Início » Livros » Leituras na Pausa

Leituras na Pausa

Uma pessoa passa dez dias sem computador e parece que foi uma eternidade , o que me safou foi um kindle que me ofereceram há uns anos e que dá para consultar os emails , os jornais e o facebook. O lado bom foi ter lido três livros nestes dez dias  , ou melhor , reli dois e acabei outro . O primeiro foi God’s Terrorists , sobre as raízes do Whahabismo e outras correntes fundamentalistas islâmicas que recomendaria muito a quem continua a achar que a culpa é dos Ocidentais , como o Noam Chomsky , que recentemente veio explicar as ligações do Estado Islâmico ao Ocidente. É a linha de pensamento que culpa a CIA pelo nascimento da Al Quaeda , deixando convenientemente de parte o facto de que foi a invasão soviética do Afeganistão que originou  a resistência muçulmana que os americanos apoiaram,  os maus são eles  , os russos e o comunismo não são para aqui chamados. Nesse livro fica demonstrado que já havia fundamentalismo militante e selvajem muito antes das interferências ocidentais pelo Médio Oriente , mas essa é uma mensagem que não passa muito bem.

O outro foi Dogs of God , é a história dos acontecimentos que culminaram no extraordinário ano de 1492 , a consolidação do poder dos Reis Católicos na Espanha , a queda de Granada , a expulsão dos judeus e a primeira viagem do Colombo. Também desmonta um pouco a tese dos muçulmanos coitadinhos que viviam aqui em luz e paz e tolerância e vieram os cristãos malvados e fanáticos e correram com eles , mas vale mesmo é pela exposição da origem  da Inquisição , nunca é demais lembrar a abjecção dos métodos e motivos desta instituição e a hipocrisia aberrante do clero e realeza que se serviu dela. De cada vez que leio alguma coisa sobre esta época  fico a pensar em como é possível um judeu  sefardita pensar , ao ser expropriado e expulso de Espanha em 1492, que faz parte do Povo Escolhido de Deus. Até 1492 já carregavam uma história tremenda de perseguições e sofrimentos , ainda tinham séculos de  discriminação e ódio até chegarem aos campos de extermínio dos nazis , e continuam a achar-se os escolhidos de Deus. Ultrapassa a minha capacidade de entendimento.

Quanto ao Colombo , bom , sempre achei que o Colombo não era digno de atar as botas a um Bartolomeu Dias , um Vasco da Gama ou um Francisco de Almeida , e quanto mais leio sobre ele mais reforço esta opinião, que já tinha elaborado assim aqui há anos , por ocasião de outras leituras  : O Colombo nunca me foi querido , um arrivista que aprendeu quase tudo o que sabia com os Portugueses e cujo maior mérito em 1492 foi ter aguentado os barcos ate’ lhe aparecer terra ‘a frente . Nao ‘e pouco , mas nao chega , a meu ver , para lhe dar o estatuto que tem ainda hoje. Um tipo que nunca soube onde estava , que lidou com os indigenas que encontrou como um selvagem , era iludido , mentiroso e manipulador ate’ ‘a quinta casa e ganancioso como poucos. Que se lixe o Colombo , fica aqui a minha passagem preferida do livro: “….mesmo como navegador da Gama ultrapassou Colombo. Atravessou seis mil milhas de Oceano aberto, a certo ponto navegando por 3 meses sem ver Terra (…).A viagem completa foi de longe mais longa e mais dificil que a de Colombo , e no fim da Gama encontrou precisamente o que tinha esperado encontrar , e no sitio esperado. Voltou a Portugal com ouro , pedras preciosas e especiarias enquanto Colombo voltou a Espanha com nada alem de umas bijuterias , uns cativos nus e a cabeca cheia de sonhos.”

O terceiro livro foi o último publicado , o quinto , da saga da Guerra dos Tronos , a quinta temporada na televisão vai estrear no mês que vem , está feita ao nível superior da HBO mas , claro está , nada se compara ao livro original. Aquilo deixa-me assoberbado , não tenho memória de ler ficção que me entusiasmasse e transportasse tanto. O homem tem uma particularidade que é matar personagens principais , às quais as pessoas se afeiçoam , e dar-lhes mortes macabras e de surpresa , aquilo deixa uma pessoa cheia de nervos , com a última dei comigo a praguejar alto e bom som , até o cão deu um salto e começou a ladrar.Há 5 livros publicados e dois em preparação , é um Mundo , espero que o homem não morra antes de acabar a história , e que não acabe tudo em devastação e mortandade generalizada.

Anúncios

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s