Início » animais » Plano Quinquenal de Expansão Ovina segue a bom ritmo

Plano Quinquenal de Expansão Ovina segue a bom ritmo

As ovelhas finalmente pariram,  as duas que estavam mesmo a rebentar , no espaço de 24 horas . Vi a primeira tinha nascido há minutos , era só placenta e sangue , estava torcida com a cabeça quase ao pé do rabo e sem se mexer , tive medo que estivesse morta  , endireitei-a , a mãe começou a lambê-la e lá se mexeu , passados dez minutos pôs-se em pé e passada meia hora estava a mamar , é muito bonito .IMG_20130101_023531

Tenho um livro sobre ovelhas como hobby (comprado por engano) que é muito engraçado, só as páginas de preparação para o nascimento dos cordeiros e a lista de material necessário  e procedimentos são três , eu crio ovelhas já vai para 4 anos e sempre as deixei desenrascarem-se sozinhas , partindo do princípio que a ovelha sabe melhor  do que eu o que é que deve ser feito antes , durante e depois do parto. Desde que tenham comida que chegue , num sítio limpo e que possam abrigar as crias , elas safam-se bem sozinhas. A primeira que nasceu é uma fêmea , era o que esperava mais , e esta manhã quando lá voltei para ver se estava tudo bem tinham nascido outras duas ,um casalinho de gémeos , já estava tudo lambido , limpinho e a andar , esta ovelha é mais despachada que a outra . As fêmeas são para ficar , o macho daqui a quatro ou cinco meses vai ser vendido ou trocado por uma fêmea .O  plano  , com as pastagens que tenho agora , é ter oito fêmeas , faltam  três.

IMG_20130101_205918

E esse que está aí escondido é o pai  , um animal diabólico e perigosíssimo que já me marrou vezes sem conta , acho que se eu andasse armado a esta hora ele já tinha levado um tiro . O que o safa é que no tempo  que medeia entre levar uma marrada à traição que me manda ao chão e deixa a coxear dois dias e ir buscar uma arma lembro-me de que é só um carneiro a ser carneiro . Para o ano tenho que arranjar outro ,idealmente por troca directa , há quem deixe sempre o mesmo carneiro cobrir todas as gerações , eu tenho os meus preconceitos e não só não quero cá esses deboches e  poucas vergonhas como sei que variando o sangue saem animais mais fortes e saudáveis . 

IMG_20130101_025843

One thought on “Plano Quinquenal de Expansão Ovina segue a bom ritmo

Responder

