Início » Licor Beirão » Fantástico!

Fantástico!

Tenho que aplaudir a Notícias Magazine porque faz , ou pelo menos a mim parece-me que faz , um esforço para dar a conhecer as coisas boas e notáveis de Portugal e a edição de 29 de Janeiro é um bom exemplo disso. Publica uma entrevista inspiradora a um homem extraordinário , José Redondo , filho de um mais extraordinário ainda, com o mesmo nome .
Com a quarta classe , a trabalhar numa fábrica na Lousã desde os 12 anos , José Redondo pai foi despedido numa das épocas mais difíceis da História , a da Segunda Guerra Mundial.Com as economias (!) comprou a receita e a fabriqueta do licor ao genro do farmacêutico que o criara como xarope e pediu um empréstimo para promover a bebida.
Na Lousã , em 1940 , um homem com a 4a classe sabia perfeitamente o valor e a importância da publicidade e , mais importante , lançou-se ao trabalho sem medo. Inventou os cartazes nas estradas , e por causa deles teve mil problemas : “quando foi proibida a publicidade nas estradas , em 1961 , foi a tribunal 93 vezes.Só perdeu a primeira vez , porque levou um advogado que não soube defendê-lo e o juiz acabou por o condenar . A partir daí ia sozinho , todas as semanas , duas , três vezes, em várias comarcas do país.E ganhou-as todas”.
Republicano convicto , mandava foguetes no 5 de Outubro , apesar de ser proibido , dizendo que celebrava o seu aniversário de casamento , especialmente para chatear as velhas famílias monárquicas . Apesar de republicano e anti clerical , funda o CDS na Lousã , motivado , digo eu , pela necessidade de fazer alguma coisa de concreto pela situação real dentro dos seus princípios , sem grandes preocupações com contradições ideológicas.

O filho , que tem hoje 69 anos , só é menos impressionante que o pai porque já teve outra educação e já viveu num tempo moderno . Habituado a trabalhar e poupar desde garoto , fez do Licor Beirão e da empresa o que ela é hoje , 32 empregados que ganham em média 900 euros , produzem quatro milhões de garrafas , tem 18 milhões de euros de facturação por ano e exporta para todo o Mundo.Levanta-se às 5 da manhã para ler os jornais e pediu a reforma com 2 anos de atraso porque se esqueceu. Automatizou a parte possível da produção com capitais próprios e “serve-se dos bancos para lhe pagarem rendimentos”.
Além da família , da Lousã e do trabalho tem uma paixão por rugby e inventou as camisolas justas que não permitem os jogadores agarrar-se aos adversários nas placagens , que são usadas por todas as equipas hoje em dia. Dois dos 4 filhos trabalham com ele e alguns dos 10 netos pequenos andam pela fábrica e fazem “relatórios” para o avô , que lhes paga com referência a uma tabela negociada, entre um e cinco euros. Quando no futuro este miúdos tiverem sucesso vai haver quem diga que foi por terem nascido ricos e não por terem aprendido desde miúdos a estudar , trabalhar e poupar.
Enfim , vale a pena ler uma entrevista excelente com um homem excepcional para nos fazer pensar sobre Portugal e o que é possível fazer aqui. Se um rapaz de família humilde , com a 4a classe , a viver no interior atrasado de um país que vivia sob uma ditadura num continente em guerra consegue fazer o que fez José Carranca Redondo, qual é a nossa desculpa ?

A publicidade do Beirão , sendo pioneira em Portugal , sempre foi das melhores , desde o slogan “o Beirão de quem todos gostam” , dando o toque ao Salazar , até ao Porsche amarelo do Futre passando por contratar o Manuel João Vieira há uns anos , e esse gajo a mim faz-me rir só de olhar para ele . A última , a oferecer o Licor à Merkel e ao Sarkozy e a dizer “Portugal está a dar o seu melhor” mostra um pouco a filosofia deste homem . Acho que em Portugal toda a gente que sabe o que é licor conhece o Beirão , eu gosto mas só bebia um muito de vez em quando .
Nestes dias só bebo álcool numa ocasião , que é quando há jogos do Sporting , a mesma única ocasião em que saio de casa à noite , vejo televisão ou passo mais do que 5 minutos num café . Bebia uma meia dúzia de minis por jogo , agora bebo Licor Beirão , o Licor de Portugal.

2 thoughts on “Fantástico!

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s