Início » Barcos » Tortola

Tortola

Não fora o pormenor de ser a ilha errada e a chegada ao porto do Marin na Martinica não podia ter corrido melhor. O Patrício viveu lá durante bastante tempo , pelo que tinha piloto para entrar e tudo. O gasóleo estava no vapor , um dos manómetros já nem marcava nada , felizmente os últimos dois dias o vento finalmente tinha chegado e fizemos caminho. Quando arriámos as velas à entrada do canal faltavam cinco milhas para o porto , fui por ali acima devagarinho à espera de a qualquer momento ouvir um dos motores a parar. Ancora  a postos para fundear se fosse preciso mas não estava nada ralado mesmo. Depois dos vinte dias anteriores o risco de se me acabar o gasóleo num canal a poucas  milhas de um porto movimentado nem sequer regista na escala , teria sido só uma inconveniência.

O meu plano , sempre astucioso , daqueles que se lhe puséssemos uma cauda e umas orelhinhas parecia uma raposa , era chegar à doca do combustível mesmo antes da hora do fecho, sendo os últimos clientes e tendo bons modos deixam-nos passar a noite na doca à borla. Amarrei às dez para as cinco , a bomba fecha às cinco.

Meti o gasóleo necessário para chegar a Tortola sem sobressaltos , mesmo sabendo que podia contar com bons ventos , o tipo da bomba deixou-nos ficar como esperado , o tempo para ir á alfândega e ao supermercado na manhã seguinte e seguir caminho.

Passámos logo ao bar , convenientemente mesmo em cima das docas , disse ao moço que me fosse trazendo cerveja assim que visse o copo vazio e liguei-me ao mundo. Em duzentos emails havia dois importantes:  há um barco em Tortola para eu levar para a Florida , em querendo , e há uma editora nacional que me propõe publicar um manuscrito que enviei mesmo antes de sair de Las Palmas.

Quanto ao barco em Tortola , claro que o pensamento foi logo para o meu cão , mais quinze dias sozinho , mas não fui capaz de  recusar , até porque mentia se dissesse que não tenho umas saudadezinhas de Fort Lauderdale .  Não gosto muito é de Tortola , como de resto não aprecio as Caraíbas por aí além e já disse muitas vezes que não fora em trabalho nunca mais me apanhavam aqui, porque tendo o dinheiro necessário para vir aqui de férias tinha 20 sítios onde preferia ir antes destas ilhas. Não me vou alongar sobre as razões , já falei muito disso aqui .

Quanto ao livro, não sei. Não esperava nada receber uma resposta positiva da primeira editora à qual mandei o original,  agora que a possibilidade é real sou assaltado por dezenas de dúvidas de toda a ordem.Vamos ver.

A noite foi muito tranquila , os tripulantes não têm pedal absolutamente nenhum , ainda fiz uma excursão aos arredores do porto mas a noite acabou cedo. Mais ou menos na mesma altura em que acabou a cerveja a bordo.

Às 8 da manhã seguinte já estava à porta da capitania para dar a entrada do barco, e a saída , daí fomos a um supermercado abastecer. Sendo que ia ter uma viagem de uma semanita a seguir a esta fazia sentido fazer já parte das compras na Martinica , onde tudo é bem mais barato que em Tortola. Zarpamos da baía do Marin às 11 , ao meio dia já estávamos na costa oeste da Martinica , lançados a 9 nós sob o alíseo fresco , a passar em frente a Fort de France , onde aportei na minha primeira transatlântica de todas , a 16 de Janeiro de 1998. E espero nunca mais aportar na vida.

Foram dois dias de navegação em condições ideais,  força 5 na  alheta de estibordo ( belo pedaço de jargão náutico) e ontem pela manhã  entrei no porto de Virgin Gorda para dar a entrada do barco, duas horitas , e depois com os dois motores a fundo, wide open throttle a 11 nós para Hodges Creek, ilha de Tortola  e destino final deste barco.Está feito.

Aqui fica um vídeo do L450 a esticar as pernas à chegada à Martinica , 12 nós a todo o pano . Foi uma bela viagem.

Responder

