Início » Uncategorized » Imperfeições

Imperfeições

Diz-se que quanto mais cedo aceitarmos a imperfeição mais cedo as coisas se tornam perfeitas , descobri isso cedo , muito cedo, assim que comecei a tomar consciência das minhas próprias imperfeições. Para meu bem e meu mal , orientei-me pelo suficiente e procurei o bastante , passando muito tempo a pensar sobre esse conceito , o suficiente .

Das  personagens históricas que conheci desde miúdo um dos que me mais me impressionou e marcou  foi Diogenes de Sinope , também conhecido por “o cínico” , um gajo que vivia numa grande  ânfora de barro  tombada no chão no mercado  , andrajoso e a subsistir de esmolas , mas quem falava com ele via que ele tinha as respostas  e a segurança inabalável de quem sabe o que está a fazer. Alexandre Magno , ninguém  menos , ouviu falar da sabedoria do homem e quis ir vê-lo quando passou por Corinto . Encontrou Diogenes sentado no chão ao pé do seu abrigo , entretido a contemplar alguma coisa.

-Mestre Diogenes , a tua fama alcança longe , gostava de falar contigo. Podes pedir-me qualquer coisa que queiras.

-Quero que me saias da frente porque me estás a tapar o Sol.

Noutra versão do encontro , Alexandre encontra-o a olhar para uma pilha de ossos e pergunta-lhe o que está a fazer

-Estou à procura dos ossos do teu pai , mas não os consigo distinguir dos de um escravo.

Figuras do calibre de Diogenes encontravam-se , e talvez se encontrem ainda , pela Índia em grandes quantidades , e de certa maneira essa herança de ascetismo , despojamento e concentração total no Espírito estão presentes em todas as tradições religiosas e espirituais do Mundo ( mais uma razão pela qual eu me rio quando ouço falar em Povo Eleito , mas isso é outra conversa) .

Eu não dava para asceta nem aspiro a esse total desprendimento , mas a um certo desprendimento em qualquer caso , simplificação , contentamento com as imperfeições , a consciência de que tem que haver um equilíbrio entre as coisas boas e as coisas más na nossa vida , e se nos revoltamos constantemente contra as más em vez de as aceitarmos  temos uma vida desgraçada.Fui aceitando as coisas piores e mais difíceis como o preço a pagar pelas coisas extraordinárias e belas da minha vida , e ao fim dos anos estava em paz precisamente po causa dessa aceitação.

Vai para três anos e meio que havia uma excepção para isto , o meu cão Rofe , a perfeição na minha vida , lindo , fortíssimo , incansável , sempre ao meu lado , dedicado como só um cão que vive todo o dia com o dono pode ser . Um cão que tem a vida de cão perfeita , vive num sítio belíssimo com todo o espaço para correr e brincar , come bem , tem atenção , exercício e brincadeira todo o dia e até dorme na cama , sempre contente , sempre pronto , sempre a trazer-me um sorriso e a perceber as minhas disposições , o meu guarda e companheiro que nunca falha nem hesita .

Ontem de repente começou a ter convulsões e espasmos , durante mais de vinte minutos desesperei a pensar que me morria nos braços , revirava os olhos , espumava , tremia , uma coisa terrível de ver. Passados esses vinte minutos de angústia infernal acalmou , recuperou a respiração, começou a distender os músculos e passados minutos olhava-se para ele e nem se desconfiava do que tinha acontecido . Nem sabia que os cães podiam ter epilepsia , mas podem , e o meu tem.

No fundo isto é apenas o acertar das coisas , assim um nivelar com o resto dos aspectos da minha vida , posso ter algumas coisas boas durante algum tempo mas não posso ter nada perfeito . É assim.

2 thoughts on “Imperfeições

  1. Atenção que não percebo nada disso, mas os cães e principalmente os que têm muito espaço e muitas verduras, procuram (está-lhes na genética ) algumas plantas pra comerem pra fazer uma espécie de lavagem estomacal, pode ter sido o caso. Abraço Jorge.

    Gostar

    • São mesmo os sintomas todos , e ele já tinha tido um ataque destes uma das vezes que estive ausente , só que não foi bem explicado e ainda pior compreendido. Desses vómitos e lavagens de estômago sempre teve , assim de vez quando. Obrigado 🙂

      Gostar

Responder

