Início » Política » Trump

Trump

Há mais de seis meses , a discutir as próximas eleições americanas com um amigo que respira política ,   escreve regularmente na imprensa e andava  entusiasmadíssimo com o Bernie Sanders , dizia-lhe que os EUA nunca o elegeriam , ao Bernie  porque  é  socialista e ao Trump porque é um bobo, uma personagem televisiva. Este par , argumentei eu , estava a ser promovido para deixar as pessoas mais extremadas nos campos Democrata e Republicano soltarem vapor , ventilarem a raiva e frustração apoiando candidatos “rebeldes” e “revolucionários” mas quando chegar a eleição do presidente a escolha seria entre Clinton e Rubio ou Cruz.

Parece que me enganei , e vou falar nisto porque pode bem ser que me engane outra vez e ao menos fica escrito, não gosto muito de esperar para ver e depois dizer  “eu sempre achei que isto ia ser assim”.

Continuo a acreditar que o Bernie Sanders não tem hipóteses de ganhar sequer as primárias , primeiro por causa da aversão nacional ao socialismo , mesmo sem entrar em discussões sobre o termo em si . A palavra , por muitos factores , é um bocado tóxica lá . Depois porque a Hillary é a cabeça de uma máquina política tremenda e é a possibilidade dos Democratas manterem o poder sem balançar o barco , e isto é muito apelativo. Simpatizo com muitas ideias do Sanders e com o homem em si , do que me foi dado a ver , mas ficaria muito espantado se a candidata dos Democratas não fosse a Hillary. A senhora é política em forma de gente , com todas as qualidades e defeitos que isso carrega , e não poupa em nenhum , desde ser uma oradora notável até mentir descaradamente , desde dominar os assuntos até ter associações com pessoas … más , desde ter sempre a resposta certa na ponta da língua até se contradizer à medida das necessidades passando por misturar proveitos próprios com negócios públicos , Hillary Clinton é  O Sistema aperfeiçoado ao ponto de a deixar a um passo da chefia da maior super potência da Terra . Contra isto um avô simpático e idealista de sempre , com poucos meios e a pregar redistribuição de riqueza pode pouco.

Do lado dos Republicanos o único nome que se ouve é Donald Trump , nesta altura lidera as sondagens para ser o candidato. Tendo em conta que o arraial da campanha eleitoral americana dura há um ano e que a decisão final sobre o candidato é em Julho as coisas ainda vão dar muitas voltas, e espero que sim , porque o Presidente Trump seria uma desgraça.

Nem quero discutir  propostas populistas como construir um muro na fronteira do México ou entrar numa guerra de tarifas com a China. No site da campanha podem ler-se as “posições”,  é tudo bastante vago e escasso em detalhe , mas o problema vai além do populismo e do facto de o Trump ser uma personagem de televisão que domina completamente esse meio e o formato reality show em que se tornou a política . O problema é que o gajo é notoriamente uma má pessoa. É mesquinho , é retrógrado , é ofensivo  , é vingativo , é preconceituoso , racista ,  xenófobo e é vaidoso muito para lá do que seria aceitável na posição dele . Aquele cabelo. É mentiroso, fanfarrão  ,  manipulador , não respeita os adversários nem os oponentes e já mostrou em várias ocasiões que não se esquece nem perdoa àqueles que lhe fazem frente ou o criticam .  Se isto pode ser simplesmente lamentável   num homem de negócios , num presidente dos Estados Unidos seria terrível. Mesmo que depois de eleito a realidade o fizesse voltar atrás em ideias mais absurdas como querer deportar 12 milhões de imigrantes ilegais e falar dos estrangeiros em geral com mais civilidade , o carácter , modos e inclinações estão lá, tal como as dos que o apoiam. É muito mau.

Espero bem que até Julho os Republicanos arranjem maneira de parar este demagogo que arranjou um palanque enorme e uma multidão de fiéis e começa a parecer imparável , muito por culpa da incompetência e insuficiência das alternativas . De qualquer maneira não estou muito alarmado , ainda , porque duvido muito que o Trump ganhe uma eleição geral mas o que é certo é que o povo é que vota. E o povo pode mostrar-se muito estúpido.

Anúncios

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s