Início » politica » Parabéns

Parabéns

Uma das figuras históricas mais simbólicas e admiráveis é Lucius Cincinnatus , um aristocrata romano que no século V a.c foi chamado a servir como ditador numa situação de guerra com tribos vizinhas e rivais. Em pouco tempo Cincinnatus derrotou os Aqueus e os Sabinos que ameaçavam Roma , mas logo depois entregou o poder absoluto que tinha recebido como ditador e voltou para os seus campos e a sua quinta.

Por duas vezes lhe foi conferido o poder máximo , por duas vezes o exerceu para o entregar imediatamente após ver a sua tarefa completa. É o modelo do Estadista virtuoso e competente que apenas usou o Poder em defesa do seu país sem nunca se apegar a ele e largou-o sem hesitar quando achou que era chegada a altura.

Podemos olhar para Mário Soares como um aristocrata , ou pelo menos um homem da elite , que num momento de crise profunda no seu país foi também chamado a liderar contra as ameaças , que no caso não eram Aqueus em 430 a.c , eram Comunistas em 1974. As vagas semelhanças com Cincinnatus acabam aí, porque para Soares o Poder e o seu exercício são a própria Vida , e ele nunca seria capaz de dizer “fiz o meu trabalho , servi o meu país , está feito , retiro-me”.

Faz hoje 90 anos e deram o seu nome a uma avenida. Reconhecimento a uma grande figura da nossa democracia , acho bem , especialmente porque é uma avenida na Amadora  a ligar a rotunda de Alfornelos à CRIL , não é propriamente uma artéria nobre da cidade ,   mas  tem que se chamar alguma coisa.

Vi e voltei a ver as declarações dele à porta da prisão de Évora , e se aqui há uns anos eu só pedia que alguém lhe explicasse com jeitinho que a partir de uma certa idade já não se comanda a articulação do pensamento com a linguagem como dantes pelo que era preciso ele calar-se , tomar a medicação sempre a tempo e arranjar um gato , agora já só peço que ele mantenha forças e vontade para continuar por mais uns anos , em todo o caso até às próximas eleições.

Já vai além do asco que se sente ao ouvi-lo dizer “diga a esse  juiz que eu mando dizer….”, já se esquece a raiva perante a prepotência habitual , a arrogância , a  hipocrisia sem fim e aquele sentido de direitos invioláveis da sua casta , porque o discurso desconchavado e as bojardas que manda sem se dar conta têm um valor cómico imenso , e precisamos de coisas que nos façam rir.

Fazem-se e discutem-se muitas sondagens e estudos de opinião mas uma  que eu gostava de ver feita era uma que avaliasse hoje a opinião dos Portugueses sobre o dr.Soares , antes da simpatia e homenagem geral que vai receber quando morrer. Provavelmente ele ia ter uma grande surpresa , deve achar que a dúzia de pessoas que bateu palmas na inauguração da placa na rotunda , as plateias selectas que o aplaudem e riem das suas tiradas básicas  e gastas ou as que assentem com a cabeça ao ler no DN  as suas análises enevoadas  representam o País. Não representam.

Parece-me que o país se lembra mais do tempo em que ele foi primeiro ministro e Presidente da República , da sua Fundação , do seu estilo , das suas viagens , dos seus amigos criminosos , desde o Craxi ao 44 (desculpem-me mas como eu vejo a coisa a presunção da inocência é  dever dos tribunais , não é dos indivíduos ,  e para mim o 44 é culpado até á medula ) , do abafar e desaparecer do caso Emaudio e de outros  pormenores “operacionais” que se conhecem como este , magnífico extrato de 40 segundinhos  em que o mesmo homem que ralha  contra “a tirania dos mercados” ,  a destruição feita pelos banqueiros e as suas relações com os políticos nos conta  como resolveu entre amigos a questão da “devolução” do BES aos Espírito Santo nas privatizações,  uma coisa linda de se ver .

Entretanto , parabéns , que conte mais dez e sobretudo não pare de dar entrevistas e fazer declarações à imprensa  .“Nunca me considerei nada de especial” , ouvi-o há pouco a dizer aos microfones da rádio .

Anúncios

One thought on “Parabéns

  1. Pra não ser acusado de usurpar direitos de autor, fica só aqui um pouquinho de copypaste “( só peço que ele mantenha forças e vontade para continuar por mais uns anos , em todo o caso até às próximas eleições.”), eheheheheheheeee. ai de ti se me acusas. Abraço

    Gostar

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s