Início » Agricultura » Disse "eucalipto"?

Disse "eucalipto"?

O Ministério da Agricultura está a ponderar incentivar a plantação de florestas em terrenos inúteis para outra culturas. Grande ideia. Conhecem perfeitamente o valor e importância de cultivar espécies como a amendoeira e o castanheiro , que são naturalmente adaptadas aos nossos solos e climas e têm grande potencial económico , a longo prazo. Melhor ainda . Pelos vistos há dinheiro para esses incentivos. Espectacular. Devido ao grande potencial económico e ao facto de haver muitas terras beneficiadas por obras de regadio que agora estão sub utilizadas , uma das espécies que pensam incentivar é o eucalipto. HÃ??Disse eucalipto? Só podem estar a gozar connosco , e apesar de ser carnaval nem tudo tem graça . Pensava que a questão do eucalipto  já estava resolvida  neste país há 20 anos. O eucalipto é uma espécie de crescimento rapidíssimo que , por isso mesmo , consome vastas quantidades de água e seca quilómetros à sua volta. Usa-se para fazer pasta de papel , negócio que tanto quanto sei corre de vento em popa à Soporcel mas não está na lista de empresas do Estado , daquelas nossas e boas que tanto rendimento trazem ao erário público. Se a Soporcel quer plantar áreas enormes de eucaliptos , força , compre-as e trate-as como entender. Que o Estado venha em 2013 incentivar a produção de uma espécie que só tem uma única utilidade , servir de matéria prima para uma indústria gigante e privada , ao mesmo tempo que destrói os solos , aumenta a probabilidade de incêndios e suga as reservas de água das redondezas , é de loucos. 
Não estou exactamente indignado nem a ponto de embarcar no trabalho exigente e gigantesco que é criar uma petição contra os eucaliptos , mas espero que as vozes autorizadas sobre estas coisas façam ver ao ministério a enormidade que é gastar recursos do Estado a incentivar o cultivo de  eucaliptos , apesar das vantagens ( que a Soporcel sem dúvida já fez saber no ministério) de ter mais uns milhares de hectares agora incultos cheios de árvores . Espero que sobre alguma sensatez no ministério e que percebam que mais vale ficarem quietinhos e deixarem as terras incultas , ou então venderem-nas e deixarem a decisão sobre a plantação aos donos.Resumindo , o eucalipto só aproveita à Soporcel. A Soporcel , se não quer importar pasta de papel , precisa de plantações de eucaliptos , e isto já constitui todo o incentivo necessário à sua plantação , sem ter que vir o governo imiscuir-se mais ainda no processo. 
 Para “governo mais liberal de sempre” , este é uma caricatura , e outro traço foi aplicado na semana passada com a criação de mais um , há sempre lugar para mais um , organismo estatal : A Secretaria de Estado da Alimentação e Investigação Agro Alimentar  . Como as últimas novas autoridades dedicadas aos aviões ou ao orçamento , este organismo  vai dar o seu estimável contributo num campo que já estava coberto por outras entidade estatais , e até algumas privadas.Nunca podemos estar suficientemente seguros se o governo não nos quiser regular a alimentação e promover a investigação que  ele próprio já  faz , ainda que pelos vistos não o saiba.   Tal como espero que a qualquer momento a Secretaria de Estado da Defesa nos apresente a Autoridade Naval de Defesa Nacional , aguardo agora que o Ministério da Agricultura prossiga o seu trabalho e crie a Autoridade Nacional da Vigilância Pecuária , organismo que venha pôr ordem na criação de gado em Portugal . As minhas ovelhas ainda têm muito espaço nas orelhas para brincos com códigos e as  instalações delas estão completamente desreguladas , tal como o seu regime alimentar . Agora as mais novas já engoliram um chip que permite , passando-lhe um scanner , ver a qualquer hora a sua ficha técnica. Eu podia fazer isso com o meu caderno , mas é muito mais fixe que o contribuinte pague para o pessoal dos serviços vir marcar digitalmente as minhas ovelhas . Ah , mas o teu caderno funciona para 9 ovelhas ,  e as explorações com 900? As explorações com 900 , sendo empresas profissionais e não sendo do Estado , têm todo o interesse em ser rentáveis e aplicar os métodos mais modernos , eficientes e seguros de controlo e produção. Se isso implicar tecnologia digital para acompanhar os bichos , fazem-no por si, como na Nova Zelândia . 
Caminhamos para um chip em cada animal , outro em cada árvore , e um novo Organismo Estatal para monitorizar e controlar as funções de todos estes seres . Quanto mais aprendo e mais velho fico mais me radicalizo contra esta gente.

One thought on “Disse "eucalipto"?

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s