Início » Barcos » Para variar, atrasos

Para variar, atrasos

Chegámos a Les Sables já de noite , tinha reservado um quarto no airbnb por metade do preço do hotel mais barato , tal como o uber leva os taxistas à loucura o airbnb revolucionou o mercado do alojamento e está a dar ataques de nervos à hotelaria. Como sou um simples consumidor , adoro. Tinha dito aos anfitriões que éramos marinheiros que íamos buscar um barco mas esqueci-me de especificar que não éramos um casal , éramos dois gajos e não íamos partilhar uma cama . Consigo imaginar  circunstâncias em que dormiria  com um homem  , até consigo imaginar ter que dormir agarradinho a um ,  para não morrer de frio, mas havendo opções , dispenso  ,   lá tivemos que armar um colchão ao lado .

A casa era pertinho do porto , de um casal jovem , muito simpáticos , ela francesa ele australiano , com duas  miúdas  lindíssimas,  a mais velha com uns 3 anos e naturalmente bilingue . Eu não disse “deixem-me adivinhar , conheceram-se numa viagem…” mas eles contaram na mesma , como se conheceram , como viajaram juntos , como decidiram viver em França . Também há muitas vantagens nos hotéis , por exemplo os recepcionistas da noite raramente nos querem contar a sua vida e se se esticarem podemos sempre dizer “ok , obrigado e boa noite” e ir embora , coisa que a decência e as boas maneiras impedem de fazer a uma pessoa que nos acolhe , mesmo que a pagar , na sua casa.

Esta manhã um bocadinho antes das 9 estava no pontão a olhar  para o 450 número 438 ( há dois meses foi o 413 , 25 barcos em dois meses para se ter uma ideia do ritmo a que eles saem aqui) e a moral começou logo a descer. O barco estava simplesmente nojento e estava um técnico a trabalhar na canalização e electricidade de uma cabina extra à proa. Disse-me que estava pronto às 3 , eu espreitei lá para baixo e vi logo que não seriam as 3 de hoje mas não lhe disse nada. Fui ao painel eléctrico e as baterias indicavam todas 8,5 volts. A voltagem nominal é 12 volts , idealmente estão a 12,5 e em carga a 13,7 .Uma destas baterias que descarregue abaixo de 11,5 V nunca mais alcança a carga plena , estão estoiradas. Alguém se esqueceu de ligar um botão e agora têm todas que ser substituídas , não só são 8 baterias novas ( estimo uns €2000)  mais as horas a mudá-las , alguém vai ter as orelhas a arder.

Sendo Sábado , estando a cabine da proa a meio , o convés uma vergonha e as baterias mortas é fácil de ver que antes de terça não saio daqui. Entretanto vi  que um dos motores não pega , os guinchos eléctricos não trabalham e faltam meia dúzia de itens no inventário . Chateia-me fazerem-me vir para aqui hoje para me apresentarem   o barco assim , é igual ao último mas esse foi-me entregue pelo estaleiro , este é por um subcontratado , que claramente deixou cair a bola e vai-lhe custar.

Tento ver o lado positivo deste atraso mas está difícil , tirando ser  Sábado à noite e não ter que acordar cedo  amanhã , não vejo mais nada.