Início » Uncategorized » A Etiópia vai ter que esperar

A Etiópia vai ter que esperar

Lá veio no Sábado a autorização de deixar o barco, está seguro e entregue e “abandono do barco” já nunca pode fazer parte do eventual processo. A dada altura o patrão perguntou-me se eu ainda estava disposto a voltar no Verão para levar o barco , respondi que naturalmente  mantinha tudo o que tinha dito e que faria isso apesar do dono do barco ter desvalorizado a minha opinião e ter-nos implicitamente acusado de estar aqui de férias.

Quis comprar um bilhete para Lisboa para hoje mas houve enriços com o cartão de crédito. Na tentativa de descobrir qual era o problema deles andei a ver saldos e extratos e pasmo com a autêntica chulice , a vergonha das taxas e comissões que eles cobram por cada utilização do cartão, é medonho . É medonho e vergonhoso porque a maior parte das pessoas não se apercebe disto e quando usa um cartão , seja para pagar um almoço à porta de casa seja para comprar um bilhete de avião do outro lado do mundo, pensa que está a pagar o que está lá escrito no recibo e ignora alegremente o que paga ao banco.

O nosso governo do Tempo Novo, que virou a página da austeridade , entre outras medidas condizentes com a declaração veemente do Costa que não ia aumentar impostos , acaba de aumentar o imposto  sobre a utilização dos cartões , em 4%. Além de tudo o que já se paga ao banco quando se faz um pagamento vamos agora dar mais 4% ao Estado. Da minha parte continuo determinado a fazer todo o possível para usar cartões bancários apenas quando mesmo inevitável e sugiro a toda a gente que faça o mesmo para poupar algum. Teoricamente é o comerciante que paga o imposto mas isto é fácil de contornar como é bom de ver , por ajustes de preços ao consumidor . Dinheiro vivo , porque como não somos todos grandes empresários e políticos que podem aldrabar as contas em milhões sem consequências , temos que nos defender como pudermos. Sugiro que esqueçam as tangas publicitárias que fazem acreditar na vantagem e conveniência de pagar com um cartão, não existe vantagem nem conveniência , existem lucros para o banco e para o estado.  Não me alongo mais com comentários ao governo porque me dá náuseas e ainda ando mais desesperado porque o Passos , em vez de vir lutar contra isto e afirmar-se liberal e disposto a mudar o sistema , vem dizer que continua a apostar na “social democracia”, vá bardamerda , a social democracia , na sua interpretação indígena , também ajudou a trazer-nos onde estamos. Agora a função pública vai voltar a trabalhar 35 horas por semana. Ninguém  consegue explicar qual é a lógica desta discriminação flagrante entre sector público e privado, mas tudo passa como se fosse natural, é incrível.  Ninguém tem coragem de dizer que o problema é o excesso de peso do Estado porque esse excesso de peso é que vota. Ou seja , quando o Costa voltar para o lugar que merece e que corresponde aos votos que teve , não é o PSD que vai reformar o Estado como de resto tivemos oportunidade de ver em 4 anos.Tiveram o mérito de aguentar isto , não é pouco mas esperava-se mais.

Bom , voltando à situação  no Oceano Índico, investiguei longamente a possibilidade de parar uns dias na Etiópia a diferença de preço nos voos não chegava a cem euros mas fiz contas e contas e tive que desistir. Se estivesse a regressar de uma viagem de sucesso nem hesitava , mas estou a regressar de um falhanço ruinoso pelo que não é a altura de fazer turismo.Entre o visto de entrada , o transporte para a cidade e o regresso , o alojamento e a comida por 3 dias , saía-me a brincadeira em mais de €200 , mesmo dormindo  em tugúrios decrépitos , andando a pé e comendo nas bancas na rua. São exercícios bons mas para outras circunstâncias , agora importa é cortar os prejuízos e fazer o que é mais económico.

Amanhã às 7 da matina já tenho que estar no aeroporto, hoje vou-me meter num autocarro qualquer , são 30c para qualquer lado , e ver onde me leva. às vezes chega-se por acaso a sítios como este.

IMG_1031

 

 

Anúncios

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s