Início » politica » Avante , Grécia!

Avante , Grécia!

Tinha dito que ia deixar passar um mês redondo antes de voltar a falar de política mas hoje é um dia muito importante e não dá , não posso deixar de falar nas eleições da Grécia.

Todas as sondagens indicam que o Syriza vai vencer , eu espero bem que sim e com maioria absoluta , não estou a ser sarcástico , acho que está mais do que na hora de a extrema esquerda , ou a esquerda verdadeira , para os que não gostam de lhe chamar “extrema” , mostrar o que vale a governar .

Anos a fio ouvimo-los , anos a fio a tentarem-nos convencer de que como maioria eleitoral somos uns monos alienados , de que os problemas que temos são por não os ouvirmos e não votarmos neles , por desconfiarmos e resistirmos às propostas deles por preconceito contra um comunismo que já morreu , que esta esquerda jovem e moderna tem a chave para salvar a Europa.

Muito bem , vão finalmente ter a oportunidade que nunca tiveram na Europa para implementar o Socialismo do século XXI. Houve uma oportunidade concretizada na Venezuela mas os bandidos dos americanos fizeram as coisas de tal maneira que agora nem papel higiénico há nas lojas , a oposição é silenciada e morre mais gente assassinada do que no resto todo das Américas , mas já se sabe como são estas coisas , há que dar tempo ao tempo.

Já ouvimos muitas vezes dirigentes partidários , comentadores e intelectuais a afirmarem que está na altura de a Europa mudar de rumo , de acabar com a austeridade e de fazer  coisas de que toda a gente gosta , como reduzir o desemprego , aumentar os salários e reduzir as desigualdades . O que me mete medo é ver os milhões de pessoas que acreditam que estas coisas se fazem por decreto , e pior que isso , candidatos políticos que dizem que o farão.

Leio coisas como “é altura da Grécia se levantar e dizer à Europa que não somos escravos” , nunca achei que os gregos fossem escravos , escravos no nosso tempo só há em países de maioria e governo muçulmano , mas lá está , é uma questão de perspectiva. Ou senso comum.

O chefe do Syriza já retirou uma foto do Che Guevara que tinha no seu gabinete , muito simbólico e premonitório do contorcionismo que se seguirá a uma vitória eleitoral . Nós por cá não tirámos o Che Guevara da parede , metemos o socialismo na gaveta , mas se forem falar sobre isso a quem mandava cá na altura vão ouvir que “nessa altura as coisas eram diferentes” , comentário que se pode sempre fazer sobre qualquer acontecimento ou decisão tomada no passado. O próprio Passos Coelho pode dizer isso , e se calhar diz , quando lhe perguntam sobre as promessas eleitorais quebradas . Nessa altura as coisas eram diferentes. As circunstâncias mudam.

Se o Syriza fizer metade das coisas que promete e a Grécia não piorar em todos os indicadores económicos importantes prometo que nas eleições deste ano voto no Bloco de Esquerda ou no partido que na altura o Boaventura Sousa Santos recomendar , pode ser qualquer clone nacional do Syriza, já sei que não vamos ter um Podemos , cá não se pode , houve uma tentativa para criar mais uma alternativa para a unidade da esquerda mas não foram capazes de se entender , a unidade da esquerda é mais elusiva que os gambozinos , o pessoal combina , junta-se e prepara-se de saquinho na mão e tudo mas nunca se materializa nada . Para mim esta do Juntos Podemos não chegar à existência foi um rude golpe porque sou grande admirador da Joana Amaral Dias e vê-la de volta aos palcos da política ia ser uma alegria , mas a menos que haja mais um grupo de dissidentes de outro grupo ou movimento que se junte para unir a esquerda , mas de outra maneira qualquer , acho que não vai funcionar e temos mesmo só o Bloco . Há outra agremiação do género , chama-se Livre mas aquilo é só um gajo e nem sequer dos mais espertos que por aí anda , o projecto político , filtradas as banalidades e vacuidades , resume-se a encontrar emprego , mas emprego digno , tipo secretário de estado , para o seu criador .

Desejo  a melhor sorte aos Gregos , ninguém os pode censurar se ao verem o resultado de 30 anos de governo dos partidos ditos tradicionais decidirem embarcar numa experiência radical , vai ser muito pedagógico para toda a Europa. Sobretudo desejo que a memória não se evapore em seis meses se o Syriza ganhar , para podermos trocar notas sobre o que eles disseram e prometeram , o que fizeram e os resultados. Também posso deixar já aqui uma sugestão para a narrativa no caso de eles cumprirem mesmo as suas promessas e o seu programa e a Grécia voltar aos anos 60 : as propostas e políticas eram boas mas o Grande Capital Financeiro Internacional  bloqueou e sabotou a onda de desenvolvimento solidário que ia começar na Grécia e estender-se à Europa com a eleição do Syriza . Se querem ver , esperem.

Anúncios

3 thoughts on “Avante , Grécia!

  1. Podes crer, pode ser que os camaradas K7 se convençam de uma vez, ou então vão pra Grécia, mostrar comé que se faz, que não sei quantos anos de URSS e ver como eles estão agora parece que não chegou. Diz que na China também se está bem, era aproveitar a onda e desatar a emigrar.

    Liked by 1 person

    • Estou a arder de curiosidade , não desejo mal nenhum aos gregos mas acredito que o Tsipras ou renega 3/4 das promessas ou aquilo vem abaixo.Achei muito curioso terem-se aliado à direita nacionalista , começa bem….

      Gostar

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s