Início » Uncategorized » Cante você

Cante você

Fiquei radiante por saber que finalmente o canto alentejano já é Património da Humanidade , o que quer dizer que já ninguém o pode danificar , sujar ou levar um pedaço para casa , é obrigatório preservá-lo em bom estado. Acho uma certa piada ao conceito de património imaterial da humanidade e gostava de saber ao certo o que é que isso implica além de figurar na lista da Unesco. Há subsídios? Pode-se processar alguém se cantar fora dos cânones? Vai haver selo de garantia para grupos de cantadores? Desde que o fado faz parte da lista , o que é que mudou? Ah , houve mais 46 jovens fadistas a despontar , o que visto por determinado ângulo deve  ser positivo.

A sério , acho que qualquer coisa , mesmo que pareça estúpida , que sirva para publicitar a nossa cultura e contribuir , ainda que pouco , para que venham cá mais estrangeiros gastar dinheiro ou que nós vamos lá fora ganhá-lo , é boa.

Fica-me só uma pergunta , eu não sou alentejano mas como a maior parte dos portugueses passei a vida toda a ouvir cantos alentejanos. Alguém  me explica a que propósito veio o cante ? Também há um dialecto alentejano ? Vamos passar a usar as grafias correspondentes a todas as pronúncias , regionalismos e sotaques? É que isso tem inúmeras possibilidades , pode-se lançar uma confusão maior do que a trazida pelo aborto ortográfico se passarmos a escrever tudo como se diz em determinada região , por exemplo , se em Lisboa se diz e escreve “ele estava a cantar canto alentejano” em S.Miguel já se devia escrever “ele estava cantánde cante alentejáne” . Pode ser uma nova causa a abraçar , uma nova luta , exigir o respeito pelos sotaques regionais e a sua transcrição exacta , para preservar autenticidade e diversidade.

Vá lá , não lhe chamaram Alentejo’s Chant , já não foi mau.

Anúncios

3 thoughts on “Cante você

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s