Início » politica » Perguntas Eleitorais

Perguntas Eleitorais

Já estive mais de uma dúzia de vezes na Terceira ,  nunca saí do aeroporto e não vai ser hoje , apesar das 8 horas de espera , que é o que vem mesmo a calhar depois de outras 12 no aeroporto de Boston e um voo de 4 e meia, estou aqui fresquinho que nem uma alface a ponderar sobre as maravilhas de viajar.

Coisas muito interessantes pelos jornais , nunca imaginei , depois destes quatro anos , que as sondagens colocassem a coligação do governo em posição de vencer as eleições. Nas últimas escrevi aqui que deles só esperava que cumprissem a legislatura completa e que não nos envergonhassem, e espanto-me de ver que foi feito.É certo que houve muita gente a querer que o governo fosse demitido , o Soares até se fartou de incentivar uma  revolta popular nas ruas mas o que é certo é que a coisa passou com normalidade , um governo é eleito para governar e governa , apesar do desconforto dos adversários que naturalmente acham que eles é que deviam governar , que os eleitores se enganaram e sendo assim o que havia a fazer era “correr com eles”. São pessoas que ainda não interiorizaram bem esta coisa da democracia parlamentar . Quanto ao envergonhar , não tenho dúvidas que muita gente se pode ter sentido envergonhada a algum momento por algum dos nossos ministros , eu que me lembre , não. Quer dizer , o Relvas foi uma vergonha e o Barreto Xavier é outra , apeteceu-me muitas vezes insultar um ou outro de morte e perguntar mas que merda é esta , pá!!??! , mas a uma humilhação nacional, tipo a que sofreu a Grécia graças aos seus iluminados  revolucionários do Syriza , fomos poupados.

Tenho algumas questões relativas às eleições de Domingo  , sei bem que não têm resposta fácil mas tenho que as colocar à mesma:

  • Como é que pode parecer racional querer entregar o poder ao mesmo grupo que o exerceu à vontade durante uns anos bons que terminaram com um resgate e o país falido e virado de pernas para o ar? O que é que mudou no PS para fazer tanta gente confiar neles , sobretudo quando não se ouviu nem um sinal de arrependimento pelos erros passados?
  • Costa :   «Nós temos um programa de relançamento da economia assente em dois vectores fundamentais: a reposição do rendimento das famílias e a criação de condições de investimento por parte das empresas». Essas coisas fazem-se por decreto? De onde vem o dinheiro para a reposição do rendimento e para melhorar as condições das empresas? O programa para relançar a economia é dar dinheiro às famílias e crédito às empresas? Isso não se tentou já , e não correu como sabemos?
  • O que é que distingue o Bloco de Esquerda do Livre do Agir do MAS do Tempo de Avançar do Nós Cidadãos , além do líder? Porque é que este pessoal  não se consegue entender e apresentar uma face única e organizada , uma verdadeira alternativa? Se não se entendem entre eles para uma campanha é suposto acreditarmos que se entenderiam para nos governar?
  • Porque é que pomos ( e bem) neonazis na prisão e deixamos o PCTP MRPP declarar morte a este ou aquele com  impunidade?
  • Porque é que a Joana Amaral Dias destruiu anos de fantasias minhas com aquelas sessões fotográficas inenarráveis?
  • Como é que o pessoal que passou estes anos a falar de guerras civis , espirais recessivas , devastação do país , catástrofe inevitável , economia de guerra e afins consegue agora ignorar tudo isso sem se tocar ? 
  • Como é que pessoas que aplaudiam o Syriza agora estão quedos e mudos perante o descalabro esperado?O Rui Tavares chegou a mandar uma ridícula carta aberta aos gregos em nome dos portugueses ( haja lata)  , a Catarina Martins voou deleitada para Atenas , hoje o Tsipras já não faz capas de jornais nem enche a Europa de esperança, limita-se a fazer pela vidinha , perdeu o estatuto e foi convenientemente esquecido pelos que nos quiseram convencer de que era esse o caminho. Como o Costa.
  • Como é que o homem que pretende liderar e representar o país pode fazer figuras destas e continuar candidato, e isso depois  de coisas como SMSs a ameaçar jornalistas?
  • Porque é que ainda não internaram o dr. Soares?
  • Como é que é possível que o PS faça de conta que não conhece o Sócrates de lado nenhum?
  • Como é possível haver tanta gente pensante que não perceba que não obstante submarinos e tecnoformas , promessas quebradas e incompetências várias as pessoas olham mais para o que está à sua volta , para a sua vida e perspectivas , e votam com isso na mente? E que para cada trafulhice , alegada ou provada , do PSD e CDS o PS consegue apresentar duas piores?
  • Porque é que as sondagens que arrasavam a popularidade do governo em 2013 e 2014 eram base para o demitir , tiravam a legitimidade , mas as de hoje são todas manipuladas e não querem dizer nada?

Não tenho  por garantido , nem perto , que a coligação vá ganhar e se ganhar não vou celebrar porque estes se mantêm no poder , vou celebrar porque não o demos aos outros . Suspeito que a abstenção vai ser mais pequena este ano porque há muita gente zangada que o quer mostrar nas urnas , isso já será positivo, e se por acaso nos calhar um governo Costa, pois que seja. Se o PS se coligar com a extrema esquerda e nos fizer embarcar noutra aventura rumo a amanhãs que eventualmente cantarão e a  modelos de desenvolvimento de esquerda , o pior que pode acontecer é daqui a um ano ou dois estar aí a troika outra vez. Só que desta vez já serão as instituições. E assim que as coisas começarem a correr mal, vai ser pela pesada herança , pelas manigâncias dos mercados , pela obstrução da oposição , porque nunca corre mal por culpa deles nem das ideias que os animam.

Portugal vai continuar ,e nós também, haja calma e que toda a gente vote no Domingo em paz e liberdade .

PS: Que tal se têm dado com a TAP em mãos privadas? Está a ser dramático ,  não é?

Anúncios

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s