Início » Uncategorized » Invernia

Invernia

Clássicos de Inverno , o resgate a um skipper solitário que fazia parte de uma regata. Lá foi  o helicóptero da Força  Aérea e o navio patrulha buscar o gajo , acho bem mas achava melhor ainda se os veleiros  que andam no mar nestas partes nesta época tivessem que ter um seguro valente que cobrisse não só perdas de material e de saúde mas também parte das despesas pesadas que estas operações carregam. Também é  verdade que os meios da Força Aérea , para estarem operacionais , têm que ter treino e estas saídas também servem para isso  , por isso no fundo não há grande coisa a lamentar a não ser mais um destroço à deriva no Atlântico Norte e um gajo que rapou muito friozinho e agora tem uma história boa para contar.

 Tem estado mau tempo e prevê-se pior ,alertas de todas as cores , aviões cancelados , estragos no arquipélago todo , aqui que eu saiba ainda não houve danos  mas Quinta e Sexta  é que vem aí uma daquelas tempestades mães delas todas , com ventos de força ciclónica, felizmente não é de Norte pelo que não faz tanto frio.

Já plantei as árvores todas , e favas , favas que se vingarem todas me vão fazer enjoar  e oferecer sacos delas a amigos e vizinhos. E trocar , porque depois não deixam de me dar tipo um saco de laranjas ou umas morcelas. Está no tempo das matanças , a qualquer momento o meu vizinho convida-me para a dele e lá vou , calculando a coisa para chegar já depois do animal ter expirado . De o ouvir a chiar até à morte não me safo , há pelo menos meia dúzia de vizinhos que matam os seus porcos aqui ao alcance sonoro , mais ou menos dependendo de onde sopra o vento , e nunca é uma coisa agradável de ouvir , especialmente se quem o mata não tem a mão bem certa para o sítio onde o golpe é mais eficaz e aquilo dura muitos minutos . Dispenso sempre ver a morte do bicho mas não me importo nada de ajudar depois , a raspar e desmanchar o bicho e cortar a carne .

Decidi deixar as galinhas à solta , como vêm sempre comer milho ao galinheiro são fáceis de fechar e têm lá o abrigo e onde deviam por ovos mas nada , não há ovos há semanas . Já cumpro os requisitos todos da PETA excepto os minutos de contacto pessoal diário com as galinhas e a música clássica das dez   às seis da tarde e elas respondem-me assim , recusando-se a por ovos. Está mal .

Ouvi na rádio o CEO , ou um dos mandantes , do Banif a garantir que o banco não corre risco nenhum de fechar  e hoje até o primeiro ministro veio confirmar a boa saúde do banco , sinal claro que está na altura de deixar o Banif , deve estar  por  dias. Sou cliente do Banif porque aqui só há dois, a CGD é o outro, e eu precisava de uma conta bancária como qualquer pessoa. Comparei as despesas de transacções e gestão de conta e tal e na altura pareceu-me aquela a melhor, lá abri conta. Fiquei desagradado  com eles ao longo do tempo por causa de atrasos enormes em recepções de transferências bancárias do exterior , depois pela quantidade e valor de taxas que cobram por   um levantamento num multibanco no exterior ou a substituição de um cartão e  finalmente porque uma vez não me venderam esse perigoso obscuro instrumento de alta finança que é um cheque avulso.

