Início » Uncategorized » Acabou a Crise

Acabou a Crise

Amanhã haverá acordo entre a Grécia e o resto da Europa. Não será uma vitória de nenhuma das visões opostas sobre a questão grega , será porque quando se chega à beira do precipício e se olha lá para baixo dá um aperto que não se sente enquanto dura a escorregadela .

O Syriza vai mostrar que não é louco , já disse que os gregos farão todos os esforços para ficar no Euro. Posto isto categoricamente , resta aos alemães mostrar que não querem matar os gregos à fome para fazer sabão com eles e acertar os tempos e percentagens , fazer as contas ao que há a investir ( ou enterrar , dirão os mais cínicos) agora contra o prejuízo geral a sofrer com uma eventual saída deles do euro e consequente colapso. Falhando o Syriza , espreita a extrema direita que já tem um pé na porta e enquanto o Syriza está , hoje , comprometido com o projecto europeu , um governo de extrema direita chegado ao poder numa espécie de golpe de estado , no meio da verdadeira miséria em que a Grécia cairia fora do Euro , para pôr ordem naquilo , entrava de mãos livres. Medo.

Chegou-se assim ao ponto em que há que segurar um partido radical que se declarou anti sistema , recheado de partidários da subversão , de retórica nacionalista , estatista e anti capitalista , e há que apoiá-los porque são a melhor aposta nesta altura . Isto é lindo para quem gosta de História e Política.

Ceder , negociar , voltar atrás , manipular , calcular , mudar de direcção , embrulhar coisas em nuvens retóricas , protelar , dissimular , disto é feito o trabalho diário dos fatos cinzentos que habitam a alta política e gerem isto . Os Políticos . Gostava que as pessoas que estão justificadamente saturadas , desconfiam dos políticos e olham para Podemos e Syriza pensando ver aí uma alternativa melhor percebessem que Política só há uma , e só chega a mandar quem é Político. Uns podem andar de fato e gravata e outros de rabo de cavalo e de mota , mas são todos políticos e todos merecem o mesmo grau de confiança. 

Acredito que a Grécia vai melhorar numas coisas , piorar em mais , vai continuar a ter austeridade e vai continuar a depender do crédito bonificado da UE . Grande parte do programa e discurso eleitoral é para esquecer , como é normal . Vejo a última proposta ( acho que hoje seguiu uma mais recente ) e lendo aquilo diria , eh pá emprestem-lhes lá o dinheiro , isto é uma proposta mais do que justa. Mas depois gente que já negoceia há muitos anos com os gregos diz : realmente é , e olhe que as seis ou sete propostas e compromissos apresentados por governos anteriores para levantar o cheque também eram muito aceitáveis , foi pena depois não fazerem aquilo a que se comprometeram. A questão é que o governo pode ter mudado mas os Gregos são os mesmos.

Amanhã vamos ouvir uma declaração com palavras escolhidas para deixar toda a gente e cabeça levantada , contente e entusiasmada , a Grécia entregou a sua folha de promessas e fez as suas concessões , tem o seu empréstimo para seis meses e esse tempo para governar e mostrar o que vale. Calculo que nestes seis meses se trabalhe furiosamente por essa Europa fora a fazer planos não só para a saída da Grécia do euro como para o fim da própria moeda. Pelo sim pelo não.

A menos que esteja muito enganado e não seja anunciado acordo amanhã , só  volto a falar disto  daqui por seis meses. Era bom que até lá as coisas ficassem clara e inequivocamente melhores na Grécia e que não se chegue a Julho a discutir extensões de resgates , dívidas de guerra e gravatas vs rabos de cavalo.

PS: “Catástrofe e emergência humanitária” é na Síria , no Curdistão e no Darfur , haja vergonha.

Anúncios

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s