Início » Barcos » Foi-se o Frémito

Foi-se o Frémito

O meu patrão  tinha-me mandado a proposta para isto num parágrafo , como de costume : o meu salário , o salário do imediato e os bilhetes de avião. Geralmente costuma ser só um número com tudo incluído , desta vez estranhei , com agrado , que não havia orçamento para os transportes pelo que concluí que era o que custasse, como devia ser sempre. Ainda perguntei se eram eles que compravam os bilhetes , não me respondeu . No dia em que foram confirmadas as datas mandou-me a mim e ao outro skipper ( vamos dois barcos, de conserva como se diz em “náutico”) um exemplo de um voo a partir de Londres para aqui por £400 . O problema é que era com a Air Etiópia , provavelmente a detentora do record continental de  bagagens perdidas e aquela tarifa incluía quase um dia inteiro em Adis Abeba. Ora eu adorava passar um dia em Adis Abeba mas uma coisa é fazer turismo e outra é ir para o trabalho e não faço as duas ao mesmo tempo . Ignorei o facto de a Emirates patrocinar o benfas  ( usualmente nem sequer toco em nada que apareça naquelas camisolas)  e comprei dois bilhetes  , via Dubai.

Se tiverem a possibilidade de escolher a companhia em que voam escolham uma que não precisa de dar lucro por ser propriedade de um reizinho semi feudal  qualquer , ficam sempre bem servidos.

7 horas de Lisboa até ao Dubai ,parece-me que se devia dizer até Dubai , já que é o nome de uma cidade , mas não sejamos picuinhas. Apreciei muito o facto de o piloto , ali por altura do Chipre , ter desviado nitidamente para Sul  ( isto vê-se no monitor de voo) , porque se forem ver a linha que liga Lisboa ao Dubai passa por cima da Síria , não é preciso dizer mais nada.

Do Dubai só vi luzes e uma secção do aeroporto , foi o tempo de trocar de avião e mais 4 horas e meia  para Mahe.

Não há prémios para quem adivinhar quem foram os primeiros europeus a ver , descrever e assinalar as Seychelles , arquipélago de cento e tal ilhas e noventa mil pessoas. Um dos sítios mais bonitos que conheço.

transferir

No aeroporto pediram-me 40€ por um táxi para a marina e 50€ para alugar um carro 24 horas , a escolha foi fácil. Passei por um parque com uma estátua de uma tartaruga gigante , um dos símbolos do país , e lembrei-me daquele momento tão dignificante para o estado português quando o Presidente da altura visitou as ilhas e se fez filmar escarrapachado em cima de uma tartaruga. Além do ridículo , que não me incomoda assim tanto , fiquei a pensar foi em que raio de interesse teria  para Portugal fazer uma visita de Estado a este fim do mundo com o qual as únicas relações que temos são alguns turistas que cá passam férias. Que critério , além de ser um passeio bonito e exótico , terá levado o Presidente a encher um avião com família e amigos e vir até aqui.

Chegámos ao barco , que está aqui , e encontrámos dois maldivos  , representantes da companhia que comprou estes barcos, catamarans de 38 pés com 5 anos , nada de especial . Tinham a lista do costume de coisas que deviam ter sido feitas e não foram , alguns enguiços administrativos e falhas de comunicação mas tudo está encaminhado para zarpar na sexta e levar 10 dias de mar até Malé .

O meu entusiasmo anda perto do zero, ainda nem começou e já estou cansado e com a  cabeça noutra ilha . Começa a ser demais , uma pessoa  não pode ver assim a motivação ,  a satisfação e o prazer no trabalho  a decair sem fazer nada. Eu sei bem há milhares de trabalhos muito piores e muito mal pagos e que de cada vez que me queixo ou me sinto saturado disto tudo devia pensar em todas as pessoas que se levantam todas as manhãs para ir picar o ponto num trabalho estupidificante que detestam e paga pouco , mas também nisso acho que não é por nos compararmos com os outros que encontramos felicidade.

Dantes havia uma alegria , um sentimento de descoberta , prazer em quase todos os aspectos do serviço, um verdadeiro frémito . Hoje  já nem por isso e alguma coisa vai ter que mudar em breve.

 

Responder

