Início » Cerveja Artesanal » Passo a passo

Passo a passo

No Sábado passei a maior parte do dia a fazer cerveja , foi a primeira vez que fiz só com malte , lúpulo ,água e fermento . Já tinha feito dezenas de litros a partir de uns kits de concentrado que há , o método com que toda a gente se inicia no processo da cerveja caseira e onde se aprende o básico.

Com alguma meticulosidade a cerveja feita com os kits não tem por onde falhar , já ouvi dizer que há microcervejarias em Portugal que vendem cerveja feita a partir desses concentrados como “cerveja artesanal” , já um amigo me aconselhou a fazer o mesmo porque é muito mais fácil e mais certo , mas não pode ser , vender cerveja dessa é como vender tang laranja a dizer que é de laranjas espremidas . Não é que a cerveja seja má , longe disso , há muitas e excelentes variedades , mas fazer aquilo não é a mesma coisa , não é fazer cerveja a partir de grão como há séculos, com equipamentos modernos mas ainda assim seguindo um processo que é o mesmo , na sua base.

Tive que levar o equipamento todo para uma arrecadação de um amigo e arranjar lá o espaço que não tenho em casa , aluguei um sítio que é óptimo para o efeito mas só depois de o ter alugado é que vi que não tinha contador de electricidade nem o pé direito de 3 metros requerido para a fabricação comercial de cerveja. Sem os 3 metros aquilo não me serve para o futuro pelo que não compensava investir num contador novo para usar dois ou três meses. Serve para fazer cerveja com os tais kits porque uso gás para aquecer água , mas para fazer a partir de grão uso uma panela eléctrica.

Há uma casa no Porto que vende os ingredientes escolhidos , medidos e pesados para cada receita , comprei 4 receitas , a encomenda demorou 34 dias a chegar do Porto aqui , acho que chegava mais depressa à Nova Zelândia , está bem que a ilha fica longe mas tem que haver nisto alguma coisa mal feita , se o navio vem de 15 em 15 dias nada devia demorar mais do que …15 dias.

Como me acontece às vezes , não reparei num pormenor lá no site quando fazia a compra , a menos que eu especificasse o malte vinha inteiro , porque se conserva melhor. Sucede que um moinho de malte é uma das coisas que ainda me falta , uns vizinhos deixaram-me usar um moinho de cereais comum mas a incerteza começou logo aí , o grau da moagem não é aleatório , claro , e não sei se ficou como deve ser.

Tinha feito uma lista dos passos todos do processo , com as instruções da receita e com as pesquisas na bibliografia que tenho. Bom , para primeira vez foi muito instrutivo , uma coisa é escrever por exemplo “manter o mosto a 65.5º durante 90 minutos” e outra coisa é consegui-lo na prática quando é a primeira vez que mexemos numa panela eléctrica . Daqui por quinze dias engarrafo-a e num mesito já vou ver o que saiu , muito me surpreendia se estivesse bebível , não se pode esperar acertar uma coisa destas à primeira.

Uma coisa que me deu gosto , daquelas coisas simples , pequenas e estúpidas que me dão gosto , foi ver as ovelhas a comer o malte que fica no fim do processo da brassagem , elas adoram aquilo , tem um grande valor nutritivo e assim nada se desperdiça. Tenho uma espécie de abafador para o fermentador que é feito com lã das minhas ovelhas , que assim são complementares ao processo , hei-de inventar uma cerveja a que vou chamar Ovelha Negra e ainda hei-de arranjar maneira de envolver o cão.

Ainda tenho um caminho longo para percorrer antes de conseguir fazer boa cerveja de malte com regularidade e qualidade comercial , mas já começou há uns tempos e no Sábado foi mais um passo importante. Quando dou por mim a queixar-me de que sozinho tudo custa mais e é mais difícil lembro-me de que também sabe melhor quando conseguimos algo importante sozinhos. Não se trata de preferir ou trocar um estado por outro , trata-se só de conseguir apreciar o lado bom que existe em todas as situações . Em quase todas as situações.

Tem estado um tempo magnífico , tirando uns dias de vento mais forte que receio bem me tenha queimado os hibiscos que tinha acabado de plantar , ninguém diria que é Janeiro. Tenho Janeiro passado na memória como se fosse ontem , esteve sempre um tempo terrível que se prolongou por Fevereiro , este tem sido um começo de ano ameno mas até ao Verão ainda está para vir muita chuva e vento.

As Lajes :

10150581_1480396945568254_6748872982028788328_n

One thought on “Passo a passo

  1. Ainda hoje estava a ver o ultimo episódio de uma serie porreira que anda a dar – Shameless US – e um dos personagens principais, um alcoolico inveterado de nome Frank (das melhores personagens que vi na TV), estava a fazer a segunda leva da sua hiperforte cerveja artesanal de garagem e…no esforço de aumentar a produção, aumentou o gás e explodiu a casa! Vai com calma bro! rsrsrsr

    Gostar

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s