Início » Economia » A Suíça Lava Mais Branco

A Suíça Lava Mais Branco

Já vi este trocadilho escrito há muitos anos , a origem da enorme riqueza da Suíça não é segredo nenhum : esconder e lavar dinheiro , aceitando-o de seja quem for sem perguntas sobre a sua origem e oferecendo a garantia de que ninguém o vê ou mexe sem autorização do depositante. Os mais ricos dos ricos , mesmo os mais sujos dos sujos , têm entrada na Suíça só por apresentar o seu cartão bancário , coisa linda.

A beleza dos Alpes . O ski , desporto que consegue ser ainda mais elitista e restrito que o golf. A excelência dos relógios e do chocolate . A alta cultura , a limpeza , a paz e a ordem . A democracia directa em que os cantões votam de braço no ar , que parece ser uma coisa boa mesmo quando votam medidas xenófobas ou sexistas.

Nunca gostei da Suíça , nunca admirei nada da Suíça , tirando os canivetes Victorinox que trago desde miúdo no bolso . Não tenho palato sofisticado para distinguir um chocolate suíço de um Regina e os relógios , bom , eu preciso de um que diga as horas e a que dia estamos , e a pressão atmosférica quando estou nou mar , e por aí me fico , o resto é exibicionismo e ostentação pura , coisas a que eu não sou muito dado especialmente por não ter meios para isso.

A Guarda Suíça do Papa lembra-nos uma das principais exportações históricas do país , os mercenários , actividade nobre e honrada em qualquer época e lugar.Não acho que a neutralidade seja uma coisa positiva por si só , especialmente se neutralidade significa continuar a lucrar com todos no meio de guerras gerais. Suíços famosos , não me ocorreu nenhum , fiz uma busca por “famous swiss people” , o único nome que eu conhecia ( critério fraco , está bem) era o Rousseau , que eu até pensava que era francês e é o filósofo que eu mais detesto na História .

Aqui há uns anos a Suíça ia-me fazendo vomitar quando apresentou um “desafio nacional” à Taça América , um país sem costa e com a tradição náutica correspondente pagou a duas dúzias de craques da vela , kiwis principalmente , para se tornarem suíços e assim venceu uma competição , antes honrada , na qual nem deveria ter podido participar se houvesse um mínimo de honestidade e integridade . Alinghi , chamava-se o desafio “suíço” , para quem quiser ir ver , que abriu o caminho para outras potências náuticas  de alta tradição e qualidade como o Quatar.

A Suíça é dos países mais aborrecidos e chatos do mundo, um amigo contou-me que uma vez os vizinhos de baixo lhe vieram bater à porta por causa do barulho às 10 da noite , ele estava a bater uns bifes na cozinha , anedotas como esta tem às dezenas quem já lá viveu ou vive. Os suíços quase conseguem ter menos sentido de humor que os alemães e aquela atitudezinha do “ficamos aqui nas nossas montanhas sem nos metermos em políticas nem participarmos em nada ,   podem vir cá ou para nos limpar as casas de banho ou para lavarmos e escondermos o vosso dinheiro , não me parece muito louvável , mas se formos a ver bem , o que interessa principalmente aos cidadãos de um país é um sistema que os deixe enriquecer em paz , e isto os suíços conseguiram .

Há um ano ou perto um bom amigo meu que é uma espécie de génio e celebridade ( não estou a ser irónico , é mesmo) tecia no FB loas à Suíça , esse país espectacular onde há educação musical nas escolas todas e outras maravilhas que nós cá , pobres que somos , não podemos ter. Escrevi lá que se é para ter isso à custa da lavagem de dinheiro não sei bem se queria , ninguém me passou cartucho .

