Início » Açores » Amigos , palhaços e músicos

Amigos , palhaços e músicos

Celebra-se hoje o Dia de Amigos , uma tradição açoriana  com décadas . Neste dia os amigos juntam-se para fazer o que os amigos costumam fazer quando se juntam : comer , beber , conversar e rir. Para a semana é o Dia de Amigas , a mesma coisa mas no feminino.É ocasião de estar com os amigos de sempre pelo que para mim é mais um dia como os outros , os meus amigos de sempre estão longe e nunca esperava que algum dos meus amigos ( esticando o significado do termo) de cá me convidasse para o jantar , é preciso bastante mais confiança , tempo , partilha , proximidade e à vontade para uma coisa dessas . 

Por falar em amigos e amigas a juntarem-se separadamente , hoje começa em Ponta Delgada uma coisa curiosa : um Festival Internacional de Palhaças . Não , não ouvi mal , não é um festival de palhaços em geral , é especificamente para palhaças. Fiquei a saber que há algo que distingue a vocação , treino , técnica e trabalho de um palhaço do de uma palhaça , não imagino  o que é mas tem que haver alguma coisa , senão estas almas não se davam ao trabalho de organizar um evento  só para palhaças , certamente para debater e mostrar a especificidade da palhaça em relação  ao palhaço . 

Já ouvi uma pessoa da organização a dizer coisas , lamento que a pessoa encarregada do jornalismo não se tenha lembrado de abrir com a pergunta : “ além do género , o que é que distingue um palhaço de uma palhaça?” . É que sinceramente , com os meus conhecimentos escassos das artes circenses , não me ocorre nada , absolutamente nada que distinga um palhaço de uma palhaça além do género , e para efeitos do objectivo , fazer as pessoas rir , parece-me que funcionam os dois exactamente da mesma maneira.

Em matéria de idiotia é do mais forte que tenho visto , aguardo que a associação que promove isto siga talvez com uma reunião  de médicas , de professoras , escritoras ou actrizes  , porque das melhores maneiras que há para gastar os subsídios que sustentam estas actividades culturais é encontrar e explorar divisões onde elas não existem , mesmo que se tenha que tocar o ridículo promovendo a distinção entre palhaços e palhaças.

Outra coisa curiosa de que me lembrei hoje foi do sistema informal de quotas que a Antena 1 Açores parece ter para a música açoriana. Desde que seja interpretada por açorianos , mesmo que seja atroz , uma cançoneta cabe sempre na emissão . Acabo de ouvir uma canção apresentada com o jingle  “Antena 1 Açores , sempre com a música açoriana” , era uma miúda a cantar uma versão mázinha do “Royals “ , acho que estes critérios para definir algo como “música açoriana” são um bocado vagos , ou melhor , nem são : sendo um músico açoriano , tudo o que toca e canta é música açoriana , assim é realmente mais fácil .

Um que é indubitavelmente músico , original e açoriano é o Zeca Medeiros . Sempre que o ouvi falar gostei , é um tipo muito criativo , é músico , escritor, actor , encenador , enfim , uma verdadeira figura da cultura regional. O problema é que não o posso ouvir cantar , a voz dele irrita-me  e infelizmente gramo com ele todos os dias na rádio . Gosto de vozes roucas , desde o Barry White ao Joe Cocker , mas este gajo abusa ,  quando canta parece que se esforça mesmo a sério por tornar a sua voz ainda mais cavernosa , não aguento. Há muita gente que naturalmente  adora   , eu já cheguei ao ponto de desligar o rádio quando  o começo a ouvir , mas se há música açoriana contemporânea é a dele  , não são os garotos a cantar versões de êxitos pop e a explorar sonoridades que já todos ouvimos exploradas há muitos anos. . No outro dia ouvi a banda de S. Miguel Connection referida como “super banda” e ri-me bastante , realmente em terra de cegos quem tem um olho é rei .

Responder

