Início » politica » Da dignidade ou falta dela

Da dignidade ou falta dela

Não é sempre assim , mas já foi assim muitas vezes , noutras encruzilhadas da História : há hipóteses claras de uma crise se resolver pelo caminho menos mau quando há um idiota que abre a boca e estraga tudo. Não é só aí , quantas vezes na nossa vida temos um problema que parece que está em vias de se resolver e entra alguém que diz a coisa mais inconveniente que se possa imaginar , sem ter a noção , e lá se vai tudo para sul , como dizem os americanos .

O que se passou ontem e até à hora em que escrevo isto há-de dar um capítulo inteiro em Histórias da Europa que se vão escrever no futuro . Algumas delas não vão deixar de lembrar o papel do luxemburguês Jean Claude Juncker não só nas negociações mas em tudo o que conduziu até elas , pode falar-se de décadas . Se calhar algumas vão retratá-lo como o verme hipócrita que é.

Nem era a propósito da Grécia quando há 8 dias dias escrevi isto : lembro-me dele porque aqui há uns anos li uma entrevista em que dizia “todos nós sabemos o que tem que ser feito , mas todos nós queremos ganhar eleições, frase que condensa a política moderna e seus praticantes e explica sozinha o “estado a que isto chegou”.

É próprio de quem não tem a noção da gravidade da admissão pública de uma coisa dessas , de alguém que sendo da nobreza ungida e intocável da UE , não se lembrar de que uma frase pode deitar tudo abaixo. É por isso que os bons políticos costumam falar pouco e dizer menos frente às câmaras : para evitar dizer aquela frase que pode enterrar tudo , como esta :

A troika pecou contra a dignidade da Grécia , Portugal , e Irlanda”. 

Muitas pessoas podiam berrar isso a noite toda , muitas fazem-no há anos , por todo o lado. A maioria pode dizer isso , mas quem nunca o podia fazer , a menos que fosse numa entrevista na reforma avançada , a lançar o livro de memórias , era o Presidente da Comissão Europeia.

Admitindo que tenha pecado e que estivéssemos  todos de acordo sobre o significado de dignidade ,  coisas muitíssimo difíceis de estabelecer , a este traste não lhe ocorreu ventilar a sua confissão  de eurocrata ineficiente , sem influência real, conivente , cobarde e oportunista NOUTRA ALTURA que não a véspera daquela que é talvez a reunião mais importante na Europa em décadas? NÃO LHE OCORREU que os alemães não iam gostar nada de se ver AINDA MAIS diabolizados na véspera de terem que fazer o que lhes vai contra o instinto , emprestar mais dinheiro à Grécia? Não lhe ocorreu que minava assim o trabalho e credibilidade do organismo a que preside? Que a atitude do governo grego , mesmo sem ninguém a incitá-los de fora , arvorado em David que vai fazer o Golias alemão vergar-se , irrita profundamente os alemães ? Que num dia em que toda a gente devia poder salvar a face , ceder , fingir que deixava o passado para trás e seguir com um novo acordo , vir questionar publicamente e logo em tons dramáticos o programa da Troika enlameia todos à sua volta , a começar por ele?Não lhe ocorreu que algumas pessoas possam perguntar , pecou em que medida , quem em concreto , e como é que se vão redimir desse pecado ? Porque pecados contra a dignidade de povos requerem mais alguma coisinha que uma admissão pública desse problema , desculpem lá , a vida continua , amanhã estou às 8 no meu gabinete e vamos lá tratar da ordem do dia. Filho da puta.

Para mim não é indigno perder o emprego , esperar quatro horas nas urgências , passar mal para pagar contas , ver a pensão cortada ou a conta da luz a subir. Não é indigno encarar dificuldades , não é indigno ter que sair do seu país para trabalhar. Ou a dignidade para este indivíduo mede-se em rendimento ? Indigno é ter poder , usá-lo mal , admiti-lo e continuar a usá-lo . Mais que indigno é vergonhoso . Filho da Puta .

Anúncios

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s