Hoje anda tudo em armas porque finalmente isto foi revelado sob a forma de leaks. Nestes nossos tempos não há revelação a que as pessoas liguem se não tiver o sufixo “leaks” , se alguma alma descobre alguma coisa , mesmo alguma coisa de que toda a gente pelo menos já desconfiava , e fizer um dossier com ela chamado não sei quê leaks , os media pegam-lhe e ninguém os agarra , pelo menos até à próxima vaga de indignação sobre outra coisa qualquer . Então  a Europa parece que acordou agora para o facto de a Suíça ser um país que tem por esteio principal do seu modelo económico a lavagem e ocultação de dinheiro e a facilitação da fraude e evasão fiscal. Vejam bem até o governo Venezuelano , esse paradigma de poder popular , justiça social e esperança dos povos ( não é , ó  Sousa Santos?) achou que era bom , pelo sim pelo não , guardar lá uns milhõezitos , coisa pouca , para um dia de chuva enquanto não conseguiam liquidar o capitalismo.

Sempre me causou certa estranheza não ver mais esforços  no combate à evasão e fraude fiscal , até porque não é coisa que necessite por exemplo de  um porta aviões ou uma esquadrilha de aviões de caça , a construção de infraestruturas ou coisas assim , “basta” dar poderes alargados e empregar nisso mais umas dezenas de magistrados e investigadores , e o retorno seria  na casa dos biliões.

Para mim chegava como plataforma eleitoral : não fazemos mais nada a não ser trabalhar para que todas as pessoas paguem os impostos que devem por lei . Acredito que se todos os portugueses sem excepção pagassem todos os impostos sobre os seus rendimentos e propriedades estávamos em muito melhor estado , talvez até desse para os reduzir e para dizer aos usurários que nesta altura emprestam o guito que mantém isto em funcionamento : obrigadinho mas agora já nos desenrascamos , se precisarmos logo ligamos.

Agora que já há leaks e que se vai generalizando o conhecimento sobre a vergonha das actividades bancárias dos Suíços , numa altura em que os governos da Europa desesperam por dinheiro e os ricos são alvo fácil , era altura de abrir a caça às contas na Suíça ( e outros paraísos fiscais) para que quem lá tem o dinheiro tenha primeiro que explicar onde e como o arranjou e depois  pagar os respectivos impostos como pagam os que não têm mesmo outro remédio.

Desconfio que como de costume vai ser muito fumo e pouca chama  , se começar a apertar na Suíça o capital move-se para outro lado , tipo Ilhas Virgens , Caimão , Panamá , há sempre escapatória. E depois há pelo menos um país membro da UE , o Luxemburgo , cujo desenvolvimento e riqueza se baseiam nas mesmas actividades , nem tanto as contas secretas mas mais a evasão e fraude fiscal em larga escala , e que vão ser os primeiros a dizer ”vamos com calma …isto não pode ser bem assim e tal…” e vai conseguir deixar-se tudo em águas de bacalhau , oxalá me engane. Lembro-me agora que o actual presidente da Comissão é um Luxemburguês , JC Juncker , e lembro-me dele porque aqui há uns anos li uma entrevista em que ele dizia “todos nós sabemos o que tem que ser feito , mas todos nós queremos ganhar eleições” , frase que condensa a política moderna e seus praticantes e explica sozinha o “estado a que isto chegou”.

Diz-se que os Palestinianos nunca perdem a oportunidade de perder uma oportunidade , acho que a UE é um bocado assim , e quando têm aqui a oportunidade de moralizar um bocado esta rebaldaria fiscal e financeira , recuperar receitas e dar um vislumbrezinho de esperança ao Zé que não foge aos impostos nem esconde dinheiro não só porque não pode como não lhe resta nada que esconder… vai acabar tudo em pizza , como dizem os brasileiros.

PS : Ouvi que depois do fado e do canto alentejano há outra candidatura portuguesa a património imaterial da Humanidade : a arte chocalheira. A arte chocalheira é o ofício de fazer chocalhos e badalos para as vacas levarem ao pescoço. Parece que só há 12 artesãos a fazer isto , e por alguma razão que não consigo de maneira nenhuma perceber , acredita-se não só que os chocalhos artesanais fazem alguma falta ( se fizessem não estavam em extinção) mas que devem ser património da Humanidade. De falta de criatividade , e lata , ninguém nos pode acusar.

Anúncios

One thought on “A Suíça Lava Mais Branco

  1. Pingback: Da dignidade ou falta dela | Ave de Arribação

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s