Início » Uncategorized » Eleições

Eleições

Amanhã há eleições , é sempre um dia especial. 
Votei muito poucas vezes , por não estar no país e não por desinteresse , comodismo ou o simples cinismo que nos leva a criticar um sistema tão cheio de falhas . Votei mais vezes em branco do que em candidatos ou partidos , sempre achei que voto em branco era maneira de expressar ao mesmo tempo o apoio ao processo e a desaprovação dos concorrentes . O dr Soares uma vez , ainda no pleno uso das suas faculdades mentais , disse que os votos brancos e a abstenção eram equivalentes , ou palavras semelhantes , e parece-me claro que não são . Podemo-nos abster por várias razões , desde a apatia pura à irrelevância de um simples voto ao ter coisas muito melhores para fazer ( ou piores mas que têm que ser feitas ) no Domingo , mas para ir lá votar em branco temos uma motivação e uma mensagem clara , parece-me a mim. 
 As eleições autárquicas são mais especiais porque a votos vão pessoas mais próximas dos eleitores e o seu trabalho é julgado mais de perto. Em Portugal ( e noutros países) é no poder local que se encontram os melhores cromos , lembro-me de um Valentim Loureiro , um Ferreira Torres , uma Fátima Felgueiras e outros chamados dinossauros , ou um Tino de Rãs , figura emblemática que aposto que é candidato a alguma coisa , há presidentes que trocam com os vice presidentes tipo o sistema que o Putin inventou para se eternizar no poder , há a teia de interesses que suporta e é suportada pelas autarquias em que infelizmente os cidadãos nem sempre são os fios mais fortes . Houve aquele episódio repugnante da troca de “presidente da câmara” por presidente de câmara” , institucionalizando a profissão . E há o folclore das campanhas eleitorais . Convencionou-se que se andarmos para a frente e para trás numa carrinha com altifalantes a berrar palavras de ordem , generalidades ( pelo crescimento! ) e apelos ao voto conseguimos convencer as pessoas a votar em nós. Que há quem resolva as suas eventuais dúvidas políticas mediante a exposição a cartazes e panfletos . Oferecer bonés , isqueiros e piqueniques demonstra que somos os mais qualificados para o cargo a que nos candidatamos , sorrir e cumprimentar toda a gente e beijar o proverbial bebé motiva os nossos apoiantes e desencoraja os adversários. 
Fazem-se arruadas , coisas execráveis cujo propósito não vai além de registar que o candidato existe , que se mexe e tem uma comitiva . No Reino Unido os candidatos arrastam-se por quarteirões e bairros inteiros , de porta a a porta , a maior parte das vezes sem a imprensa atrás , a falar individualmente com os eleitores. Acham que é melhor falar e ouvir com tempo dez pessoas nas suas casas do que acenar a duzentas descendo a rua no meio de bandeiras e gritaria . Por cá aceita-se que um índice de propostas genéricas passe bem como programa político e que o debate tenda para o mínimo denominador comum . 
 O concelho onde vivo tem cerca de 1500 habitantes , e a freguesia mais pequena de Portugal fica no concelho vizinho, pelo que as eleições autárquicas , de resto como a administração autárquica , são muito mais personalizadas. 
As últimas eleições decidiram-se por uma diferença de cerca de 100 votos e 80% dos eleitores compareceram. O presidente cessante atingiu o limite de mandatos , vai haver mudança. Conheci os dois candidatos bem antes da saber que eram políticos , a candidata a sucessora é continental , engenheira nos Serviços Agrícolas e além disso temos um amigo em comum , um colega de escola que eu já não via há 20 anos e veio cá este verão. O candidato da oposição já perdeu as duas últimas eleições , é veterinário e tratou-me o Rofe logo em pequenino. 
As plataformas eleitorais tal como vêm nos panfletos e nos sites equivalem-se quase ipsis verbis . Confiança no Futuro e Sempre pelas Pessoas são os slogans das campanhas , obviamente que os maiores gastos não foram nesse departamento . Vieram -me pedir o meu “apoio”  , não aos berros de uma carrinha mas pessoalmente , eu apreciei o gesto e disse que estava indeciso , o que era verdade na altura . Às vezes digo não sei se devia confiar numa continental para presidente e as pessoas riem-se muito ( por vezes após uma ligeira pausa) mas sei que é bom ter mais mulheres a gerir e mandar . Por outro lado , o outro candidato tem , parece-me , um compreensão  mais profunda disto e como filho da terra pode falar com outro tom . Depois ia significar mudança geral na câmara , um abanão e refrescar que também podia ser bom. 
Estou satisfeito por votar aqui a primeira vez , não vai ser em branco e é bom saber que numa eleição tão renhida o meu voto realmente conta. 
Vai ser um Domingo em cheio , vou dar um grande passeio com o cão depois de almoço , depois vou votar , a seguir  para um ou outro café ,  beber minis  a ver a cobertura televisiva das eleições e ao fim da tarde   ver o Braga – Sporting , o resultado do qual me interessa francamente mais do que o das eleições .

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s