bem, o Panamá tem 3 milhões e meio de habitantes e além do Canal e de algum turismo não tem mais nada. Uma pessoa que não seja completamente ignorante olha para isto e tem que se interrogar de onde vem o guito para os arranha céus  e porque raio é que as pessoas investiriam biliões aqui , onde há selva e um Canal que é muito valioso mas não proporciona lucros assim. É simples de ver que o “modelo de desenvolvimento” do Panamá que permitiu isto foi um sector bancário deixado largamente à vontade , vocês chegam ao Panamá com um saco de dinheiro e não só não vos perguntam de onde ele vem como o investem vantajosamente , porque o Governo decreta que os impostos sobre a banca e os visitantes sejam quase nulos. Sendo assim , e com o aperto a paraísos fiscais mais tradicionais como a Suíça , tudo o que é pessoa com fortuna em mãos , interesse em escondê-la e vê-la crescer desembarcou no Panamá, ou para ali mandou o guito electronicamente. Desde homens de negócios com empresas limpíssimas ao narcotraficante mais javardo , escorreram para ali os triliões , não é preciso ser especialista para perceber isto.

Da última vez que andei pelo Panamá , há uns dois anos , andei a passear uns milionários sul americanos com amigos e interesses no Panamá , amigos de mandar helicópteros buscar-me gente ao barco e do género que cria cavalos e tem vivendas em Miami. Naturalmente não me deram muita confiança além da necessária na minha posição  mas mesmo assim , como não sou estúpido , aprendi bastante. Ver que há gente indignada ou surpreendida com o que para um leigo em finanças internacionais era perfeitamente óbvio há mais de 10 anos deu-me muita vontade de rir . Sempre esteve à vista de toda a gente , toda a gente assobiava para o lado. Só espero que continuem a divulgar as listas das pessoas que lá esconderam dinheiro , especialmente daqueles com cargos públicos, quantos mais melhor.  E que isto fizesse as pessoas pensar que  só há paraísos fiscais porque há infernos fiscais , infelizmente não me lembro de quem disse isto mas está muito bem dito.

Entretanto se algum milionário por aí  estiver à procura de maneira segura de fazer chegar um saco de dinheiro a um banco do Panamá , tem aqui um criado ao seu dispor.

 

 

Anúncios

One thought on “O Panamá , ninguém diria.

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s