Início » Uncategorized » Avaliações

Avaliações

O novo capitão deste barco era para vir de manhã  para a transferência , veio às duas horas , só foi mais chato porque se passou a manhã toda à espera , é assim. Um dos slogans deste ramo profissional é  despacha-te e espera  e , não é demais repeti-lo , a primeira virtude do marinheiro é a paciência.

O capitão é velhote e vem da marinha mercante , já passou inclusivamente um mês na Lisnave  , há mais de 40 anos. Eu disse-lhe que esses estaleiros estoiraram há muito tempo , tal como a marinha mercante portuguesa ,  por causa da troika e do neoliberalismo. Também lhe disse que agora temos um governo de esquerda pelo que as coisas já estão a melhorar em Portugal, por exemplo estão em vias de acabar os exames escolares, o que vai ser óptimo porque há muitos anos que uma das  principais queixas que tínhamos e factor que atrasava o país era as criancinhas andarem deprimidas e aterrorizadas por terem que fazer exames , como nos explicou a atenta ,  profunda e carinhosa Catarina Martins.  É um anacronismo intolerável fazer os miúdos estudar e depois avaliar o que aprenderam , já para não falar do problema sério que temos  se as crianças aprenderem cedo  que a vida é injusta , exige esforço e que as pessoas não são todas iguais .

 Eu próprio me lembro bem do que sofri e do alívio que senti quando  acabaram com a Prova Geral de Acesso em que por acaso tinha tido 96% e que não me serviu para nada. A angústia que foi ver ali revelado que eu era mais culto e melhor alfabetizado que a maioria dos meus contemporâneos  ia-me dando cabo da vida e quase me melhorava as hipóteses de acesso ao curso que eu queria , o que teria sido  uma injustiça e teria aumentado a desigualdade do sistema. Felizmente foi corrigido a tempo e espero que agora se caminhe com energia nesse sentido , porque como a esquerda nos ensina não existem crianças estúpidas  nem professores incompetentes pelo que o que se convencionou chamar “educação” tem que ser uma espécie de processo administrativo em que qualquer imbecil  com uma licenciatura e para o qual o sector privado não tem  utilidade ocupa os horas dos alunos com o que lhe apetecer  e no fim de um dado período toda a gente fica escolarizada com sucesso.

Se tivesse filhos asseguro-vos de que faria tudo o que fosse possível para os escolarizar  eu próprio em casa , arranjando maneira de lhes dar tempo e ocasião para brincar com outros e de os preparar para algum eventual exame , porque delírios à parte espero que pelo menos um exame se faça nalguma altura antes de dar a escolaridade de um aluno por concluída. Se o nosso governo PCP/BE/Partido Organizado para Tomar Conta do Estado  quer continuar a fazer de conta que defende a Liberdade deve legislar para oferecer a possibilidade clara de uma pessoa optar por educar os seus filhos em casa. Pessoas que reconhecem a necessidade disto estão , por isso mesmo, habilitadas a fazê-lo.

Bom , voltando ao barco , fez-se uma demorada inspecção e descrição dos sistemas e problemas encontrados na viagem , o novo capitão como eu disse tem muita experiência mas não sobre vela , não é um pormenor  e de certeza que vai proporcionar momentos interessantes a primeira vez que tirarem daqui estes barcos para ir velejar , espero que prevejam fazê-lo num dia sem clientes a bordo.

Entreguei os relatórios , assinaram-me as três folhinhas que me libertam , avaliaram a minha prestação em excelente em todos os parâmetros mas desta vez não contou muito porque em pelo menos metade deles  não sabiam o que estavam a avaliar. Ainda assim foram simpáticos em pôr a cruzinha no quadrado certo ,  a mim ser avaliado não me desmotiva , deprime ou  traumatiza , já tinha prevenido o  patrão de que fosse para que lado fosse a avaliação não era muito de confiar mas ele já esteve ao telefone com o cliente a perguntar-lhe da sua satisfação  ( no meu mundo o mais importante é servir bem e garantir que o cliente fica  satisfeito , é uma loucura , não é?) e continuo bem instalado no topo da carreira . No topo operacional   , porque em termos de pagamento , é igual ao dos novos recrutas e em termos de regalias e protecção social também , são zero.

Um dos tripulantes do outro barco arranjou um contacto com o mercado negro do álcool e conseguia-nos cerveja a 4,5USD a garrafa. Como está documentado e provado há milénios , de cada vez que um governo proíbe ou controla algum produto que tenha procura começa logo ao lado o contrabando do mesmo produto . Esta evidência não entra de maneira nenhuma na cabeça dos Senhores do Estado , com a sua obsessão pelo controlo e a sua convicção de que teorias ridículas e/ou absurdas , políticas ou religiosas , podem ir contra a vontade e instinto das pessoas.

Não me apetecia nada pagar esse preço por uma cerveja , ainda por cima Carlsberg , mas a ocasião exigia-o e lá se foi pela calada numa lancha a um barco aí ancorado buscar uma caixa de cerveja.

Perguntei ao capitão , que nestes dias já vive connosco a bordo , se havia algum problema em beber as cervejas aqui , não queríamos ofender ninguém , ele disse que de maneira nenhuma , somos convidados do país e devemos divertir-nos e aproveitar como quisermos , só não podíamos era dar nenhuma a ninguém e nem queria saber de como as arranjámos.

Celebrámos nessa noite a conclusão oficial da viagem com muita galhofa , muitas histórias de navegações passadas e episódios engraçados , já nos marcaram os bilhetes de regresso ,  felizmente são só dois voos e  a escala , curtinha , é em Istambul. O dia seguinte foi tirado para o turismo , fui a Malé e a outra ilhota ao lado , sobre isso um próximo capítulo.

Responder