Essa figura , o anacrónico cheque avulso , existe , custa uns seis euros se me recordo e pode ser pedido ao balcão. Na altura em que quis um ia deixar o país e precisava de deixar uma despesa futura com pagamento. A minha conta tinha uns cinquenta euros , como sucede muita vez . Eu disse que sabia disso , que precisava do cheque para o pré datar , que que eu saiba não é irregular ou ilegal , que na altura em que o cheque fosse apresentado a cobrança a conta ia ter ampla provisão  , que além disso eu conhecia perfeitamente as consequências legais de passar um cheque careca , que o número de dias em que a minha conta tinha estado a descoberto com eles em quatro anos desde que existe era  zero e que era uma  questão de necessidade para mim . Não me puderam ou quiseram vender o raio do cheque  , fiquei determinado a fechar a minha conta lá e passar para a CGD , entretanto fui adiando quanto mais não seja porque não queria ir abrir uma conta nova com cem ou duzentos euros e também porque este Verão quando estava nos EUA  o meu balcão do Banif desenrascou-me fazendo algo a que realmente não era obrigado , que foi dizer-me o meu saldo ao telefone só por eu dizer que era eu , favor que eu apreciei. Mas este gajo nunca ouviu falar de online banking? , perguntam vocês com muita razão . Já ouvi  , mas além de ser procrastinador por natureza , sobretudo em coisas que não são essenciais , tenho andado nesta do muda de banco não muda , para tratar disso. Já andava chateado com o Banif de qualquer maneira , se o director geral acha necessário afirmar em público que o banco é sólido é altura de procurar outro, sem grande pressa porque não tenho lá nada que se veja , as pessoas que têm lá investimentos ou depósitos superiores aos tais cem mil euros se calhar faziam bem em despachar-se. Agora ando a pensar que nada me obriga a ter um balcão bancário , acho que vou , na impossibilidade de viver só com dinheiro vivo ,  procurar um banco que seja exclusivamente online. Deve haver uns quantos , e não basta uma pessoa queixar-se de que os bancos são uns mauzões  que causam as crises , esmifram os clientes , roubam à  grande , são clubes de amigos a fazer favores a amigos e políticos e depois apoiam-se sempre no Estado e  outras  coisas que não deixam de ter o seu  fundo de verdade. Melhor que ralhar é procurar alternativas e reduzir a dependência  , porque os bancos oferecem dezenas de produtos , da esmagadora maioria dos quais ninguém precisa, e não tenho dúvidas de que a internet ferve de ofertas e sistemas inovadores de lidar com as nossas finanças, mesmo que obriguem a mudar certos hábitos, vou investigar.

O gato ainda não tem nome , não é uma questão de somenos porque vai ter que viver com ele a vida toda . A lista até agora

-Moby

-Slimani

-Preto

-Felix

-Vasco

-Floyd

-Mate

Fiquei muito contente e aliviado por ver que se dá bem com o cão , que anda que tempos atrás dele  a lambê-lo ,  o gato anda sempre todo molhado , já não se estranham um ao outro, pensei que levasse mais tempo. Espero que entretanto mude de hábito mas por agora dorme em cima da minha cabeça, não lhe basta dormir na cama , tem que ser mesmo em cima da cabeça, se o tirar de lá cinco vezes ele volta seis  , vence-me pelo cansaço. Se me dissessem há um ano que ia ter um gato franzia o sobrolho e dizia “não pá, nem gosto muito de gatos”… continuo sem gostar assim muito de gatos , só gosto deste.

4 thoughts on “Invernia

  1. Moby, sem dúvida nenhuma!
    Quanto às galinhas terem deixado de pôr ovos, é normal elas entrarem em momentos de “descanso”, a minha (tinha duas, mas a 2ª foi devorada por um animal desconhecido em pleno jardim, há umas semanas…) está para o mesmo… Pausa natalícia (se bem que agora é que davam jeito os ditos)!

    Gostar

  2. Quando ouço “um dos mandantes , do Banif a garantir que o banco não corre risco nenhum de fechar e hoje até o primeiro ministro veio confirmar a boa saúde do banco” faz me lembrar os presidentes dos clubes no dia anterior a despedirem o treinadar quando dão um voto de confiança no mesmo.

    Caixa de Crédito Agrícola e Millenium Bcp on line, trabalham muito bem respectivamente, digo-o por experiência propria.
    Abraço e que continue a odisseia.
    keytas

    Gostar

Responder

