Início » Uncategorized » S.Miguel

S.Miguel

Amarrámos na doca de chegada da marina pelas 3 e meia da manhã , felizmente já estavam os bares fechados , bebemos as 3 últimas cervejas israelitas que havia bordo e descansámos até às 8 , os serviços da marina abriram mais cedo nesse dia porque havia uma longa fila de iates para abastecer , a ARC está na ilha . Característico dos navegadores da ARC , ninguém entra num porto à noite , e atrás de nós às voltas quando amanheceu tínhamos meia dúzia de veleiros à espera de vez .

Tratei dos papéis enquanto enchíamos os tanques e quando foi para mudar o barco para o sítio que me tinham dado na marina o motor de estibordo não pegava , e não o consegui fazer pegar . Não querendo encravar a vida a tanto barco em espera e ao pessoal da marina decidi sair só com um motor , especialmente porque o vento nos afastava do cais e até tenho um propulsor de proa , coisa incomum e para mim surpreendente num catamarã , mas muito apreciada em situações assim .

Tal como o facto de ter dois motores faz com que manobrar catamarãs seja bem mais simples do que monocascos , sempre que temos que o fazer só com um é um bocado um pesadelo , e visto de fora por quem não saiba que só há um motor a funcionar parece muito fraca prestação. Amarrou-se o barco sem danos , o objectivo do exercício , liguei aos representantes da Volvo que para minha grande satisfação apareceram 2 horas depois e puseram-se ao trabalho. O problema foi uma infiltração  nos comandos do motor na ponte , que causou um curto circuito que fez derreter um fusível no motor e assim acabou com a ignição. Já está reparado 

Fui avisar o mundo do facebook que estava em Ponta Delgada e recebo logo uma mensagem de um velho amigo , skipper inglês que estava no pontão logo abaixo do meu , a levar um Centurion 42 para a Holanda . Conhecemo-nos há mais de 10 anos , temo-nos encontrado pelas duas costas do Atlântico , e o que se seguiu foi um clássico . Esta profissão tem características interessantes , nomeadamente a raridade com que os seus membros se encontram e o entusiasmo e satisfação quando isso acontece. Adoramos encontrar os nossos camaradas porque só eles , a sério , só eles é que nos percebem , e somos todos surpreendentemente semelhantes em quase tudo. Seguem-se sessões longas com as tripulações juntas , a troca de histórias de guerra , perspectivas de trabalho , notícias de amigos comuns , quadrilhices da indústria , loucuras que nos aconteceram , sítios por onde andámos , donos bons e donos cretinos , discussão do sítio onde estamos e de como é que vamos sair daqui, muita galhofa e quantidades copiosas de álcool . Corre sempre bem , a mim em particular desta vez fez com caísse ao mar na marina , e não me vou alongar em pormenores porque não foi nada dignificante , mas parece que foi hilariante .

Além de curar uma ressaca hedionda , fazer as compras dos mantimentos todos para o resto da viagem e marcar com o técnico alemão que trabalha cá para me vir finalmente afinar o aparelho o dia seguinte foi consumido principalmente a preocupar-me com as condições meteorológicas no aeroporto da Flores e as possibilidades de cancelamentos dos voos.

Sei bem qual é o tópico que nesta altura interessa mais a muitos dos estimados leitores destas linhas , mas chegado aqui impõe-se discrição. Posso dizer que tenho sorrido bastante.Zarpamos amanhã , o vento é que não me ajuda , está Noroeste fresco , vai-me levar uns 3 dias a chegar às Flores à bolina cerrada , não é propriamente o cruzeiro ideal mas não posso esperar . Vou ter algumas dificuldades com o patrão se a coisa não correr muito bem , em termos de serviço não é muito aceitável fazer um desvio e uma escala por motivos puramente pessoais , mas agora os dados já estão rolados e logo lido com isso quando chegar a altura.

Se não aparecer aqui nada escrito nas próximas 3 semanas é porque a escala nas Flores foi mesmo a correr , só o tempo de deixar a passageira , afagar o cão , recolher o correio e estou lançado Atlântico fora.

 

2 thoughts on “S.Miguel

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s