Início » Uncategorized » Cercas & Ovelhas

Cercas & Ovelhas

Há uma diferença considerável entre uma cerca ou muro que pare uma ovelha nas suas deambulações e ruminações normais e uma que faça o mesmo a uma ovelha assustada.
Estava todo satisfeito com a meu último melhoramento agrícola , duas cercas com uns 300m2 cada uma , com estacas , duas fiadas de arame farpado e alguns muros e sebes pelo meio , que eram suposto conter o rebanho e permitir alternar entre uma e outra terra durante o inverno , para não haver lamaçal e a erva ir rebentando. Até fiz uma cancela e pintei-a de azul , estava como dizia muito satisfeito para receber o pessoal dos Serviços Agrícolas que vêm desparasitar e tirar amostras de sangue às ovelhas , uma vez por ano. Ora as ovelhas não estão habituadas a receber muita gente e são bichos de rotinas , o nível de tolerância em geral é um , e também têm alguma memória.A última vez que viram 3 indivíduos de fato macaco azul a caminhar para elas foi para serem picadas , metidos tubos pela boca abaixo e terem as orelhas furadas a alicate. Isto são coisas desagradáveis , e elas compreensivelmente revoltaram-se. E foi uma ovelhada , versão inversa da tourada em que o bicho foge em vez de carregar e os lidadores perseguem em vez de evitar, com direito a fintas e placagens e tudo.
Se não estivesse tão ralado com a operação toda tinha pegado na máquina fotográfica para documentar ovelhas a saltar muros de um metro e meio em sequência , prontas a serem contadas para adormecer, ou a enfiarem-se em fila ordenada e rapidíssima por buracos no arame farpado que iam alargando enquanto deixavam bocados de lã agarrados.Até o prender o cão foi ajudando a espalhar a confusão , e aquilo tudo demorou mais do que os homens estavam à espera e causou mais danos do que seria de esperar nas minhas cercas e nas minhas irrisórias credenciais de pastor . No fim montei outra vez a cerca eléctrica enquanto peço um novo projecto de cerca ao meu Departamento de Infraestruturas Agrárias . Não é que elas se apoquentem muito com os choques quando estão assustadas ou esganadas com fome , até porque a lã dá um certo isolamento e tolerância , mas , lá está , elas lembram-se bem que aquilo dá choque e só em desespero de causa é que se lembram de se aproximar.
Se alguma vez fizerem uma cerca para ovelhas a melhor coisa para verem se está boa ou não é porem lá as ovelhas e depois espantá-las , e depois logo se se vêm os pontos fracos.
Entretanto , com medo de não ter comida que chegue para o inverno , comprei 5 rolos de silagem para aí de 500kg cada um , num nítido exagero saído da ignorância , temo que grande parte apodreça até porque as ovelhas , nesta primeira semana não mostraram grande apetite pela nova dieta. Ao contrário do cão , que à variedade quase infinita de coisas que gosta de comer juntou a silagem do gado.

5 thoughts on “Cercas & Ovelhas

  1. os rolos vêm embrulhados , sim ,mas é uma camada fina , rompe-se facilmente e os meus tiveram uma viagem e manuseamento longo até chegarem onde estão, remendei a maior parte dos furos e aquilo está mais ou menos ,pode apodrecer parte porque entra sempre água , especialmente porque demora muito tempo a acabar cada um. Logo fico a saber…

    Gostar

  2. JorgeAndei nos plásticos uns anos e sei por experiência que na altura havia um "complexo" de duas camadas, uma negra e uma branca, que tornavam o filme completamente opaco (evitava fermentação e saída de humidade?). Não era barato, mas era usado para cobrir os silos semi enterrados e últimamente os grandes rolos que eram deixados nos próprios locais no campo. Possivelmente não existe nas Flores quem venda esse produto e aí…será apenas a solução local a tentar resolver! Um abraçoJoão GM

    Gostar

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s