Hoje tinha que me levantar cedo , acordei às seis e meia com o cantar do galo  (acabei por o indultar , é um galo de sorte) e   enquanto esperava pelas oito entretive-me a cortar e arrumar lenha e tratar das ovelhas . Descobri há pouco tempo que uma das ovelhas é cega ,   a princípio pensava  que ela era estúpida mas afinal a pobre não vê nada . Na medida em que se consegue aferir do bem estar de uma ovelha ,  está óptima , e de qualquer maneira já vai do temperamento natural da ovelha guiar-se pelas outras .

Preparei  as coisas para a instalação das minhas novas portas , a conclusão de uma obra que começou por pretender ser um alpendre e acaba três anos depois como uma divisão nova . Já vi muitas casas com roupeiros maiores que esta divisão mas a mim parece-me mesmo a medida certa. A montagem das portas estava marcada  para começar às oito mas  eu tinha percebido mal e afinal é para amanhã. Confundi-me , até sabia que hoje é Domingo mas às vezes trabalha-se aos fins de semana .

Fui dar  um passeio com o cão , emagreceu uns bons dois   quilos neste mês e agora está mesmo bem ,  agora que me vou embora outro mês  ele vai voltar  a engordar porque come quase o mesmo mas faz uma fracção do exercício quando não estou cá. Às vezes dou por mim a pensar noutro cão , a pensar em tudo o que vou  ter que fazer com ele para não me sair como este , não que este seja mau mas tem defeitos que vêm de uma educação  descuidada. O Rofe não é o cão perfeito ( cada qual tem o seu ideal de perfeição) simplesmente porque eu não o soube nem pude educar para isso , e não teria sido diferente se ele fosse de raça pura ou mesmo de outra raça . Só lhe falta disciplina e obediência , um bocado como certas crianças , arriscando uma comparação controversa .  Esta falta de disciplina e obediência não é má  para o cão ,só torna a vida do dono menos simples e as actividades que faz com o cão mais limitadas , mas nas crianças já tem consequências sérias e negativas no seu futuro.  Será que as pessoas às vezes pensam que uma boa razão para ter um segundo filho é que depois do primeiro  já sabem tanto sobre filhos e faziam tantas coisas diferentes e melhores  que vale a pena  ter outro?

Agora ando à procura é de um gato e muito curioso por ver o que é que o Rofe  vai achar da proposta. Quero um gato principalmente por causa dos ratos , dos quais não me consigo ver livre a menos que desencadeie aqui uma guerra  química  em larga escala porque a guerra convencional não está a ter sucesso. É um conflito assimétrico  , um bocado como com o estado islâmico , os ratos infiltram-se, encontram mantimentos , atraem mais ratos das redondezas porque espalham a Palavra do Rato e quando pressionados retiram rapidamente , porque dominam o terreno. Para não ter que envenenar as redondezas todas e mesmo assim ver os ratos voltar daqui a meses é preciso uma solução mais definitiva , no meu  caso é um gato , no do estado islâmico não faço ideia.  Outra vantagem é que um gato tem  manutenção quase zero ,é só a comida suficiente para o manter com fome para caçar  . É um bicho largamente independente , e isso também é bom , se me vou embora por um mês ou três o gato está-se nas tintas , havendo comida no sítio do costume à hora do costume. Ao contrário de um cão , qualquer gato me serve , tenho é que arranjar um ainda pequenino , para se habituar ao cão e o cão a ele , se correr bem . Também gosto de furões , que são muito  superiores aos gatos na caça aos ratos , mas tinha que ter o furão numa gaiola senão deixava de ter galinhas assim que olhasse para o lado . Além de não ter piada nenhuma , nem para nós nem para o furão, tê-lo numa gaiola ,  se está numa gaiola não pode caçar , logo , está excluído.

Estava a pensar em que título dar a este post sobre bicharada e lembrei-me do Animal Farm , livro que devia ser de leitura e discussão obrigatória em todas as escolas . O que é iria na cabeça do tradutor que decidiu chamar-lhe em português “ O Triunfo dos Porcos?”

Responder

