Início » Uncategorized » Evoluções

Evoluções

Se não for para aprofundar , avaliar , aperfeiçoar e fazer evoluir os nossos conceitos e opiniões , reflectir não serve para nada. Como é uma actividade a que  dedico muitas horas , fico contente por ver que sempre vai havendo resultados ao longo dos anos . 
No mês passado estava  a meio do Atlântico , estava mar calmo e íamos a motor quando vimos uma boia velha à deriva , cheia de algas e outras bichezas , e lá por baixo um casal de Mahi Mahis , ou Dourados , como queiram.Demos a volta , lançámos uma linha  com uma amostra e certo e sabido , um deles mordeu o isco e comecei a puxá-lo. Os mahis são dos poucos peixes que vivem sempre em casais  , e quando um deles é apanhado o outro fica no mesmo sítio, indefinidamente à espera do regresso do companheiro. 
O peixe era grande , o anzol era pequeno e ferrugento e quando o estava mesmo a levantar para o convés o bicho deu um  salto majestoso , soltou-se e mergulhou. Apesar de adorar comer mahi fiquei com um sorriso parvo nos lábios e bem contente por o peixe ter escapado. 
Isto foi assim uma espécie de epifania sobre um assunto que me vinha  a ocupar desde que tenho animais , nomeadamente o meu cão e as ovelhas . Nunca levei muito a sério nem simpatizei com radicalismos pró animais , e não estou a fazer conta de me tornar activista nem vegetariano (ainda)  , mas não sou capaz de defender ou promover qualquer coisa que implique sofrimento nos bichos. Não é que alguma vez o tenha feito a sério mas tolerava coisas como as touradas ou os testes médicos em animais, e chego à conclusão que não , é-me moralmente impossível concordar com práticas que provoquem sofrimento nos animais . Ainda não sei bem o que é que isto implica , coisas como a PETA continuam a parecer-me um bocado exageradas e mal direccionadas , acho que o avanço da ciência médica merece bem uns ratos e macacos com cancros e a pecuária é parte integrante da Cultura Humana , mas tem que haver algures um equilíbrio entre as necessidades da nossa espécie e o respeito que as outras nos merecem , ou deviam merecer se pensamos em nós como seres superiores.Não acho que os animais tenham direitos morais equivalentes aos dos humanos como defendem alguns maluquinhos , mas acho que sem dúvida têm o direito a não sofrer , e se é possível ter tudo o que precisamos deles sem os fazer sofrer , causar-lhes esse sofrimento é coisa de bestas.

One thought on “Evoluções

  1. Tenho um amigo caçador profissional, alemão, com quem aprendi a respeitar (depois de muitas discussões acesas) os 20 minutos de silêncio após um, e apenas um tiro efectivo contra um animal de grande porte. É preciso ser-se muito bom, também na sabedoria do campo de aproveitar e distribuir tudo o que seja bom num animal de 500kg. Vinte minutos de silêncio no tempo e no espaço. Era assim que eu gostava de morrer. Com um tiro sincero e irremediável com a concedência de vinte minutos de distância e silêncio até uma coisa dar lugar a outra.

    Gostar

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s