Início » Uncategorized » Actualidades

Actualidades

Ouvi anteontem o Ministro Gaspar a explicar o último exame da troika. Claro que o que ele diz não nos interessa muito , ou quase nada , mas fico fascinado ao ouvi-lo dizer com toda a convicção :  “em 2013 isto vai ser assim e assado , subir  X%  ali e descer Z% acoli” .  Se tivermos a pachorra de ir procurar as declarações de há um ano podíamos ouvi-lo falar em termos semelhantes  para 2012 , e as previsões saíram todas furadas . Claro , as condicionantes externas e coisas assim.  Mais valia ficar caladinho e continuar a fazer a sua contabilidade deixando-se de futurologia , que não convence ninguém e só o envergonha a prazo.
Esta manhã uma luminária recém eleita para o Governo Regional dizia que estava a espera que o Governo caísse , coisa iminente , porque com outro governo ( presume-se que do seu partido) será mais fácil resolver “essas questões” , questões de simples resolução tipo o desemprego. Não só há pessoas em cargos de responsabilidade que acham que os problemas de Portugal se resolveriam com a queda do governo como trabalham activamente para esse fim  , esperando a sua vez para mostrar incapacidade e incompetência e serem remunerados por isso. 
Israel está outra vez em guerra aberta mas se virmos bem é o estado natural das coisas naquela parte do mundo , chamem-me insensível mas acho que estão bem uns para os outros.
O senhor que manda na agência estatal para as exportações diz que já se notam sinais de abrandamento nas economias europeias e as exportações portuguesas vão ressentir-se em breve. A sério? Quem diria que com a Europa em pré-colapso e excesso de dívida o consumo ia diminuir , essa é boa. A França , que nos apontavam  como exemplo quando o invertebrado Hollande subiu ao poder , exemplo de que “outra política é possível” já viu o rating AAA cortado e vai , como se  esperava  há mais de um ano , entrar em recessão em breve , e o senhor Hollande vai começar a falar em austeridade e na culpa dos antecessores pela crise , mas nenhum dos que o alcandorou a salvador da europa vai dizer “pois, afinal era uma tanga como as outras e este também não sabe onde é que há-de ir buscar o guito para manter o Estado Social ou lá o que é.” 
O caminho , daqui de onde eu o vejo , é só um : redução do consumo e da despesa. Claro que isto em agregado nunca é bom , porque o Ocidente tem um excesso de capacidade de produção incrível , e parando o pessoal de consumir , param as vendas , fecham as empresas e por aí fora. Mas vai ser assim. Tenho para mim que , mais uma vez em agregado , a Humanidade já atingiu há muito tempo o nível de produção e consumo de bens suficiente , até já o ultrapassou e bem. Isto que vamos agora continuar a viver é um ajustamento. Continuo a achar muito irónico que um sector da sociedade que passou anos a insurgir-se contra o consumismo vocifere contra a perca de capacidade de consumo , mas podem comprar pastilhas para a garganta e  mais umas máscaras de anónimos manifestantes porque vai ser assim , durante muito tempo. Aquelas pessoas que publicam  Paulos Coelhismos no facebook e falam sobre “as coisas simples da vida” deviam começar a preparar-se para efectivamente levar uma vida mais simples , porque se não for a bem infelizmente vai ser a mal .
No mundo real , apareceu-me uma oportunidade de vender as Vejas escaladas , ainda tinha mais de 12kgs delas , mas a humidade reinante tinha dado cabo do produto todo. Tinha-as guardado mal e o resultado de 200€ de investimento e horas e horas de trabalho perdeu-se. Destinei-as ao cão , ia deixá-las de molho e fazer uma caldeirada ( a veja escalada cozinha-se tal como o bacalhau) e tinha-as no carro. O meu cão come  tudo o que lhe aparece à frente a menos que eu diga que não , isto inclui as coisas mais nojentas e podres que se possam imaginar , tem um estômago de ferro e nenhum discernimento de paladar , outra coisa em que é um pouco como o dono. O saco das vejas estava atrás no carro , pensei que ele que não ia comer peixe seco e salgado mas comeu duas , depois vomitou metade de outra. A parte engraçada foi vê-lo beber litro e meio  de água ( sei ao certo porque medi) seguido , a parte menos engraçada foi o fedor que me ficou no carro, se já o peixe seco tem um aroma característico , depois de vomitado por um cão é uma coisa dramática. 
Essa oportunidade de venda de que falei é muito interessante , está-se a criar um movimento social , ahaha , mas não é para mudar o mundo nem fazer reclamações filosóficas e a abstractas , é para resolver um problema concreto desta ilha e uma necessidade das pessoas : um mercado regular de produtos locais. Voltarei a falar disso , porque acho a ideia muito boa e participo mas sei que as  dificuldades são gigantescas. 
Entretanto informo que um fardo de palha custa 3€ e alimenta 8 ovelhas durante 5 dias , que eu sei que estavam inquietos por saber.
PS: O autor deste blog   ( mãe , não vás ver que é um bocado pornográfico)  nomeou-me em termos muito elogiosos um dos seus blogs do ano de 2012. Toda a gente gosta de receber elogios e eu não sou diferente , pelo que agradeço muito o reconhecimento .

One thought on “Actualidades

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s