Início » politica » A Marcha da Loucura

A Marcha da Loucura

Reli um dos meus livros favoritos , The March of Folly , de Barbara Tuchman ( 1912-1989) . Adoro este livro, que sob o tema ” De Troia ao Vietname” explora os processos que levam os políticos a enveredar por caminhos notoriamente  loucos , escolhas políticas e militares que foram declaradamente contra os interesses dos decisores.

Desde os Troianos que apesar de todas as óbvias contra indicações e avisos levaram o cavalo para dentro das muralhas , passando pelos 6 Papas da renascença que com as suas atitudes e políticas provocaram a Reforma , pelo governo Inglês do século XVIII que  perdeu a América por negligência , incompetência e vários outros factores e escolhas que não eram inevitáveis e terminando no envolvimento dos EUA no Vietname, à altura da publicação do livro o exemplo mais egrégio desta marcha inexorável da loucura que leva um país à guerra .

Os critérios que Tuchman apresentava para que se pudesse falar em loucura eram 4 – tinha que haver a prossecussão de uma política contrária aos interesses últimos do Estado na face de vozes discordantes , provas da contra producência da mesma política , a política tinha que ser o produto de decisão de um grupo em vez de um indivíduo e , finalmente , tinha que haver uma alternativa clara .

O que é extraordinário, ou talvez não , é que desde a publicação e aclamação deste livro (83) continuamos a assistir à contínua marcha da loucura na política mundial , a assistir a governos a tomarem decisões que vão contra os seus próprios interesses , desde o fiasco do Iraque às presentes políticas austeritárias da Europa , e certamente que todas as lições contadas neste livro ( e noutros escritos desde então) vão continuar a ser ignoradas periodicamente por governantes .  Além disso há outra questão importantíssima que faz surgir e move esta loucura :a Paixão.

Desde a paixão de Heitor por Helena de Tróia , e provavelmente antes disso , que as paixões          ( infatuations , no original ) determinam o comportamento de governantes e podem levar sociedades e países à catástrofe.  Isto não vai mudar ,  é mesmo assim.

E é engraçado comparar os passos desta marcha da loucura na política e no nível pessoal , onde tantas e tantas vezes a dissonância cognitiva faz com que a loucura se instale , com que avisos graves sejam postos de lado , com que consequências claríssimas sejam ignoradas  , com que alternativas claras e seguras sejam descartadas , com que o Impossível pareça Possível.

Vamos esperando sempre que as lições da última nos protejam para a próxima.

PS: Falei aqui há uns tempos do que é para mim o melhor livro de 2013 , “Why Nations Fail”, e lamentava que não houvesse edição portuguesa. Mais uma vez me enganei , há , “Porque falham as Nações” , não  há livro que recomende tão vivamente como este a quem quer perceber alguma coisinha do que se passa neste planeta e que acha que tem que haver uma explicação  racional para as diferenças económicas e políticas entre as nações.

Anúncios

4 thoughts on “A Marcha da Loucura

  1. A paixão leva-te a fazer e a dizer coisas que de outra forma não o farias, porque o ego, obcecado por controlo, não deixa. A paixão é uma libertação e pode ser um vício. Mesmo que não seja consumada. O que descobres sobre ti quando estás apaixonado vale cada segundo da vivência, por mais que te queiras livrar dela, da paixão. o problema não é a paixão, é o descontrolo que ela provoca, o vermo-nos sem controlo sobre nós, a nossa cabeça, o nosso corpo, as nossas ações. perder o controlo em nome da paixão é bom. não saber o que fazer é bom, apesar de dar um medinho.A paixão jamais deve ser confundida com patologias emocionais, ou de poder…, as que levam aos crimes. Bjos, muitos. (e desculpa se te irrito…)

    Gostar

    • Isa,manda-me o teu livro e o nib.A paixo ser tudo o q dizes,mas as consequencias sao ou beleza infinda ou devastacao infinda.da parte q me toca,q nao haja mais paixoes at isto acabar

      Gostar

  2. Pingback: A Marcha da Loucura | Ave de Arribação

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s