Início » Barcos » Uma semana

Uma semana

weth

Vai ser uma semana redonda   em Les Sables , partimos amanhã à tarde quando estamos prontos desde quinta feira , mas o vento não tem rodado do Oeste , ainda hoje temos aí 30 nós de vento e hão-de estar mares alterosos aqui a cem milhas ,  quando o fundo sobe  de três mil metros para uns 200 , levantam-se vagas que não são brincadeira nenhuma  . Como é normal as primeiras projecções para a duração da viagem já rebentaram , só com uma conjugação muito improvável de factores de sorte é que chegamos a Split em 18 dias . Vai haver escalas em Cascais , Gibraltar, Cagliari e uma ou outra que surja por necessidade imprevista.

Por aqui tem-se ocupado o tempo com pouco ou nada , as expedições nocturnas têm sido muito controladas , muito juizinho . Aqui há uns anos ia matando de rir um amigo que me trouxe cá quando lhe disse que Les Sables era a Capital Europeia da Chanfana , uma piadinha relativa ao género e escalão etário mais predominante na vida nocturna , continua a dar-me essa impressão.

Conhecemos uma tripulação portuguesa , já cá estão há mais tempo que nós e nem sequer podem entrar no barco porque não está pago. Tive que me rir , por dentro e com pena deles , que estão a trabalhar para gregos.  A sério , quem é que no seu perfeito juízo quer ter alguma coisa a ver com gregos ou confia neles nos tempos que correm? Sim sim , preconceito e estereótipo , mas aqui foi outra vez validado , compram um barco , embrulham o pagamento até à última , inventam desculpas , não cumprem o acordado e encravam a vida de terceiros no processo. Até nos barcos ….

Agora há internet municipal por toda a vila , e  5€ por três dias é muito acessível , é um conforto tê-la no barco em vez de andar pelos cafés e a gastar o mesmo ou mais em consumo para ligar lá ao wifi.

Ontem recebi a visita de uma amiga de La Rochelle , dantes morava cá e como houve eleições veio votar porque ainda está cá recenseada.  Não havendo sombras da FN nunca se dá ao trabalho de votar , desta vez teve que ser , e votou no Sarkozy porque o Hollande só não causa  alergia  aos militantes inflexíveis que votavam PS mesmo que o candidato fosse um macaco . A direita ganhou com estrondo, tal como na Madeira , mas sobre a Madeira já li que o “vencedor foi a abstenção”. Estou curioso para ver como se vai safar o governo da abstenção,  dá muito jeito , quando se é esmagado pelos eleitores , dizer que foi a abstenção que ganhou.

Comprei o Charlie Hebdo , é uma roubalheira 3€ por meia dúzia de folhas e não percebo parte das piadas por razões óbvias mas gostei de ler um ou dois artigos , especialmente um muito crítico da abstenção . Obviamente os Charlies estariam menos desgostosos com a abstenção se esta permitisse à sua esquerda ganhar , em vez de a esfrangalhar depois de contados os votos, mas o que é certo é que os radicais , dos dois extremos do espectro , nunca se abstêm , vale a pena pensar nisto ,   a meu ver até vale mais a pena votar numa ameba como o Hollande ou o Costa  do que deixar o caminho aberto a um alucinado tipo Tsipras ou Le Pen.  Felizmente  nós não temos ameaças reais dessa franja , mas eu nas próximas eleições vou votar na Joana Amaral Dias , exclusivamente por razões estéticas , tenho um fraco por ela desde que apareceu pela primeira vez “em público” já lá vão mais de dez anos . No passado fim de semana estava em Lisboa e estive mesmo para ir à Fábrica da Pólvora ver a apresentação do Agir , o enésimo movimento de unidade de esquerda que eu apoio  enquanto for ela a presidente e não tiver que ver nem ouvir mais nenhum dos outros membros ou ler o programa.

Amanhã largamos no começo da vazante , no estofo da maré , pelas 4 da tarde , para que ao por do Sol já estejamos ao largo , com tudo organizadinho e em ordem , a caminho de Cascais onde espero chegar no Domingo.

Anúncios

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s